Academias Em Praças Públicas Um Novo Point Da Cidade
Se a ideia é se exercitar e liberar endorfina a melhor forma de fazer é aproveitando um dia bonito em um local com área verde e céu aberto, em academias em praças públicas.
Da estação das flores para o verão é apenas um pulo e nessa transição de ciclos.
Associada aos dias ensolarados, com temperaturas mais amenas, as pessoas se sentem mais estimuladas para saírem de casa e fazerem atividades relacionadas à saúde do corpo.
Fazer exercícios é fundamental para manter uma boa condição física clinicamente e esteticamente falando, e a cada dia mais os brasileiros, assim como a alimentação, estão se preocupando com isso.
As praças são um excelente lugar para as crianças e animais brincarem ou montar um piquenique.
Além disso têm grande potencial para se tornarem o point da cidade para a prática de exercícios, alongamento e musculação.
Até mesmo os menos chegados estão separando um ou mais dias da sua semana para alguma atividade, pois é indiscutível sua vital importância para o bem-estar.
Isso mostra que estamos nos tornando cada vez mais a geração saúde.
Jovens buscam um corpo estrutural ainda mais nessa época do ano onde as roupas são mais curtas e/ou as viagens têm como destino a praia, cachoeiras e piscinas.
Os que são adeptos por alimentos saudáveis, orgânicos e/ou que adotaram uma vida vegana/vegetariana, vêem a academia como um complemento desse estilo de vida natural com foco na saúde.
Por sua vez, adultos após os 40 anos e a terceira idade passam a sentir de forma mais eminente necessidade de cuidar do corpo.
Por isso fazer exercícios para combater e/ou prevenir o estresse, o sedentarismo e doenças que surgem com o envelhecimento é necessário.
O site do jornal britânico Daily Mail publicou uma pesquisa feita por uma empresa americana de suplementos.
Esse pesquisa demonstrou que conforme problemas relacionados com a saúde aumentam nessa fase a preocupação em cuidar e reparar os danos cresce na mesma proporção.
Não importa a estação ou motivação, academias são uma ferramenta potente para promover saúde e bem-estar. Confira abaixo alguns benefícios.
Dicas E Vantagens Das Academias Em Praças Públicas
Não Tem Mensalidade, O Acesso É Livre E Sem Custo
Academias são uma excelente ferramenta para manter seu corpo ativo, mas tem custo.
Algumas com preços mais populares e outras com valores mais expressivos, mas sempre é necessário separar um dinheiro mensalmente para frequentá-las.
Quando essas academias em praças públicas são instaladas alcançam todos os públicos sem que eles se preocupem em colocar a mão no bolso, pois são de graça.
Os equipamentos são eficientes, com diversas modalidades e possuem um manual de orientações. Além disso, muitas empresas e prefeituras investem em instrutores.
Integração Social
Quem sai de casa para cuidar do corpo e da saúde pode ter companhia de quem deseja fazer um passeio.
As academias em praças públicas se localizam próximas de parquinhos, quadras, ciclovias, bancos, árvores e demais áreas verdes.
Assim dá para tirar as crianças um pouco da frente da televisão e do computador, permitindo que elas explorem novos cenários e corram soltas.
Enquanto isso os outros membros da família e amigos podem se envolver em alguma outra atividade.
Com isso as pessoas se sentem atraídas com as diferentes possibilidades, afinal irem para o mesmo local não significa fazerem as mesmas coisas e o programa agrada a todos.
Essa reunião das pessoas dos arredores promove a integração da comunidade.
A terceira Idade Ganha Força E Movimento
Com a vantagem de uma área verde em local aberto, a academia montada na praça só trás benefícios aos idosos, como, por exemplo, melhoria nas limitações da idade.
Os aparelhos instalados são grandes aliados para ativar as articulações e a força muscular.
Também deixam os idosos com o corpo mais resistente, o que ameniza o impacto de uma queda, evita dores na coluna, ombros e juntas.
Além de o corpo ficar mais flexível, outros benefícios são apontados por fisioterapeutas como agir na inflamação e/ou ajudar no tratamento de quem sofre de tendinite e bursite.
Sem contar que enquanto os idosos se exercitam, eles produzem vitamina D ao pegarem um solzinho de manhã, se socializam, jogam conversa fora e fazem amizades.
Motivação Em Grupos Com Objetivos Em Comuns
Os aparelhos são indicados para maiores de 12 anos, e geralmente simulam vários movimentos.
Movimentos de barco a remo, esqui e surf, cavalgada, caminhada, alguns são para sentar e levantar, subir e descer por uma rampa, etc.
Esses equipamentos às vezes parecem uma brincadeira embora sejam exercícios eficazes se tornando muito divertido fazer em grupo.
Com pessoas circulando entre um aparelho e outro fica fácil se conectar com outras com os mesmos interesses que você tem para alcançar objetivos em comum.
Assim a famosa troca de figurinhas acontece, agregando conhecimentos de um para o outro e gerando motivação para manter o ritmo.
Academias Em Praças Públicas Com Atividades E Exercícios Alternativos
Ao promover eventos e gincanas no local, as famílias tem a oportunidade de vivenciar momentos descontraídos em meio às risadas dos pequenos.
Também é possível expandir as experiências saindo um pouco das práticas convencionais e participar das alternativas, como:
a) O crossfit que está em alta e pode ser adaptado nas praças. Consiste em um treinamento que mescla exercícios de peso olímpico (LPO).
Inclui também ginástica olímpica, levantamento de peso e atividades como corridas, ciclismo e remo, ativas no condicionamento metabólico.
b) A Yoga que é uma prática feita em grupo com exercícios combinados à meditação traz uma experiência muito agradável e relaxamento.
Essa prática tem a habilidade de manter o indivíduo equilibrado, aumentando a consciência corporal.
Melhora a noção de percepção dos movimentos articulares nos espaços e uma compreensão ampla do corpo como uma unidade.
Nessa prática é trabalhada a concentração no momento presente e o foco, uma perfeita união do corpo, mente e espírito.
Cessando o fluxo de pensamentos, respirando com profundidade e de forma correta, o sangue circula melhor e o cérebro oxigena. Também é indicado para quem tem problemas de coluna.
c) Jogar bola: O futebol que é o queridinho do país é um ótimo exemplo, melhora a concentração, coordenação, agilidade, flexibilidade e a movimentação das articulações.
Pernas, panturrilhas, glúteos, costas e abdome ganham massa muscular e força, estimula a circulação do sangue no corpo.
Reduz as chances de ter diabetes e pressão alta, fora a queima de gorduras que é garantida obtendo diminuição das medidas.
Como dá para perceber uma academia ao ar livre só trás benefícios. Seus visitantes podem usufruir dos espaços da praça para o lazer, se enturmar, descansar.
As academias em praças públicas contribuem para a integração social, o bom condicionamento físico e para manter hábitos mais saudáveis.
Seja qual for o intuito, a faixa etária ou as atividades que cada pessoa complementa na sua rotina, se colocar em movimento e frequentar esses locais são atitudes sempre bem-vindas ao longo de toda a vida.
Artigo escrito por Rodrigo Viana.
Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.