Os Benefícios Da Hidroginástica Para O Corpo

A Hidroginástica é uma atividade física muito prazerosa que traz benefícios para a saúde de pessoas de qualquer idade. É um exercício classificado como aeróbico e feito em piscinas.

É uma atividade muito antiga, porém, nos tempos atuais está em grande evidência. Sua popularidade esta em alta e vem ganhando adeptos por todo o mundo.

Cada vez mais um número muito grande de pessoas têm procurado os benefícios da hidroginástica.

Para os especialistas os exercícios aquáticos são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.

Dentro da água a pessoa tem possibilidade de movimentar-se livremente. Pode ser utilizado músicas para embalar o ritmo dos movimentos.

E esses movimentos proporcionam uma massagem e um relaxamento muscular, por meio de uma leve pressão hidrostática e da resistência da água.

Ao contrário de outros exercícios a hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração ou sensação de cansaço.

hidroginastica exercicio para todas idades

Na hidroginástica você exercita as pernas, os braços, o  abdômen, as costas, o corpo todo de um modo geral.

Trabalha os grupos musculares, inclusive até os músculos da face porque a aula é alegre e divertida, o praticante sorri muito durante os exercícios.

Vale  lembrar que é o praticante que vai ditando o seu ritmo. É ele que controla a intensidade dos movimentos.

Devido à resistência da água, na hidroginástica, cada um faz os movimentos na intensidade que pode.

Alguns com ritmos mais fortes, outros com menos intensidade. Isso depende do condicionamento físico de cada um.

E ao final da aula o relaxamento traz a satisfação de uma atividade física feita com prazer, descontração, alegria e diversão.

Veja Mais Benefícios Da Hidroginástica

 

hidroginástica e o relaxamento no final da aula

A lista de benefícios desta atividade esportiva aeróbica é extensa. Dentre os principais  podemos destacar:

O aumento da resistência muscular, da capacidade cardiovascular e cardiorrespiratória, melhora a concentração, a coordenação motora, força muscular, flexibilidade, contribui para o bem estar psicológico, combate o estresse.

Emagrece porque é um treinamento esportivo forte que faz você queimar muitas calorias, num esforço físico que envolve o corpo todo.

Dá mais disposição elimina aquelas dores no corpo e melhora muito o condicionamento físico.

Outra grande vantagem desta modalidade é que ela pode ser praticada por pessoas com pouco ou nenhum condicionamento físico. É uma atividade para pessoas de qualquer idade.

Todos os exercícios físicos tem impacto, porém, os exercícios feitos na água diminuem em até 90% o impacto com o solo.

Isso favorece na recuperação de lesões, e, em pessoas idosas ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose, artrose.

A hidroginástica é uma excelente opção para quem deseja fazer desta modalidade sua prática esportiva. Procure uma academia faça uma aula e confira as vantagens desta atividade.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário abaixo.

16 Comentários

  1. APARICIO

    FAÇO HIDROGINÁSTICA TENHO 73 ANOS ACHO ÓTIMO.

    • Olá Sr. Aparício,

      A hidroginástica é uma atividade física muito agradável, indicada para pessoas de todas as idades, e que traz vários benefícios para o corpo. Parabéns pela sua dedicação que representa a conquista de mais saúde e qualidade de vida. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

  2. Lídia

    Olá
    Muito boa a informação sobre a hidroginástica.
    Obrigada!

    • Olá Lídia,

      A hidroginástica é uma opção muito boa para quem deseja praticar uma atividade física que seja ao mesmo tempo divertida, relaxante, estimulante e que tenha um reduzido esforço articular. Ela também proporciona uma grande melhora na capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, com o aumento da flexibilidade e força muscular. Dessa forma contribui de maneira eficaz para a boa forma física bem como para um estilo vida bem mais saudável. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  3. THAISA TEIXEIRA TAVARES

    Olá!

    Tenho 16 anos e pretendo começar a fazer hidroginástica. Porém tenho muitas dúvidas, como se eu vou conseguir ganhar massa muscular ou se esses exercícios vão fazer efeito no meu corpo, pq não quero emagrecer. Não tenho nenhuma lesão nem problema cardiovascular.

