Alimentação Saudável Na Gravidez
A gravidez é um dos períodos mais especiais da vida da maioria das mulheres.
Porém, além das mudanças com a expectativa da chegada de um novo membro na família, também ocorrem diversas transformações no corpo feminino.
Entre as alterações mais visíveis está o ganho de peso que é normal, mas não deve ser exagerado.
Durante a gestação, a tendência natural é que a mãe passe a consumir mais alimentos, pois o seu organismo necessita de mais nutrientes para dar início à produção de leite e principalmente para alimentar o feto.
Sendo assim, é praticamente impossível não engordar na gravidez, mas para que o aumento de peso não seja exagerado deve-se ter uma alimentação saudável.
Alimentação Saudável Durante A Gravidez
É preciso fazer uma dieta especial, de modo a consumir alimentos saudáveis durante a gravidez.
Os principais vilões das gestantes são as comidas com alto índice de gordura e açúcar, dessa maneira é importante reduzir a ingestão de frituras, massas e doces.
É importante ressaltar que estes itens não necessariamente devem ser banidos da alimentação, mas sim consumidos em pouquíssimas quantidades.
Os alimentos mais indicados para as gestantes são aqueles que fornecem nutrientes na medida certa para sustentar a mãe e o bebê e têm baixas calorias.
Nesta situação, estão as frutas como maçã, banana, mamão, laranja, uva, manga e pêssego.
As refeições mais reforçadas como almoço, café da manhã e jantar podem ser feitas com suco ou chá, torrada leite, biscoito salgado, iogurte, arroz integral, peixe ou frango grelhado, sopas, lentilha, legumes e verduras.
A carne vermelha também pode ser inclusa no cardápio, desde que com pouca gordura e bem passada.
Como Evitar O Excesso De Peso Na Gravidez
Além da alimentação saudável na gestação, também se deve recorrer a outros métodos para manter a forma durante este período.
Portando, é indicado à grávida praticar exercícios que estejam adequados à sua condição física.
Para evitar o excesso de peso na gravidez pode-se fazer atividades aeróbicas como ginástica, hidroginástica, natação, pilates, caminhada e yoga.
É preciso lembrar que os exercícios devem ser praticados de forma moderada para não prejudicar o desenvolvimento do feto e bem estar da gestante.
Praticar esportes durante a gravidez também contribui para a redução do inchaço e retenção de líquidos, o que faz muito bem para as mulheres evitando a impressão de que estão mais gordas.
Além disso, quando a mãe se mantém ativa nos 9 meses, ela prepara o corpo, podendo ter um parto natural mais tranquilo.
Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.