Entenda A Relação Entre Saúde Bucal E A Prática De Exercícios Físicos

Praticar exercícios físicos é um remédio natural para nosso corpo e, melhor ainda, a prática é gratuita!

Sim, ter uma rotina de exercícios ajuda em inúmeros aspectos dentro do nosso organismo, inclusive melhora a nossa saúde bucal.

Quer saber como isso é possível? Leia este artigo até o fim que vamos te explicar!

A prática de exercícios físicos é milenar, acompanha a humanidade há muitos e muitos anos.

Desde a época da Grécia Antiga, a sociedade já exaltava a atividade física como uma forma de manter o corpo em perfeito estado.

Conforme a sociedade foi evoluindo, começamos a entender os reais benefícios da atividade física para o corpo e mente.

Além de ajudar o corpo a se manter saudável, livre de doenças, como doenças respiratórias, cardíacas, ortopédicas e na prevenção do câncer, uma boa atividade física também ajuda na saúde bucal.

Continue lendo este artigo para entender como essa relação funciona.

 

Não É Só Estética, É Saúde

 

Uma mulher fazendo exercícios físicos e com uma boa saúde bucal

Muita gente só procura por atividade física quando pensa que já chegou no limite do seu peso. Acontece que emagrecer é uma consequência da prática de exercícios físicos.

A rotina de cuidados com o corpo, que envolve a atividade física, aumenta a qualidade de vida, melhora nosso estímulo, fortalece nossos músculos e fortifica nossa imunidade.

Mas, você pode pensar que esses benefícios só acontecem para quem treina todos os dias em uma academia ou é um atleta, por exemplo.

Porém, muito pelo contrário! Os benefícios da atividade podem ser sentidos quando você pratica exercícios físicos até mesmo em casa, com a disponibilidade que tem.

A grande questão aqui é manter uma rotina!

Criar uma rotina de exercícios é fundamental para que seu corpo possa absorver todos os pontos positivos que essa prática envolve.

Reserve pelo menos 20 minutos do seu dia e faça alongamentos e exercícios localizados ou caminhe por 40 minutos pelo bairro, por exemplo, você já vai notar uma diferença no seu metabolismo.

E, consequentemente, poderá dar adeus àquelas gordurinhas indesejadas!

Contudo, pense que o ideal não é apenas melhorar a estética do seu corpo, mas sim, melhorar a saúde e a qualidade de vida que a prática de atividade física proporciona.

 

Exercícios Físicos E Saúde Bucal, Qual A Relação?

 

É fácil pensar em como uma rotina de exercícios físicos podem melhorar a obesidade, problemas nas articulações ou até mesmo prevenir alguns tipos de câncer.

Mas o que os exercícios tem a ver com a saúde bucal?

Acredite ou não, tem muito mais relação do que se imagina!

Já foi comprovado cientificamente que a prática de exercício físico ajuda no combate de doenças da gengiva como a gengivite e a periodontite.

Isso acontece porque com uma rotina de exercícios, nossa imunidade aumenta e o risco de doenças nas gengivas diminui potencialmente.

Se não há uma rotina constante de exercícios aliada à uma alimentação equilibrada, nossa imunidade tende a cair e com isso surgem diversos tipos de doenças, como a periodontite. 

A periodontite é uma inflamação mais grave na gengiva que pode até mesmo causar perda total do dente, sendo necessário um implante dental para consertar a arcada dentária.

A atividade física, junto com uma boa alimentação e cuidados com a higiene bucal, reduz e muito no surgimento dessas inflamações.

Pense um pouco! A prática de atividade física é um cuidado que você precisa ter consigo mesmo.

E além disso, você pode economizar muito fazendo exercícios físicos! Na internet você encontra diversos tipos e modalidades gratuitas pronto para praticar.

E isso é muito melhor do que ter periodontite e precisar fazer um implante dentário, assim você não vai precisar pesquisar sobre quanto custa um implante dentário no Google, por exemplo, e gastar muito com exames e consultas.

 

Nem Tudo São Flores: Saiba Os Cuidados Necessários

 

Uma mulher cansada após fazer exercícios físicos

Mas, infelizmente, nem tudo são flores! O excesso de exercícios físicos também pode comprometer a nossa saúde bucal.

Uma pesquisa feita com mais de 200 atletas que participaram das Olimpíadas de 2012, constatou que a maioria sofria de problemas bucais, como a cárie ou a erosão do esmalte do dente.

Depois de muito avaliar o que teria influenciado estas condições, especialistas chegaram à conclusão que o alto teor de açúcar nos alimentos que dão energia aos atletas, prejudicava a saúde bucal.

Outro fator apontado pelos especialistas foi que que quanto mais intenso e pesado o treino destes atletas, maior era a presença de cáries nos dentes.

Por isso, tome muito cuidado quando iniciar o seu projeto de treino.

Principalmente, aqueles que já estão acostumados às práticas mais pesadas de exercícios, é bom prestar bastante atenção e cuidar da saúde bucal sempre com um dentista especializado.

Afinal, você não vai querer ter lente nos dentes para mascarar a perda do esmalte dentário ou um aparelho dental transparente para consertar os efeitos da cárie, só por conta de medidas extremas de exercício físico e alimentação incorreta, não é mesmo?

Existem algumas dicas que ajudam a evitar que tais doenças bucais apareçam decorrentes da prática de exercício, tais como:

  • beber água ou invés de isotônicos ou sucos;
  • respeitar o limite de seu corpo;
  • procurar especialistas para cuidar da saúde bucal e também para cuidar da sua nutrição;
  • usar protetores de boca na hora de realizar atividade física;
  • fazer uma avaliação médica completa antes de realizar qualquer exercício ou esporte.

 

Enfim, seguindo essas dicas e entendendo os seus limites, não há nada a temer e você poderá cuidar do seu corpo e da saúde bucal com muito mais prazer e força de vontade!

Conteúdo produzido por Beatriz Estima, redatora na empresa Vue Odonto.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *