Quando A Reconstrução Capilar Se Torna Necessária?
Conheça a reconstrução capilar e a reconstrução cirúrgica, entendendo as particularidades e indicações de cada tratamento.
A reconstrução capilar é um tratamento para cabelos danificados que pode contribuir na estética, mas também na saúde dos fios.
Entender quando a reconstrução capilar é necessária e como ela entrega resultados mais satisfatórios é fundamental nos cuidados com o cabelo.
O Que É A Reconstrução Capilar?
A reconstrução capilar é uma das etapas do cronograma capilar, mas pode ser realizada sem as demais fases, que consistem em hidratação e nutrição.
Essa etapa é destinada às pessoas com fios muito danificados, como em decorrência de intemperismo capilar, como procedimentos químicos seguidos, poluição, vento, água salgada e outras ocorrências externas.
Nesses casos, os fios muito danificados apresentam perda de massa capilar, sendo que o principal objetivo da reconstrução capilar é justamente repor a massa da haste.
Um dos principais tratamentos de reconstrução é a cauterização capilar.
Trata-se de uma técnica de plástica capilar para promover brilho, elasticidade e maciez aos fios, melhorando o aspecto danificado e também reduzindo a quebra decorrente do ressecamento e fraqueza.
Um estudo sobre a cauterização capilar revelou que o tratamento pode aumentar em até 49% o diâmetro do fio previamente danificado.
Quando o fio está muito danificado o mais indicado é que a reconstrução capilar seja feita antes das demais etapas.
Pois, o fio muito enfraquecido não consegue reter a água e nutrientes das outras fases do cronograma.
Apesar desse ganho de massa capilar com a reconstrução, é importante compreender que nenhum produto tópico fornece as vitaminas necessárias à saúde capilar.
Isso ocorre apenas por meio da alimentação ou suplementação de nutrientes.
Dessa forma, além dos tratamentos capilares, é importante investir em uma alimentação balanceada e adequada para promover mais saúde aos fios.
Além da cauterização, realizada por profissionais, existem opções de tratamentos caseiros para hidratação.
Usando cremes restauradores com ativos diversos, incluindo óleo de coco, murumuru e gardênia, por exemplo.
Reconstrução Capilar Cirúrgica: O Que É?
O tratamento não deve ser confundido com a reconstrução capilar cirúrgica, também chamada de transplante capilar.
O transplante capilar é uma técnica indicada para casos de alopecia androgenética, tipo comum de queda de cabelo que acomete majoritariamente os homens.
A alopecia androgenética ocorre devido às tendências hereditárias, manifestando-se, em geral, após os 40 anos, mas com algumas ocorrências ainda na juventude, a partir dos 20 anos.
O primeiro sinal inclui a formação de entrada na região das têmporas com afinamento capilar crônico e progressivo, chamado de miniaturização.
Com o tempo, o hormônio dihidrotestosterona (DHT), metabolizado a partir da testosterona, vai comprometendo a integridade dos folículos pilosos, até que haja a atrofia definitiva e o folículo deixe de produzir novos fios.
Uma especificidade da alopecia androgenética é que a queda de cabelo se concentra na região superior da cabeça, formando a conhecida “coroa”.
Quando os sintomas ainda estão em fase inicial, tratamentos medicamentosos e outras terapias apresentam resultados satisfatórios.
Entretanto, em casos mais avançados de calvície, a reconstrução capilar cirúrgica pode ser a única opção para que o paciente volte a ter a estética desejada.
Técnicas Cirúrgicas Do Transplante Capilar
O transplante capilar pode ser executado a partir de diferentes técnicas cirúrgicas, de acordo com as demandas do caso, como:
- FUE – extração de unidade folicular: consiste na remoção individual de cada unidade folicular da região doadora, em geral, na parte de trás do couro cabeludo. É uma opção mais indicada para níveis leves e médios de calvície;
- FUT – transplante de unidade folicular: consiste na extração de uma faixa de folículos pilosos do couro cabeludo com o objetivo de separar posteriormente em retalhos menores. É indicado para casos mais avançados e severos de calvície.
A alopecia androgenética também pode acometer mulheres, entretanto, no caso delas a manifestação costuma ser difusa, o que inviabiliza o transplante capilar.
Assim, em mulheres, o transplante tem indicações bem mais restritas.
Reconstrução Capilar X Cirúrgica: Qual A Diferença?
Portanto, a reconstrução capilar mais conhecida é uma técnica que visa devolver volume aos fios, indicada como um tratamento temporário para cabelos danificados,
Mas que não apresenta resultados em casos de alopecia androgenética.
Já a reconstrução capilar cirúrgica, também chamada de transplante capilar, é uma técnica indicada para esses casos de queda de cabelo.
Assim contribuindo na estética, e também na satisfação pessoal dos pacientes.
A avaliação da calvície masculina deve ser realizada por um médico especialista, garantindo correto diagnóstico da condição e também avaliação do grau, o que determina diretamente o tratamento mais apropriado ao caso.
Artigo escrito por Iara Schiavi.