Benefícios Da Caminhada Para A Mente

Quer saber um pouco mais sobre os benefícios da caminhada para a mente?

O nosso corpo assim como nossa mente precisa se movimentar.

E se tem uma atividade que não requer muito esforço, e que colabora muito para a nossa saúde física e mental, essa atividade é a caminhada.

Passar um tempo ao ar livre, caminhando, proporciona muitos benefícios mentais.

Qualquer pessoa que tenha feito isso pode garantir.

Caminhar ao ar livre é saudável, é divertido e não só para o seu corpo, mas também para o cérebro e a mente.

Esse exercício ao ar livre nos ajuda a lutar contra a negatividade, aliviar o estresse e até mesmo combater a depressão.

Esta simples atividade está intimamente relacionada com uma maior saúde mental e maior positividade.

As tarefas da vida moderna exigem demais das áreas do cérebro que estão ligadas à repressão das distrações, ao pensamento criativo e ao desenvolvimento de um senso de identidade.

Sendo assim, interagir com a natureza dá um descanso ao cérebro, do efeito da estimulação acentuada a que ele é submetido diariamente.

Isso naturalmente tem um efeito reparador nos níveis de atenção.

 

Mais Benefícios Da Caminhada Para A Mente

 

Todos nós sabemos que, para vivermos bem e com qualidade de vida, é necessário praticar alguma atividade física.

E a caminhada é um dos exercícios mais comuns e dinâmicos, principalmente por ser praticada ao ar livre, na natureza.

Além disso, os sons e os aromas da natureza proporcionam impactos positivos na nossa saúde, no nosso bem-estar e consequentemente no meio ambiente.

Deixa o cérebro mais saudável, o corpo em forma, retarda o envelhecimento, melhora a circulação, a memória e a atenção.

Durante a caminhada o nosso corpo também libera uma quantidade maior de endorfina responsável pela sensação de alegria e relaxamento.

Os benefícios da caminhada para a mente e o corpo

Caminhar não cansa, é um movimento natural e pode ser feito no seu ritmo.

Isso aparentemente não parecia nos impactar muito, mas hoje sabemos que repercute em nossa mente mais do que imaginamos.

Por exemplo, caminhar pela manhã poder proporcionar uma dose extra de energia, que nos ajuda a despertar e dedicar-se ao máximo à jornada que tem pela frente.

Dar um passeio ao final do dia ajuda a relaxar e a refrescar as ideias que foram reprimidas ao máximo.

Portanto, os benefícios da caminhada para a mente são muitos! Agora que tal começar a usufruir de todas essas vantagens? Pratique a caminhada.

Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

 

6 Comentários

  1. Fernanda Scheffer

    Me recuperei de uma depressão apenas caminhando, me faz muito bem.

    • Olá Fernanda,

      Que bom saber que você se recuperou de uma depressão com ajuda da caminhada. Estudos já demonstraram os benefícios das atividades físicas tanto na prevenção como também no tratamento desse problema. Caminhar ao ar livre junto à natureza, é um exercício leve e tranquilo, que tem um impacto muito positivo para a nossa saúde. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  2. Ruan Lenon De Azevedo

    Quando eu vejo essas reportagens eu fico imaginando eu um dia poder emagrecer também, pois no meu caso pareço uma sanfona, tudo por causa do corticoide, mas não perco a esperança.
    Parabéns pelo artigo!

    • Olá Ruan,

      Os corticoides são hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais e que podem ser sintetizados a partir do cortisol. Possuem forte ação anti-inflamatória, e, por isso, são bastante utilizados no tratamento de problemas crônicos como asma, alergias, artrite reumatoide, lúpus entre outros. Infelizmente existem os efeitos colaterais, comuns em casos de uso prolongado, e dentre eles estão o acúmulo de gordura abdominal e o aumento do peso. Embora não seja possível evitar todos os efeitos colaterais do corticoide, é possível minimizar alguns deles, como o ganho de peso. A atividade física é muito recomendada. Pode ser qualquer atividade mesmo que seja leve. O importante é você se mexer mais para evitar engordar. Pode ser uma caminhada, natação, bicicleta, ioga. Na alimentação tente limitar o consumo de sódio a no máximo dois gramas por dia. Inclua também mais potássio na sua dieta, consumindo mais verduras escuras, abóbora, feijão branco, abacate e cogumelos. Vai ajudar na redução da retenção de líquidos. Aumente também o consumo de cálcio durante um tratamento mais longo, pois, ele combate o efeito colateral da perda de massa óssea. Converse como seu médico para tirar todas as suas dúvidas. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  3. Olá boa tarde, realmente depois que eu comecei a me exercitar, com uma caminhada leve já senti muita diferença, pois, eu sempre fui sedentário e só depois que os problemas começaram a aparecer que eu fui cair na real, parabéns pelo post.

    • Olá David,

      A caminhada por ser uma atividade simples, fácil e prática que não exige muito esforço físico às vezes é subestimada. Pode até passar a impressão de que exerce pouco ou nenhum benefício à saúde. Mas o corpo humano não foi feito para ser sedentário, e o simples fato de movimentar-se já traz proveitos significativos na promoção do bem-estar, em especial à saúde física e mental. A caminhada, além de tudo, tem ainda a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas, tanto sob o ponto de vista cardiovascular como ortopédico, ou seja, é uma atividade que te proporciona cuidar da saúde em todos os seus aspectos. Que bom saber que você já está usufruindo desses benefícios. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *