Os Benefícios Da Caminhada Para o Corpo E A Mente

Você conhece os benefícios da caminhada para o corpo e a mente?

Saiba que essa atividade física reúne um grande número de vantagens para quem já gosta de se exercitar e também para quem deseja praticar alguma atividade física e não sabe por onde começar.

Todos nós aprendemos muito cedo a caminhar, é um movimento natural, e por isso mesmo, somos biomecanicamente mais eficientes durante uma caminhada quando comparamos com os movimentos executados em outras modalidades esportivas como o remo, a natação, o ciclismo entre outros.

E independentemente da idade ou condicionamento físico caminhar é um exercício leve, fácil de executar, de baixo custo, que ajuda a emagrecer, tonificar os músculos, e ainda reduz o risco de doenças.

Outra grande vantagem da caminhada é que essa atividade pode ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer lugar, proporcionando os mesmos benefícios, tanto em ambientes fechados utilizando as esteiras quanto ao ar livre.

Caminhar também é uma atividade aeróbica bastante segura do ponto de vista cardiovascular e ortopédico.

Uma caminhada mais rápida dificilmente sobrecarregará o coração e com relação às articulações, o risco de lesões nos joelhos e tornozelos é bem pequeno.

Entre os benefícios da caminhada para o corpo e a mente já citados ainda podemos destacar:

  • Combate ao colesterol ruim;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória e também a densidade óssea;
  • Favorece um bom controle do diabetes e da hipertensão arterial;
  • Ameniza problemas de desequilíbrios posturais e articulares.
  • Proporciona um bom alto astral;
  • Promove o bem estar levando o estresse e o mau humor para bem longe;
  • Combate a insônia, a ansiedade e também a depressão;
  • Promove uma excelente oportunidade de socialização.

Como Conquistar Os Benefícios Da Caminhada Para O Corpo E A Mente

Os benefícios da caminhada para o corpo e a mente são vários

De um modo geral é bom começar com uma frequência de 3 vezes por semana por cerca de 30 a 40 minutos e ir aumentando gradativamente.

Porém depois de estabelecer seus objetivos será preciso programar um ritmo e períodos de treinos mais adequados às suas necessidades:

a) Para quem deseja queimar gordura e emagrecer é preciso aumentar os batimentos cardíacos para ficar entre 70% e 80% da frequência cardíaca máxima (FCM). Neste caso o treinamento deve ser realizado em subidas e descidas por cerca de 3 km em meia hora;

b) Para quem deseja afinar a silhueta é preciso caminhar com ritmo moderado cerca de meia hora. Com esse exercício é possível consumir até 200 calorias. Subir, descer ou até mesmo utilizar esteiras com elevação ajuda a tonificar os músculos das pernas, bumbum e do abdômen;

c) Para quem deseja melhorar o fôlego uma caminhada em ritmo acelerado em terreno com inclinação já colabora para acelerar o metabolismo. Caminhar 2 km em meia hora ajuda a melhorar o condicionamento.

d) Se o objetivo for deseja apenas relaxar então procure caminhar devagar de preferência ao ar livre aproveitando o belo visual da natureza. Caminhar 1 km em meia hora está dentro de uma boa média.

Aproveitando os benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Caminhar é um ótimo exercício que pode e deve ser praticado diariamente.

De acordo com a frequência e a intensidade de seus treinos será possível emagrecer, deixar o corpo em forma, manter a boa saúde do coração e da mente além de retardar o envelhecimento.

Agora que você já conhece um pouco mais dos benefícios da caminhada para o corpo e a mente que tal aproveitar ao máximo as vantagens dessa modalidade que mais parece um passeio, um momento de lazer e divertimento?

É realmente um atividade física que não exige nenhuma habilidade específica, porém bastante indicada pelos profissionais da área da saúde, principalmente para quem deseja deixar de lado o sedentarismo e iniciar um exercício físico prazeroso.

Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

14 Comentários

  1. Geane

    Importantes informações! Adorei!

