5 Efeitos Da Prática De Exercícios Físicos Em Excesso

Você já ouviu falar dos efeitos da prática de exercícios físicos em excesso?

Todos sabem que a realização da prática de exercícios físicos é vital para a manutenção de uma vida equilibrada, cheia de saúde e vigor.

Muitos optam pela prática dentro da própria casa, seja por conta do tempo ou outros motivos.

Ter uma rotina fitness, um bom condicionamento físico é saudável.

Isso, resulta em um bem-estar no condicionamento mental, fundamental para suportar as pressões que o mundo atual exige, seja no trabalho, família ou vida social.

Mas as atividades físicas devem ser feitas com moderação, pois se realizada de forma exagerada, pode vir a resultar em lesões musculares que interrompam o ciclo de treinamento, até que o corpo se recupere totalmente.

 

Quais Os Efeitos Da Prática De Exercícios Físicos Em Excesso?

 

Dores articulares e falta de ar são efeitos da prática de exercícios físicos em excesso

Confira uma lista de problemas que a prática de exercícios físicos em excesso pode causar!

 

1.º – Dores Articulares

 

Se você é daqueles que levam uma vida sedentária e resolvem mudar para uma rotina de exercícios físicos, saiba que sentir dores nas articulações pelas primeiras semanas é algo completamente normal.

Mas, se você realiza exercícios há certo tempo e vêm sentindo dores corriqueiramente, é melhor se atentar a alguns detalhes.

Normalmente, essas dores surgem após a realização dos exercícios. Se você sente durante a execução da atividade, a recomendação é parar de se exercitar, pois, dependendo do caso, a dor pode se tornar contínua, levando à um desconforto maior, resultando em uma lesão.

 

2.º – Tontura

 

Outra causa do efeito de exercícios em excesso é a sensação de tontura. Em grande parte dos casos essa sensação está relacionada ao baixo nível de hidratação ou ao baixo nível de açúcar no corpo.

Tanto um caso como outro, a prática excessiva de exercícios contribuirá para a elevação dessa sensação de tontura.

Em outros casos, podem surgir problemas relacionados a doença cardíaca ou até hipertensão arterial.

 

3.º – Fadiga Muscular

 

Podemos definir a fadiga muscular como a redução da capacidade de manter a realização de um exercício físico de forma intensa. Uma pessoa com fadiga muscular está suscetível a sofrer lesões de maior grau.

Por isso, é importante que o exercício seja interrompido antes que resulte em algo pior. Existem alguns indicadores que apontam as prováveis causas de uma fadiga muscular, como desidratação, baixo nível de glicose no sangue, deficiência na atuação de neurotransmissores do cérebro, etc.

 

4.º – Falta De Ar

 

A sensação de falta de ar é algo a ser verificado, pois pode vir a resultar em problemas na região dos pulmões.

Algumas recomendações são importantes para que essa sensação seja diminuída ou extinguida, como a diminuição da intensidade do exercício, praticar a respiração diafragmática ou até consultar um personal trainer para a mudança de exercícios mais leves de serem praticados.

 

5.º – Aumento Do Nível De Estresse

 

O estresse é algo comum na vida de muitas pessoas. E esse problema se agrava quando o nível de realização de exercícios se torna desproporcional, em se tratando do quanto o corpo aguenta.

A pessoa deve estar atenta em detectar caso essa mudança surja, resultando em dores de cabeça, mudança de humor, entre outros sintomas.

Assim como nos outros efeitos, a paralisação ou diminuição dos exercícios é fundamental.

É importante procurar ajuda de um médico especialista ao perceber algum dos efeitos citados. Considere marcar uma consulta com um dos especialistas do seu convênio médico o quanto antes.

Verifique quais são as coberturas do seu plano de saúde e escolha o profissional especializado ou solicite indicação do seu clínico geral, caso não disponha de um plano particular, para que o profissional possa avaliar o seu caso, evitando prejuízos maiores à sua saúde.

Então, gostaram de conhecer um pouco dos efeitos da prática de exercícios físicos em excesso?

Por: Andreia Silveira, do site Smartia.com.br.

Fontes: Tua Saúde e Veja.

Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *