Os Benefícios Da Ginástica Laboral
A ginástica laboral tem como objetivo proporcionar aos funcionários de uma empresa conhecimentos e a prática de técnicas de prevenção ou amenização de problemas e doenças crônicas degenerativas.
E todos esses problemas causados na maioria das vezes pela repetição de movimentos ou posturas inadequadas no exercício das suas atividades profissionais.
Na rotina diária de qualquer profissional, com muito trabalho, o dia acaba passando muito rápido.
Na maioria das vezes, até mesmo sem perceber, esses trabalhadores, acabam fazendo movimentos repetitivos que são os causadores de muitas dores no corpo e que tanto incomodam.
Todos nós já conhecemos a importância das atividades físicas visando mais saúde e qualidade de vida.
E a Ginástica Laboral representa uma maneira prática de fazer essas atividades físicas, só que integradas no ambiente de trabalho, proporcionando o bem-estar do trabalhador.
Como a atividade é feita no ambiente de trabalho, não é preciso nem trocar de roupa. A ideia é não deixar o trabalhador cansado, o objetivo é relaxar.
É importante ressaltar que ter uma atividade física que combata o sedentarismo, ajude a melhorar a postura e aliviar as tensões musculares, reduzir o estresse, necessariamente vai contribuir para a melhoria da saúde de um modo geral.
Quem Deve Praticar A Ginástica Laboral E Com Que Frequência?
Quem trabalha com atividades que exigem esforço físico ou mental e com movimentos repetitivos deve fazer a ginástica laboral nem que seja sentado.
Pode-se exercitar na cadeira mesmo no seu ambiente de trabalho, e fazer movimentos com o braço à frente do corpo, levando o braço para trás. Alongar a região do pescoço, fazer o giro da cervical.
Todos os exercícios da ginástica laboral podem e devem ser aplicados diariamente ou em partes da semana. Apenas 15 minutos diários já são suficientes para que a finalidade seja alcançada.
Confira no vídeo abaixo dicas da ginástica laboral com alguns exercícios de relaxamento:
Do ponto de vista de mais saúde e qualidade de vida no trabalho é muito importante que os empresários ofereçam essa oportunidade aos seus funcionários.
É para isso é preciso contar com a orientação dos profissionais de educação física, especializados em ergonomia e saúde do trabalhador.
Como resultado a Ginástica Laboral favorecerá a um bom desempenho e o crescimento do profissional no trabalho, e também mais produtividade.
Mesmo para quem não faz a ginástica laboral com frequência, a dica é que tenha um pouco mais de boa vontade.
Afinal cuidando do próprio corpo no trabalho é possível evitar problemas mais sérios de saúde, tais como a tendinite, a bursite e a hérnia de disco pela má postura, entre outros.
As empresas bem como os funcionários, todos só têm a ganhar com os benefícios da Ginástica Laboral.
Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.
4 Comentários