Como Sair Do Sedentarismo De Forma Segura

Quer saber como sair do sedentarismo?

O sedentarismo é uma condição que abrange milhões de pessoas ao redor do mundo, caracterizado por um estilo de vida na qual a pessoa não faz a prática regular de exercícios físicos.

Faz com que a capacidade do corpo de controlar o açúcar do sangue seja prejudicada, além de prejudicar o controle da pressão arterial e quebra de gordura, aumentando consideravelmente o risco de obesidade e doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

Mas para sair de vez dessa condição são necessários alguns cuidados, para que não tenha problemas posteriores de saúde. Veja algumas dicas para sair de forma segura do sedentarismo.

 

Como Sair Do Sedentarismo Com Segurança

 

Casal demonstrando como sair do sedentarismo correndo

Estar sedentário é uma condição que requer cuidados ao iniciar as atividades físicas. Afinal, você não deve submeter o seu corpo a práticas pesadas, forçando-o.

Assim, poderá desenvolver outros problemas sérios de saúde. A dica é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados e ter acompanhamento médico.

Além disso, inicie sempre os exercícios físicos leves e vá aumentando o nível gradativamente, conforme indicado pelo profissional que está te acompanhando.

Com isso os resultados vão aparecer e você vai perceber uma melhora significativa na sua condição física e também mental.

Vale salientar que a prática de atividades físicas não traz vantagens apenas para o corpo. De acordo com especialistas, os exercícios físicos contribuem com a saúde emocional, aliviando o estresse e melhorando a autoestima, além de outros.

Confira abaixo algumas dicas para seguir antes de iniciar alguma modalidade física.

 

1. Visite Um Clínico Geral

 

Antes de começar a se exercitar, é importante visitar um clínico geral para realizar todos os exames necessários para que você possa praticar atividades físicas de forma segura e saudável.

Além disso, dependendo dos resultados dos exames será necessário um acompanhamento para verificar a melhora de algumas condições como colesterol e triglicérides elevados, além de outras substâncias que podem sofrer alteração com os exercícios físicos.

Também é importante consultar um profissional de educação física ou personal trainer para ter um treino personalizado com os movimentos e exercícios adequados.

Mas, se você possui um convênio médico, aproveite e passe com uma equipe multidisciplinar. Os melhores planos de saúde contam com diversos profissionais de saúde que podem te atender, como nutricionistas, endocrinologistas e outros.

 

2. Encontre Uma Atividade Que Goste

 

Para sair do sedentarismo, uma das formas mais fáceis é encontrar uma atividade física que você goste. Assim se sentirá animado e motivado para continuar praticando.

Outra forma é convidar alguém que você tenha afinidade para se exercitar junto, assim ambos irão sempre motivar um ao outro.

 

3. Faça Escolhas Diferentes No Seu Dia-A-Dia

 

Fazer escolhas diferentes em seu cotidiano pode ajudar a sair do sedentarismo, como trocar os elevadores pelas escadas, preferir caminhar por trechos curtos ao invés de dirigir, principalmente se você trabalha sentado por muito tempo.

Estas escolhas podem ajudar o corpo a se alongar e se manter ativo, se aliados ao exercício físico regular.

 

4. Crie Uma Rotina De Exercícios

 

Para uma ação se tornar um hábito, você precisa incluí-la em sua rotina. Assim, você terá um compromisso consigo mesmo de realizar seus exercícios no horário escolhido.

Ao longo do tempo, se tornará um hábito agradável, perdendo aquela atmosfera de “obrigação”.

 

5. Estabeleça Metas Possíveis

 

Ao começar a se exercitar, estabeleça pequenas metas que sejam possíveis de serem alcançadas. Seja perder 5 kg, ou realizar com perfeição um determinado exercício que você tem dificuldade, conquistar essas pequenas metas dão injeções de motivação em nossas vidas.

Assim, nos sentimos melhor com a prática de exercícios e irá nos mostrar o resultado gradativo. Uma forma de ajudar a monitorar os exercícios para a conquista de metas é baixar aplicativos no celular, ou utilizar relógios inteligentes sincronizados ao celular.

Com eles você pode monitorar os passos, o tempo de exercício, seus batimentos cardíacos, entre outras informações úteis para acompanhar seu rendimento.

 

6. Ouça Seu Corpo E Cuide-Se

 

Ao começar a praticar atividades físicas é comum sentir dores musculares que vão aliviando com o tempo. Caso essas dores persistam, é um sinal de que algo não está certo.

Ou seja, o movimento está sendo realizado de forma errada, a carga de exercícios está muito pesada, entre outros motivos.

Neste caso, é ideal procurar um médico para fazer um checkup, além de procurar um profissional de educação física para adequar seu treino e te orientar a fazer da melhor forma possível.

Além disso, procure alimentar-se de forma equilibrada e hidrate-se bem. A mudança desses hábitos pode potencializar os efeitos dos exercícios físicos e ajudar a mandar o sedentarismo embora de vez de sua vida.

Então, você viu que existem muitas formas eficazes para sair de vez do sedentarismo e cuidar da sua saúde. Tem outras sugestões? Comente!

Por: Andreia Silveira do site Smartia.com.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *