Alimentos Que Favorecem A Saúde Bucal

Além dos cuidados mandatórios com a saúde bucal, como visitas regulares ao dentista e escovação completa, é importante seguir uma dieta que possa favorecer a saúde dos dentes.

Você sabia que um dos principais fatores que ajudam na prevenção da saúde bucal, são os alimentos que ingerimos no dia a dia?

Ou seja, uma dieta pobre em nutrientes pode acarretar em infecções até doenças periodontais, que comumente causam perda dos dentes.

Uma má alimentação ou alimentos ricos em açúcares e amidos, tendem a afetar o esmalte do dente e, quando evoluído, podem provocar até mesmo cáries.

Por isso, recomenda-se o consumo durante as refeições, para que a saliva “lave” esse ácido dos dentes.

No entanto, existem muitos alimentos que quando incluídos na dieta são capazes de deixar os dentes mais fortes, saudáveis e bonitos.

Então, esse artigo foi pensado para você que deseja obter todos os benefícios dos alimentos para a saúde bucal!

 

Quais Alimentos Devo Incluir Na Minha Dieta?

 

Mulher comendo alimentos que ajudam na saúde bucal

A seguir trouxemos os alimentos e os principais indicadores de melhora na saúde bucal através de seu consumo.

 

Água

 

Sim, ela está em todas! A água é uma forte aliada da saúde bucal, ela potencializa a higienização da boca pois ajuda na produção de saliva.

Manter-se hidratado e com a boca mais limpa é um dos vários benefícios proporcionados por ela.

 

Amêndoas

 

Uma ótima fonte de cálcio e proteínas, as amêndoas possuem baixo teor de açúcar. Aprecie durante o almoço acrescentando a sua salada!

 

Brócolis

 

O ferro e o cálcio presentes no brócolis contribuem para fortalecer a barreira de proteção dos dentes.

 

Chá Verde

 

O chá verde contribui para ter gengivas mais saudáveis e auxilia na produção de saliva e hidratação da boca, contribuindo também contra o mau hálito.

 

Cenoura

 

As cenouras são ricas em fibras e auxiliam no aumento de produção de saliva, potencializando a limpeza e reduzindo a chance de ter cáries, podendo contribuir na limpeza dos dentes de quem utiliza aparelho ortodôntico transparente, por exemplo.

 

Maçã

 

Assim como a cenoura, as maçãs são ricas em fibras e também ricas em água. A textura fibrosa da maçã também ajuda a estimular a gengiva.

Comer uma maçã não substitui uma escovação, mas é uma opção de limpeza até ter a chance de escová-los.

 

Gengibre

 

Por ser antioxidante, auxilia no funcionamento do aparelho digestivo e tem propriedades anti-inflamatórias que combatem a gengivite entre outras inflamações que podem surgir na boca.

E, ainda, é uma ótima opção para combater o mau hálito.

 

Leite, Queijos E Iogurtes

 

Sempre relacionados ao desenvolvimento dos dentes na infância, estes são uma excelente fonte de cálcio obtendo a quantidade ideal de ativos de proteína, fósforo, ácido láctico e vitamina que proporciona ossos saudáveis e fortes protegendo também de ingredientes ácidos.

Para quem se preocupa com quanto custa um clareamento, os queijos podem colaborar pois são excelentes opções pois além dos benefícios do leite, também possuem nutrientes que cuidam do esmalte dos dentes, ajudando no clareamento dental.

Os probióticos presentes nos iogurtes são benefícios para a gengiva pois agem expulsando as bactérias que ocasionam cáries.

Lembre-se de escolher os iogurtes sem adição de açúcar e de escolher frutas para trazer mais sabor a eles.

 

Grupo De Alimentos Para Ficar De Olho

 

Uma mulher observando os grupos de alimentos na geladeira que ajudam a saúde bucal

Além dos alimentos que recomendamos acima, temos grupos de alimentos para ficar de olho e incluir na dieta já!

Veja a seguir:

 

Vitamina D

 

Essa vitamina ajuda na absorção do cálcio fortalecendo dentes e ossos. Tem a variedade de peixes que são ricos em vitamina D e outras variedades como manteiga e cogumelos.

 

Vitamina C

 

A vitamina C age como uma excelente fonte de antioxidante deixando a gengiva mais forte e saudável.

Também age colaborando contra inflamações, principalmente para quem passou por um tratamento de canal.

Faça consumo moderado dos alimentos que são mais ácidos, como laranja e abacaxi, pois podem danificar o esmalte dos dentes.

Mas não hesite em incluir opções como acerola, batata, ervilha, morango, goiaba, entre outros.

 

Fibras

 

As fibras são muito conhecidas por quem deseja controlar o peso, no entanto, além dos benefícios associados a eliminação de gordura corporal, existe também o benefícios que elas trazem ao limpar os dentes combatendo a placa bacteriana.

Inclua frutas como mamão, pêssego, ameixa e cereais ricos em fibras como granolas e aveias.

 

Folhas Verdes

 

Ricas em cálcio que cuidam do esmalte do dente, e ácido fólico que pode colaborar até mesmo em tratamentos de doenças gengivais, essas folhas e verduras são indispensáveis para a dieta pois também colaboram enriquecendo a dieta com vitaminas e minerais.

 

Não Perca Tempo, Cuide Já Da Sua Saúde Bucal

 

Esse artigo trouxe uma breve noção dos alimentos que podem e muito contribuir para dentes mais bonitos, limpos e fortes e que contribuem com a qualidade de vida como um todo!

No entanto, não dispense idas ao dentista, esses profissionais são sempre os capacitados para realização de tratamentos, orientações e prevenções necessárias.

Enfim, lembre-se sempre de utilizar fio dental, escovar bem os dentes e realizar essa limpeza todos os dias!

Escolha sempre escovas com muitas cerdas pois estas auxiliam na limpeza completa dos dentes e as troque periodicamente para garantir sempre melhor sorriso. 

Não deixe esse cuidado para depois, permaneça sorrindo!

Conteúdo produzido por Rebecca Marques, Assessora do Blog Clínica Ideal.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *