Por Que Devemos Acrescentar As Frutas Na Alimentação?

As frutas são muito importantes em uma alimentação balanceada e equilibrada. Com base na Pirâmide Alimentar a recomendação é o consumo de três a cinco porções diárias de frutas, dependendo das necessidades de cada indivíduo.

É importante ir variando o cardápio e não comer apenas um tipo de fruta.

As frutas têm na sua composição uma grande quantidades de água, e por isso, hidratam bem o corpo. Fornecem ao organismo vários nutrientes como vitaminas, minerais e também as fibras. Contêm gorduras e alguns açúcares naturais como frutose, glicose ou sacarose em quantidades pequenas, o que faz com que esses alimentos tenham baixas calorias.

 frutas imersas dentro da água

Embora possuam esses açúcares naturais, as pessoas diabéticas, não precisam parar de comer frutas. Apenas o consumo deve ser moderado e a opção são as frutas que trazem mais benefícios. Entre elas podemos destacar a maçã, o abacate, a cereja, o limão, a amora e o coco. Essas frutas têm propriedades  antioxidantes, anti-inflamatórias, são ricas em vitaminas e fibras entre outras.

As frutas Na Dieta: Expectativas E Realidades

E para quem quer emagrecer comer frutas é essencial. Contudo as frutas não são todas iguais, existem variedades mais calóricas do que outras. Muitas delas têm a mesma quantidade de calorias de uma fatia de bolo de chocolate, por exemplo, que possui 235 calorias.

Uma porção de 100 gramas do açaí tem 247 calorias, já do abacate tem 162 calorias, da banana maçã tem 114 calorias e da pera tem 98 calorias. Nesses casos a dica é consumir com moderação e comer porções menores.

salada de frutas


Saber escolher as frutas certas pode fazer a diferença na hora de fazer  a composição da sua dieta para emagrecer. As frutas como abacaxi, banana verde, maracujá, melancia, laranja, mamão, melão e pera, ajudam na eliminação das gorduras e na perda peso. Vale lembrar que toda dieta deve estar aliada à prática de atividades físicas para obtenção dos melhores resultados.

suco de frutas

Agora que você já conhece um pouco mais dos benefícios das frutas que tal encher sua fruteira com estas delícias doces ou azedinhas. Você pode usar sua criatividade para incrementar os pratos. Sirva como sobremesa ou na hora do lanche. Veja algumas dicas: coloque pequenos pedaços de frutas dentro da gelatina; faça como salada de frutas tradicional; consuma na forma de vitaminas de frutas; coloque as frutas no meio das saladas, ou até mesmo na forma de sucos diversos. São várias as opções! Crie uma maneira bem legal e compartilhe aqui com a gente.

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