Alongamentos Para Iniciantes Fáceis De Fazer E Aumentam A Sua Flexibilidade

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

Ou seja, são atividades físicas que promovem maior flexibilidade muscular.

Isso acontece pelo estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem seu comprimento.

 

Quais Os Benefícios Dos Alongamentos?

 

O principal benefício é o aumento da flexibilidade, que resulta na maior amplitude de movimento possível, ao longo da articulação do seu corpo.

Manter o corpo flexível ajuda a prevenir lesões articulares e desconfortos comuns, como as dores na coluna.

Alongar melhora a flexibilidade, corrige a postura, recupera a musculatura. Incluir na rotina diária exercícios de alongamentos para iniciantes é importante, porque, com a idade a musculatura começa a perder a elasticidade.

 

Quem Deve Fazer?

 

Um casal fazendo alongamentos em casa

Está pensando em melhorar sua flexibilidade, postura e o seu bem-estar?

Então, estando saudável e sem nenhum problema físico, qualquer um pode fazer alongamentos. É possível aprender a fazer alongamentos de forma segura, agradável e eficiente.

Sendo assim, esses exercícios de alongamentos para iniciantes podem ser feitos em casa mesmo e saiba que manter o corpo flexível é mais fácil do que você imagina.

 

Como Fazer Alongamentos Para Iniciantes?

 

Os movimentos de alongamentos devem ser feitos relaxando-se a musculatura trabalhada, de forma estável e mantendo-se a atenção sobre os músculos que estão sendo alongados naquele momento.

Devem ser realizados de maneira suave, sem balanceios, mantendo-se a posição em torno de 20 a 30 segundos.

A respiração precisa ser suave e mais profunda na expiração, pois é nesse momento que se consegue progredir no alongamento.

Enfim, o alongamento antes de malhar é de baixa intensidade e pouco tempo de sustentação, como parte de um aquecimento.

E após o treino ajuda no relaxamento. O alongamento muscular não é prejudicial, ele traz benefícios para o corpo como, entretanto, deve ser praticado de forma correta.

 

Tipos De Alongamentos

 

Então, como vimos, esses exercícios melhoram a flexibilidade muscular. Para isso, são utilizadas diferentes técnicas: alongamentos estático, dinâmico, isométrico e passivo.

Na técnica de alongamento dinâmico, os exercícios são realizados com movimento. Quando o alongamento é estático, a posição estática deve ser mantida por, aproximadamente, de 20 a 30 segundos, fazendo-se controle da respiração.

A técnica do alongamento isométrico associa alongamento com força muscular. Enquanto na técnica do alongamento passivo, o movimento é realizado com o auxílio de força externa, outra pessoa ou aparelhos.

Entretanto, para realizar esses exercícios com segurança e da forma correta é sempre bom contar com a orientação de um profissional da educação física.

Sendo assim, se exercite e pratique os alongamentos para iniciantes com segurança e melhore sua flexibilidade.

Deixe nos comentários a sua experiência com os alongamentos!

Você poderá ver o conteúdo desse artigo em vídeo no youtube. Aqui

VOCÊ MELHOR! Confira os exercícios de pilates que melhoram a mobilidade e os alongamentos que vão eliminar as suas dores e te deixar mais funcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *