Como A Nutrologia Auxilia Na Redução Da Retenção De Líquido?
Avaliação em clínica de nutrologia pode ser indicada para investigar causas e definir tratamento da retenção de líquidos recorrente.
Que a retenção de líquido é uma situação incomoda que pode fazer com que uma roupa que em um dia estava perfeita não entre no dia seguinte a gente já sabe.
O que muitas pessoas desconhecem é que a retenção de líquido tem tratamento e pode ser um sintoma de uma alteração metabólica ou hormonal que demanda investigação e tratamento médico especializado, o que é possível por meio da nutrologia.
O Que É A Retenção De Líquido?
Inicialmente, vamos explicar o que é a retenção de líquidos. Ela consiste no acúmulo anormal de líquidos nos tecidos.
Existem diversos motivos que podem causar a retenção que pode ser um problema mais pontual ou persistente, dependendo do caso, como:
- Ingestão excessiva de sódio;
- Mudanças drásticas nos hábitos diários/rotina;
- Ficar muito tempo na mesma posição;
- Sedentarismo;
- Alterações hormonais;
- Alterações metabólicas.
Portanto, a retenção de líquidos pode estar associada a diferentes fatores, fundamental o paciente conseguir identificar se se trata de uma ocorrência recorrente, o que demanda investigação do nutrólogo.
A manifestação retenção de líquidos acomete mais frequentemente as regiões do rosto, abdômen, braços, pernas e costas que ficam inchadas.
Além disso, é comum que haja a redução do volume urinário.
Uma forma fácil de testar se está com retenção de líquidos é pressionar o local inchado por cerca de 30 segundos.
Se a área ficar marcada é provável que haja retenção de líquidos na região.
Se você identificar a retenção de líquidos após uma refeição mais farta e salgada, por exemplo, é preciso se atentar para evitar que se torne hábito.
Mas não necessariamente demanda investigação clínica, a menos ser que seja frequente.
Uma situação na qual a retenção de líquidos é até esperada, por exemplo, é no pós-operatório da cirurgia plástica.
Devido ao trauma dos tecidos e o repouso, sendo assim, as sessões de drenagem linfática e uso de cinta pós-cirúrgica são indicadas para amenizar esse inchaço.
Portanto, existem situações nas quais a retenção de líquidos não é um problema. Entretanto, se ela se torna recorrente, a consulta com nutrólogo pode ser necessária.
Como O Nutrólogo Pode Ajudar No Tratamento Da Retenção De Líquidos?
O nutrólogo é o especialista em alterações nutroneurometabólicas, que incluem diabetes, hipertensão e alterações hormonais, por exemplo
Dessa forma, o paciente incomodado com a retenção de líquidos pode se beneficiar da orientação e, em alguns casos, do diagnóstico e tratamento que correspondem à especialidade da nutrologia.
A seguir conheça 3 formas pelas quais o nutrólogo pode contribuir na superação dos problemas.
Sendo eles recorrentes com retenção de líquidos e sintomas que podem ser associados, como ganho de peso, fadiga e outros.
1. Mudanças Alimentares
Em geral, a retenção de líquidos é causada devido aos hábitos alimentares, sendo que o nutrólogo investiga sobre a relação do paciente com a alimentação.
Isso, por meio de perguntas sobre seus hábitos, histórico pessoal e familiar e outros.
A partir dessa constatação, o nutrólogo pode recomendar mudanças alimentares para iniciar um processo de reeducação alimentar que mitigue a retenção de líquidos, especialmente em paciente com essa disposição metabólica.
Existem alimentos que estimulam a secreção urinária que são os chamados diuréticos e também que promovem ação desintoxicante, como:
- Cenoura;
- Melancia;
- Pepino;
- Beterraba;
- Alface;
- Limão;
- Água de coco;
- Aspargo;
- Vegetais com folha verde-escura, como couve e espinafre.
Aliás, a retenção de líquidos, em geral, é agravada com o consumo de alimentos processados e condimentados que, normalmente, são ricos em sódio.
Além disso, o consumo diário de água é um aspecto fundamental. O consumo indicado varia entre 2 e 3 litros por dia, mas pode-se fazer um cálculo a partir do peso, considerando 0,35ml por cada quilo de peso corporal
2. Investigação Clínica
A retenção de líquidos também pode ser causada por alterações dos hormônios femininos como o estrógeno e progesterona.
Desregulação dos hormônios da tireoide e esteroides são outra causa do problema.
Nesses casos, quando se verifica que a alimentação não é a única ou a principal causa para o problema, o nutrólogo solicita exames para avaliar os níveis hormonais.
Dessa forma, é possível estabelecer um tratamento medicamentoso específico às necessidades do paciente, o que é fundamental para promoção da saúde e bem-estar.
3. Mudanças De Hábitos
Por fim, o nutrólogo está apto para orientar sobre aspectos gerais da rotina do paciente que podem comprometer sua saúde, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, estresse e outros.
Enfim, mesmo algumas orientações simples, como substituir o uso de temperos industrializados por temperos naturais e ervas ou substituir o sal tradicional por um com baixo teor de sódio nos preparos já podem trazer ganhos à qualidade de vida do paciente.
Portanto, é fundamental saber quando buscar a clínica de nutrologia para receber auxílio especializado na investigação e tratamento da retenção de líquidos.
Artigo produzido por Larissa Gonçalves.