Teleconsulta: Dicas Para Manter O Atendimento Humanizado
No ambiente on-line, a teleconsulta, é uma consulta médica realizada por meio de plataformas exclusivas que conectam paciente e médico.
Assim, uma dica fundamental para ter sucesso neste tipo de atendimento é manter a comunicação amistosa e empática, de modo a sempre preservar o atendimento humanizado.
Atendimento Humanizado Com A Teleconsulta
Por ser uma novidade tanto para o profissional da saúde quanto ao paciente, pode ser necessário passar por processo de adaptação com a teleconsulta.
Dessa forma, um jeito de deixar a experiência mais agradável é enviar orientações antecipadamente, explicando como entrar e como será este encontro, que pode usar dispositivos como celular ou computador.
Assim sendo, é fundamental manter um atendimento humanizado, que se caracteriza pelo tratamento personalizado e atendimento feito com empatia, atenção e acolhimento.
Além disso, é necessário manter escuta ativa, ter precaução e respeito com as particularidades e diferenças de cada paciente, bem como e atenção ao estado emocional do indivíduo.
Dicas E Vantagens Da Teleconsulta
Tradicionalmente, muitos profissionais apresentavam dúvidas e até preconceito em relação a atender por meio da teleconsulta.
Porém, com a pandemia de COVID-19, esta se tornou uma ferramenta indispensável para os médicos.
Então, veja algumas dicas para o atendimento humanizado na teleconsulta, bem como alguns benefícios proporcionados por este método:
Local da consulta: escolha um ambiente tranquilo, que proporcione silêncio e privacidade;
Comunicação: mostre-se disposto a responder às dúvidas e converse sempre de maneira simples e clara. Observe a dicção e certifique-se que o paciente está entendendo corretamente as orientações passadas;
Dispositivos: verifique a bateria dos recursos (computador, celular ou tablet) que serão usados e o sinal da internet, para que não haja imprevistos desagradáveis;
Pontualidade: uma agenda organizada demonstra profissionalismo, além de também mostrar respeito com o paciente;
Dados do paciente: utilize softwares ou aplicativos seguros com a intenção de preservar os dados pessoais;
Distrações: durante uma chamada de vídeo ou troca de mensagens, evite se distrair com outras atividades, mantenha a atenção focada no paciente;
Atendimento: as pessoas buscam cada vez mais facilidades, incluindo a área da saúde. Assim, a teleconsulta é mais uma forma de atendimento e a presença da tecnologia contribui na fidelização de pacientes;
Gastos desnecessários: o paciente não se desloca até o local, caso seja uma avaliação rápida, evitando gastos;
Simpatia: é ideal que durante o atendimento haja atenção e empatia;
Flexibilidade: os pacientes podem ser atendidos em diversos locais, estendendo a saúde para a população;
Feedback: ouça com atenção os elogios e as críticas e comprometa-se a encontrar soluções.
Curiosidades Da Teleconsulta
Por meio da teleconsulta é possível coletar sintomas, realizar avaliações, também feita por vídeo e, se preciso, orientar um tratamento para melhorar ou solucionar o quadro.
Casos mais específicos, como uma rinoplastia, exigem uma análise do cirurgião plástico informando sobre a necessidade de uma consulta presencial ou não.
Aliás, muitos profissionais estão optando por permanecerem com o atendimento a distância após o término da pandemia, com intuito de ajudar pacientes que estão distantes.
Enfim, é notório a satisfação quando percebem que a teleconsulta foi resolutiva.
Artigo produzido pela equipe de conteúdo da WSI Digital Marketing.