    • Olá Thaisa,

      Praticar uma atividade física é sempre bom e só traz vantagens, tanto para o corpo, quanto para a mente. A hidroginástica praticada com regularidade promove benefícios como o emagrecimento saudável, o aumento da flexibilidade, a melhora da coordenação motora, circulação sanguínea e a respiração, fortalece a musculatura e ainda deixa o corpo em forma. É uma boa opção para as pessoas que não gostam de ambientes fechados e preferem aulas dinâmicas em grupo. Na sua idade é comum desejar um corpo bonito e em forma. Porém o ideal é encontrar aquele exercício físico que te agrade e que vá de encontro ao seu perfil, objetivos e histórico de saúde. Por isso é essencial fazer uma avaliação médica e contar com a orientação individual de um profissional de educação física para fazer um planejamento que atenda aos seus objetivos e às suas necessidades com segurança. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • THAISA

        Obrigada, pelas informações fornecidas, é sempre bom esclarecer as dúvidas.

        • Thaisa,

          Fico feliz em constatar que jovens como você estão se interessando cada vez mais pelas atividades físicas. Isso representa a busca de uma nova geração por mais saúde e melhor qualidade de vida. Nós aqui do Blog Saúde e Esporte apoiamos essas iniciativas, portanto, conte conosco sempre que precisar. Boa sorte e bons treinos para você.

  4. Madsleine

    Olá faço tratamento para as dores de aderências abdominais, porém o médico me recomendou a hidro para melhorar as dores espero que resolva.

    • Olá Madsleine,

      Os exercícios aquáticos são bem divertidos e seguros e os movimentos feitos na água tem um efeito terapêutico promovendo uma massagem com um bom relaxamento muscular. A hidroginástica é assim, proporciona vários benefícios para a saúde e tenho certeza que irá colaborar de forma positiva no seu tratamento. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  5. Gilson Maia

    Comecei a fazer após uma cirurgia na coluna, os resultados foram imediatos logo voltei às atividades normais sem dor alguma.

    • Olá Gilson,

      Que bom saber que a hidroginástica te ajudou na sua melhora após a cirurgia. Dependendo da recuperação cirúrgica a reabilitação na água pode ser iniciada em pouco tempo. E realmente os exercícios na água são mais fáceis e prazerosos de serem executados. E devido às propriedades físicas da água essa atividade proporciona um imenso potencial para a recuperação do paciente. Continue praticando a hidroginástica que continuará fazendo bem para a sua saúde. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  6. Thaís

    Sou gestante e foi recomendado pelo meu obstetra! Estou fazendo junto com o marido, que era o “rei do sedentarismo”! Estamos amando!

    • Olá Thaís,

      Muito bom! Durante a gestação é muito importante manter o corpo em atividade. E a hidroginástica é uma excelente opção de se exercitar, sem sobrecarregar muito o corpo, portanto, muito recomendada para mulheres grávidas. O exercício feito na água entre outros benefícios previne os inchaços, melhora o condicionamento físico, ajuda aliviar o peso extra da gestação e diminui o impacto dos movimentos sobre as articulações do corpo. Que bom que o seu marido está te acompanhando nesta etapa. É mais saúde e boa qualidade de vida para todos. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  7. Raquel Nascimento Camargo

    Olá!! Fazia musculação porém, comecei sentir fortes desconfortos nos joelhos, procurei um ortopedista e após ressonância magnética foi diagnosticado que 50 % da cartilagem dos meus joelhos estão comprometidas, não quero parar com as atividades físicas, gostaria de saber se com a hidroginástica vou conseguir definição muscular também.

    • Olá Raquel,

      A hidroginástica pode ser uma alternativa para você não parar com os exercícios físicos. Por se tratar de uma atividade de baixo impacto, pode favorecer uma melhor utilização das articulações afetadas reduzindo assim o risco de agravamento dos sintomas e das dores. Para você que já praticava musculação, a hidroginástica é uma aliada que pode te ajudar no ganho ou na manutenção da massa preservando assim a autonomia e força muscular. Os exercícios ajudam a tonificar os músculos. Mais vale lembrar que o ganho de massa muscular na hidroginástica é bem menor do que na musculação. Converse com o professor de educação física da sua academia sobre o assunto para que ele possa elaborar um programa de treinos adequado à sua condição e objetivos no momento. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.