    • Olá Geane,

      Fico feliz em saber que você gostou do artigo! Os exercícios físicos são essenciais para a manutenção da boa saúde e ajudam na prevenção de algumas doenças. E a caminhada é uma atividade física natural, simples e barata, praticamente sem risco de lesões e quando praticada com regularidade só traz benefícios para saúde. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  2. Celsina Lopes Malta

    Tenho praticado a caminhada e fico muito feliz com os benefícios deste tão importante exercício, espero alcançar meus objetivos que é perder peso e ter mais saúde.

    • Olá Celsina,

      É muito legal você ter dado esse passo importante na busca da conquista dos seus objetivos. A prática regular de uma atividade física como a caminhada vai ajudar você a emagrecer e manter a forma. É um exercício bem democrático, fácil de praticar e que exige poucos recursos, mais proporciona muitos benefícios para a saúde. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  3. Sérgio Braga Osório

    Não deixe de ‘assinar’ um compromisso com seu bem-estar, não negligencie suas possibilidades apenas por preguiça, seu corpo é uma máquina que precisa estar em bom funcionamento para que você se sinta bem. Recomece a caminhar e ao final da primeira semana verá os resultados surgirem. Faça isto, vá em frente, não invente desculpas, melhor não tentar se enganar, o tempo vai cobrar isto de você!

    Abraços……

    • Olá Sérgio,

      É isso mesmo, precisamos ter em mente que a atividade física ajuda na manutenção da própria natureza humana que foi criada para o movimento. E os exercícios físicos promovem a boa saúde, pois, quando bem executados proporcionam inúmeros benefícios. Iniciar uma atividade física praticando a caminhada é uma excelente opção. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  4. Brenner Aguiar

    Olá,
    Muito bom esse artigo,
    pretendo começar com o hábito de caminhar para a minha saúde
    abraços

    • Olá Brenner,

      Que legal saber que você gostou do artigo e que está mudando os seus hábitos em busca de mais saúde e qualidade de vida. Começar a praticar uma atividade física como a caminhada vai proporcionar a você muitos benefícios. Parabéns pela sua iniciativa. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  5. Maria Silvina

    Gostei dos benefícios da caminhada para a minha saúde, tais como diminuição do corpo a hipertensão arterial. Quase tudo que vem neste artigo.

    • Olá Maria,

      A caminhada faz muito bem para a saúde de todos nós trazendo vantagens que melhoram nossa qualidade de vida. É uma das atividades físicas mais democráticas que existe, pois, é um movimento natural, não exige habilidade, é barata, e pode ser praticada em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  6. Antonio Reis

    Só tenho uma dúvida, uma vez um médico me recomendou a caminhar a tardinha, porque não pela manhã? Esta pergunta deveria ter sido feito a ele, infelizmente deixei passar.

    • Olá Antônio,

      Caminhar faz muito bem para nossa saúde sendo também a forma mais fácil de colocar o nosso corpo em movimento. É um exercício fácil de fazer, entretanto, cuidados básicos como uma boa orientação médica ou de um profissional da educação física pode tornar essa atividade ainda mais segura. Com relação ao horário existem pessoas matutinas e vespertinas, então é preciso verificar em qual período elas se sentem mais à vontade e com mais disposição para o exercício físico. O clima é outro fator que influencia na escolha do horário. Estações mais frias ou quentes determinam também qual o horário é mais confortável para essa prática. Alguns cardiologistas, quando há algum problema cardíaco, recomendam que atividades como a caminhada devam ser feitas à tarde, nesse período do dia as fibras cardíacas estão mais aquecidas. Quando o objetivo da atividade é a perda de peso o melhor horário e de manhã, por uma questão metabólica. Se o seu médico fez a recomendação para caminhadas à tarde, então, você deve segui-la. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

    • Olá Esteban,

      Que legal saber que você pratica caminhada e já usufrui dos benefícios desse exercício. Hoje nós temos aplicativos para praticamente tudo e, claro, não poderia ser diferente com as atividades físicas. Poder contar com mais esse auxílio na hora da caminhada é muito positivo. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.