Frutas Verduras E Legumes Fazem Bem Para A Saúde

Você deseja melhorar seus hábitos alimentares? As frutas verduras e legumes são muito importantes para a saúde e devem ser consumidas diariamente. São fontes dos mais variados tipos de nutrientes, rico em fibras, vitaminas e por isso devem compor um planejamento alimentar equilibrado e balanceado.

Infelizmente ainda há uma certa resistência por parte das pessoas em incluir esses alimentos no cardápio diário. Muita gente ainda não dá a devida importância para os alimentos que coloca no prato e acaba errando nas suas escolhas alimentares.

O que é uma pena porque uma má alimentação é responsável por vários problemas de saúde como por exemplo o colesterol alto, o diabetes, a hipertensão, o sobrepeso e obesidade entre outros.

Incluir frutas verduras e legumes na sua rotina alimentar significa garantir mais saúde, energia, vitalidade e qualidade de vida, protegendo o organismo contra vários tipos de doença.

Para quem ainda não pratica esse hábito alimentar é preciso rever os conceitos e experimentar essas doses de saúde através de uma alimentação mais saudável.

Qual A Quantidade De Frutas Verduras E Legumes Consumir Por Dia?

Frutas verduras e legumes na mesa

As frutas verduras e legumes com suas cores bonitas e variadas alegram nossos olhos e enfeitam qualquer mesa ou geladeira, além de fazerem muito bem para a saúde, são uma excelente opção para uma dieta saudável.

É um dos pratos mais completos e nutritivos que existem especialmente quando combinados com uma fonte de proteína. Variar frutas verduras e legumes é importante e quanto mais variado e colorido for mais propriedades funcionais podem ser obtidas. Sucos e saladas mistas podem garantir muitos benefícios para o organismo.

A quantidade pode variar de pessoa para pessoa e também do objetivo. Mas a média é consumir de 03 a 05 porções de frutas diariamente de preferência no intervalo das refeições principais. Com relação às verduras e legumes inclua pelo menos 03 tipos diferentes para cada refeição sempre acompanhadas de uma proteína.

E para consumi-las aproveitando ao máximo todos os benefícios para a saúde, uma correta higienização é essencial. É importante lavar e secar corretamente antes de guardar esses alimentos seja na fruteira ou geladeira. Confira a seguir algumas dicas para fazer a limpeza corretamente.

Como Higienizar Frutas Verduras E Legumes

 

Higienizar frutas legumes e verduras

A primeira higienização pode ser feita na pia com água corrente. Corte os talos das raízes e lave bem as folhas das verduras. Para frutas e legumes pode-se usar uma esponja para remover resquícios de agrotóxicos, com exceção, é claro àquelas frutas mais delicadas.

Em seguida coloque em uma vasilha 1 litro de água e uma colher de água sanitária e deixe as verduras frutas e legumes mergulhados nesta solução de 15 a 20 minutos. Pode se usar vasilhas separadas paras as folhas, as frutas e os legumes. Vale lembrar que a água sanitária dever ser aquela comum sem outros produtos na sua fórmula.

Depois desse período retire os alimentos da solução e para eliminar o cheiro da água sanitária pode mergulhá-los novamente numa outra vasilha com água e 01 colher de vinagre.

Em seguida lave os alimentos em água corrente e deixe secar bem em uma superfície e coberta com guardanapo de pano. Você pode utilizar também o pano de prato e depois de um período de 02 horas os alimentos já estarão prontos para serem guardados na fruteira ou geladeira.

frutas legumes e verduras em sacos plásticos na geladeira

Para facilitar o uso e manuseio você pode guardá-los em vasilhas de vidro cobertas ou sacos plásticos. É importante que os alimentos fiquem bem secos, pois, a umidade acelera o processo de decomposição e as frutas verduras e legumes podem estragar mais facilmente.

Leve mais saúde para sua mesa e com todos esses cuidados permitirá você consumir alimentos sem contaminação de forma segura e saudável, e ainda facilitando o seu trabalho na cozinha na hora de preparar as refeições.

Prefira sempre os alimentos de cultivo orgânico, pois, eles têm uma menor carga tóxica, que facilita o trabalho do metabolismo.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

2 Comentários

  1. Maria Antônia

    Sou diabética antes não comia frutas e verduras agora virou rotina adoro fazer minhas saladas.

    • Olá Maria Antônia,

      As frutas e verduras são presentes da natureza para todos nós e incluir esses alimentos na rotina alimentar pode garantir mais saúde e qualidade de vida. Muito obrigado pela visita e também pelo seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.