O Estresse No Ambiente De Trabalho
O estresse é cada vez mais frequente em quem tem que administrar a vida profissional e familiar.
Ele está presente o tempo todo em várias situações do dia a dia.
O início do estresse está na ansiedade gerada por essas situações do cotidiano.
Neste mundo de economia globalizada e competitiva a busca por resultados e metas a serem atingidas são incessantes.
E quando o seu estado emocional não está bem, os sentimentos negativos afloram com muita mais força.
Quando não se está feliz no seu ambiente de trabalho, o simples fato de acordar cedo para ir trabalhar passa a ser um tormento, algo angustiante.
Há muitos relatos de pessoas que passaram por situações de chegar em casa e se trancar no quarto e chorar, não conseguir se alimentar direito, não conseguir dormir, nem se desligar do trabalho, sentimentos de tristeza, solidão, cansaço, agressividade principalmente com seus familiares.
Mas porque isso acontece? Atualmente os empregados estão trabalhando muito mais do que à trinta anos atrás.
As empresas reduziram seus quadros de funcionários onde antes haviam dois ou três trabalhadores hoje existe apenas um, e a pressão por resultados só tem aumentado.
O efeito de tudo isso é óbvio o cansaço não apenas físico mais também mental. O estresse é algo que nossos avós não conheceram, mas hoje em dia qualquer pessoa sabe que se não encontrar uma válvula de escape vai acabar explodindo.
É preciso ficar atento e reconhecer os primeiros sinais para evitar que o estresse chegue a níveis incapacitantes.
São três estágios mundialmente conhecidos e aceitos pela Organização Mundial de Saúde – OMS.
1) Nível de alerta – Quando a produtividade começa a cair, você já não sente interesse por mais nada. Há um desgaste ao acordar pela manhã;
2) Nível de resistência – A irritabilidade aumenta bastante, começam a surgir os tremores de extremidades nas mãos, e também a sudorese;
3) Nível de exaustão – Quaisquer que sejam as providências, elas devem ser tomadas antes de chegar neste estágio. Nesse nível começam a aparecer as enfermidades. Você fica sujeito a quaisquer tipos de doenças, principalmente as cardiovasculares. Fica suscetível a infecções, tonturas, não consegue dormir, têm insônias, mãos frias, formigamentos.
Como enfrentar o estresse no trabalho?
Felizmente alguns bons empresários não demoraram a perceber os efeitos negativos que esse tipo de situação podia causar em seus funcionários.
E vale lembrar aqui que o maior patrimônio de qualquer empresa não seus ativos financeiros, produtos e serviços ou os seus clientes.
O maior patrimônio são os seus funcionários. Isso não significa que eles pertençam à empresa. Mas são eles que fazem a empresa caminhar, crescer e prosperar.
Afinal de contas gente se relaciona com gente e o funcionário é a primeira imagem da empresa. E esse trabalhador quando bem motivado e feliz ele se sente preparado e pode representar um aumento de produtividade de até 45% no trabalho de acordo com pesquisas.
Todo mundo quer trabalhar em lugar legal, harmonioso e também ser bem remunerado. Um salário decente faz toda a diferença no mês.
Para produzir mais e cada vez melhor o funcionário precisa de duas coisas: mais energia física e mais equilíbrio mental. E para que isso aconteça é preciso melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Alguns cuidados simples podem melhorar bastante a saúde no trabalho e também fora dele:
a) A primeira coisa fundamental é ter prazer no que faz;
b) Planejar melhor o dia a dia, o tempo e as metas de trabalho;
c) Todo mundo já sabe e é universal atividade física é fundamental para saúde física e mental;
d) Uma boa alimentação adequada e fracionada;
e) Atividades de divertimento e lazer;
f) Tenha um tempo para relaxar e também para meditar. A nossa cultura ocidental não deixa a gente parar de pensar. Tem que haver um momento para desacelerar, meditar, tirar os pensamentos da cabeça. Essa fadiga mental é propulsora do estresse, ou seja, você fica o tempo todo ligado;
Ao sentir que não está bem que já não consegue fazer as coisas como antes, já não tem a mesma disposição para atividades do trabalho, de casa ou do lazer, então é hora de procurar ajuda.
O médico psiquiatra ou o psicólogo são os profissionais da saúde indicados para lhe ajudar.
A saúde psicológica é tão importante e imprescindível para o trabalhador quanto à saúde física.
O equilíbrio físico e emocional do empregado faz toda a diferença na vida. Na vida dele e na vida da empresa também.
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