Como Fica A Alimentação Após Uma Rinoplastia?

Vamos falar hoje sobre a alimentação após uma rinoplastia.

A rinoplastia é um dos procedimentos estético cirúrgicos mais populares do Brasil na atualidade.

Seja para corrigir imperfeições na área facial e deixar o rosto mais harmônico, seja para corrigir problemas respiratórios provocados por desvio do septo, esta intervenção cirúrgica tem cada vez mais adeptos.

Portanto, é natural que surjam dúvidas relativas a todo o processo de rinoplastia que, como toda e qualquer cirurgia, envolve cuidados antes e depois do procedimento.

O momento de recuperação depois de uma intervenção cirúrgica pode ser bastante incômodo para muitos pacientes.

Em razão disso, é muito importante seguir as orientações do médico para que o pós-operatório seja um momento mais tranquilo e mais rápido.

Um dos aspectos mais impactantes para o paciente nesse período é a alimentação, com a qual deve-se ter cuidado redobrado.

Aliás, na rinoplastia, os resultados não acontecem do dia para a noite. É por isso que uma boa recuperação tem fundamental importância na estética nasal e para a cicatrização.

Então, conheça a seguir alguns cuidados com os quais o paciente deve se atentar nesta fase.

 

O Que  Se Pode Comer Depois Da Rinoplastia?

 

Um médico orientando a paciente sobre como fica a alimentação após uma rinoplastia

No primeiro dia de internação depois da rinoplastia, a alimentação do paciente será ministrada pela equipe médica.

Nesta etapa, alimentos líquidos e pastosos em temperatura ambiente ou fria podem ajudar na recuperação. Alimentos muito gordurosos ou de difícil digestão devem ficar fora do cardápio.

Os três primeiros dias pós-operatórios, além dos alimentos quentes, também não combinam com opções muito salgadas, já que estas podem causar sangramentos ou aumentar o inchaço da região nasal.

Os alimentos sólidos podem ser consumidos, mas apenas se não causarem incômodo para o paciente durante a mastigação.

Já de volta para casa, o paciente que passou pela rinoplastia precisará ficar em repouso.

No entanto, os cuidados com a alimentação nesta fase não devem ser descartados.

Aqui, é preciso seguir as orientações do médico para que os cuidados pós-cirúrgicos intensifiquem o processo de cicatrização.

 

Alimentação Após Uma Rinoplastia

 

A primeira dica é, claro, uma boa hidratação: o consumo regular de água não deve ser ignorado. Por outro lado, também existem alguns alimentos que fazem muito bem à saúde do paciente que tenha passado pela rinoplastia. Então confira alguns alimentos indicados abaixo.

 

Alimentos Indicados Para O Pós-Cirúrgico

 

Prato como sugestão de alimentação após uma rinoplastia

 São eles:

  • Espinafre;
  • Iogurtes;
  • Ovos;
  • Beterraba;
  • Couve;
  • Abacate;
  • Limão;
  • Abacate;
  • Salmão;
  • Cogumelos.

 

Os iogurtes são muito indicados para regular a flora intestinal. Já o abacate combate os radicais livres e o mau colesterol, além de ser fonte de vitaminas, magnésio, cálcio e potássio.

O limão também combate a anemia, já que é responsável por aumentar a absorção de ferro. Os ovos, além de serem alimentos proteicos, também possuem uma digestão fácil.

O cuidado deve ser redobrado com alimentos que possam atrapalhar esse período de recuperação, tais como os ultraprocessados e industrializados, a carne vermelha, as bebidas alcoólicas, a cafeína, os chocolates e doces pelo alto teor de açúcar e gorduras, que atrapalham a digestão.

Além disso, outros alimentos que podem dificultar o pós-cirúrgico são os fermentativos, como repolho, feijão, grão-de-bico e lentilha.

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da WSI Digital Marketing.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *