Benefícios Da Adrenalina Para Saúde: Confira Como Induzi-la
Você sabe o que é a adrenalina, como ela age no corpo, seus principais benefícios para a saúde e como é possível induzi-la no organismo?
Quem já sentiu a adrenalina fluir pelo corpo deve ter percebido o quanto ela é importantíssima para a saúde.
Seja para nos deixar mais alerta para uma situação de perigo, ou por proporcionar um maior estado de atenção para a realização de algumas tarefas.
Nesse sentido, a indução proposital de adrenalina no corpo pode ajudar em alguns momentos específicos do dia, justamente pelos benefícios que a mesma traz para a saúde.
Esses benefícios, se bem utilizados, podem nos dar uma grande vantagem na execução de tarefas pessoais e profissionais.
Quer conhecer mais sobre os benefícios da adrenalina? Confira o conteúdo sobre o tema, logo abaixo!
Afinal, O Que É Adrenalina?
A adrenalina é um hormônio, também conhecido como Epinefrina, produzido pela medula suprarrenal, localizada acima dos rins, e liberado após estímulos pontuais em terminações nervosas.
Esses estímulos resultam em algumas consequências corporais, que são benéficas para o corpo em situações de luta ou fuga.
No primeiro caso, podemos encaixar situações do dia a dia, como a realização de uma tarefa onde precisamos enfrentar um trabalho com deadline apertado e que precisa de foco total.
Assim, a adrenalina nos dá os componentes necessários para trabalhar de forma profunda e direcionada.
Já na situação de fuga, usamos os benefícios da adrenalina para evitar um prejuízo à nossa saúde ou, então, evitar um risco à própria vida.
Assim, o corpo se prepara e dá todas as condições possíveis para evitar algo que nos machuque.
Portanto, sabendo como a adrenalina funciona, é possível utilizá-la em benefício próprio em vários momentos, desde que as ativações do hormônio sejam feitas corretamente e sem excessos.
Como A Adrenalina Age No Corpo?
Nas situações de estresse, o hormônio é liberado no corpo para estimulá-lo a funcionar rapidamente, proporcionando algumas características importantes para a resolução do conflito.
Assim, alguns efeitos resultantes da liberação de adrenalina são:
- Aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial;
- Aceleração do fluxo de sangue para os músculos, deixando-os aptos para trabalhar rapidamente;
- Ativação do cérebro, deixando-o mais alerta, com reações mais rápidas e preparado para trabalhar em alto desempenho;
- Aceleração da frequência da respiração, importante para os pulmões trabalharem melhor;
- Abertura dos brônquios pulmonares, o que também ajuda no funcionamento dos pulmões;
- Dilatação das pupilas, facilitando a visão para ambientes escuros ou com baixa luminosidade;
- Estimulação da produção de energia extra, pela transformação do glicogênio e gordura em açúcares, o que ajuda na capacidade de movimentação;
- Diminuição da digestão e da produção de secreções pelo trato digestivo, o que ajuda a poupar energia;
- Aumento da produção de suor, para resfriar o corpo e mantê-lo funcionando bem.
Se prestarmos bastante atenção, poderemos perceber que a adrenalina age como uma defesa corporal.
No entanto, esse sistema de defesa pode ser usado para outras finalidades, conforme veremos na sequência.
Quais São Os Benefícios Que A Adrenalina Traz?
As reações do corpo que falamos anteriormente resultam em uma sensação de euforia e excitação, o que nos permite afastar a fadiga corporal e trazer mais disposição para a realização de tarefas.
Isso é importante, por exemplo, para afastar aquela preguiça que nos controla em diversos momentos e nos leva para a procrastinação.
Outro benefício da liberação de adrenalina é o aumento da imunidade, já que o hormônio, em doses controladas, ajuda no combate direto do estresse, o que deixa o corpo mais forte e menos suscetível às doenças.
Assim, quem convive com picos de adrenalina no dia a dia fica menos doente e evita situações por afastamento médico.
Além disso, a adrenalina ainda proporciona o aumento de confiança e autoestima, o que ajuda a combater os momentos de pressão, principalmente social, que qualquer pessoa pode sofrer.
Desse modo, a resistência maior para tarefas estressantes permite o aumento do desempenho no trabalho ou em algumas situações da vida pessoal.
Com esses benefícios, dificilmente podemos ignorar como a adrenalina é benéfica para a nossa saúde.
Desde a possibilidade de executar mais tarefas, fortalecer a imunidade e melhorar a capacidade mental, é certo que essa substância é um importante aliado no dia a dia.
Existe Um Meio Para Induzir A Adrenalina No Corpo?
Sim, existem vários! Desde remédios, utilizados em emergências médicas e proibidos para uso diário, até a realização de exercícios físicos ou esportes radicais, por exemplo, ajudam em induzir a adrenalina no corpo de forma controlada e, até, viciante.
Desse modo, a nossa recomendação são as duas últimas opções que, além de liberar a adrenalina, vão proporcionar muita diversão, saúde física e mental, além de, claro, momentos inesquecíveis.
No primeiro caso, a prática constante de atividades físicas vai resultar na liberação da adrenalina, o que causará um efeito duradouro em médio e longo prazo.
Assim, caminhada, corrida, levantamento de peso e atividades relacionadas, quando praticadas rigorosamente, vão ajudar a manter os benefícios da adrenalina no corpo.
No segundo caso, a prática de esportes radicais também é muito benéfica para a saúde.
Assim, saltar de paraquedas, praticar canoagem, praticar bungee jumping, entre outras atividades radicais, certamente vão ajudar a adrenalina a fluir, além de proporcionar que seu corpo funcione melhor com o tempo.
Portanto, aproveite nossas dicas e faça sua saúde melhorar como esse remédio natural!
Artigo escrito por Beatriz Sousa.
Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.