Dicas De Como Cuidar Da Saúde Dos Pés De Atletas
Você adora praticar esportes, mas está tendo problemas em cuidar saúde dos pés?
Então, acompanhe este artigo e veja algumas dicas de como garantir a saúde dos pés de atletas.
A prática de esportes traz inúmeros benefícios, não apenas para o corpo, promovendo maior força e resistência física.
Além de uma boa saúde geral, proporciona vantagens para a mente, já que a atividade física libera endorfina, o ‘hormônio da alegria’ e traz mais calma e tranquilidade para o dia a dia.
No entanto, atletas encontram dificuldades diárias quando o assunto são lesões e dores musculares, especialmente quando falamos de pés.
Para ajudar com essa questão preparamos uma série de dicas de como cuidar da saúde dos pés de atletas.
Então, acompanhe agora!
Como Cuidar Da Saúde Dos Pés De Atletas
Você que é atleta, sabe bem da importância de garantir a saúde dos pés. Não importa qual seja a modalidade que você pratica, se corrida, tênis, futebol ou outros, o importante é garantir o bem-estar físico.
Veja algumas dicas para cuidar da saúde dos pés!
1. Tênis Adequados
Usar sempre um tênis adequado para a prática de esportes é fundamental. Algumas marcas produzem calçados mais específicos para diferentes tipos de esporte, com pontos diferentes de absorção de impacto.
Aliás, se você é um atleta de alta performance, vale a pena fazer esse investimento.
Mas se você não quiser investir tanto dinheiro assim em um calçado, pode procurar por tênis esportivos mais acessíveis que, além de entregarem uma excelente absorção de impacto, também promovem uma boa respiração do pé.
2. Mantenha Os Pés Secos
Os pés possuem cerca de 250 mil glândulas sudoríparas, isso significa que todo mundo sua bastante os pés.
Por isso, além de contar com calçados adequados e que promovam a respiração deles, é fundamental sempre usar meias de algodão, elas são melhores na absorção do suor.
3. Cuidados Diários
Certamente, cuidar corretamente dos pés é bem mais simples do que parece, para começar nunca corte as unhas muito rente a pele e sempre evite cortes muito arredondados.
Tirar a cutícula em excesso, também não é muito indicado, assim como lixar demais as solas.
Ademais, todas essas práticas podem deixar seus pés mais sensíveis, facilitando o surgimento de lesões na pele e dedos.
Além desses cuidados, vale a pena, sempre que lavar os pés, verificar entre os dedos e secá-los o máximo possível.
4. Profissionais Especializados
Além de contar sempre com podólogos para fazer a manutenção dos cuidados com os pés, vale a pena contar com um médico ortopedista especializado em membros inferiores.
Contudo, a melhor maneira de encontrar um profissional desse tipo é contando com um convênio médico. Existem diferentes tipos de planos de saúde, em que especialidades como essa, são facilmente encontradas.
Aliás, além dos muitos tipos de planos de saúde, você também encontrará inúmeros tipos de coberturas, o que lhe permitirá montar um plano mais adequado para as suas necessidades como atleta.
5. Mantenha Os Pés Hidratados
Além dos cuidados mencionados acima, é muito importante manter os pés sempre bem hidratados. Isso ajuda a deixar a pele mais resistente e elástica, dificultando o surgimento de lesões, rachaduras e bolhas
6. Acessórios Que Ajudam
Além de contar com os tênis esportivos, você pode usar acessórios como palmilhas específicas e protetores de silicone que ajudam a evitar calosidades e o surgimento de bolhas.
7. Cuidados Extras Após À Prática
Procure sempre ter um cuidado especial com os seus pés depois de um treino mais longo, ou uma prova. Um, escalda pés, por exemplo, com água quente e um pouco de óleo essencial de melaleuca (antifúngico), ou de lavanda (relaxante), ou mesmo um punhado de sal grosso.
Além de ajudar a relaxar e aliviar as tensões, o escalda pés ajudará a melhorar a circulação sanguínea. Assim, você terá um momento de descanso mais proveitoso.
Caso você tenha muitas dores após a prática esportiva, ao invés de fazer o escalda pés com água quente, o mais recomendado é colocar os pés em um balde com água e gelo.
Aliás em um primeiro momento será incômodo, mas esse procedimento é excelente para o alívio de dores, especialmente as musculares.
8. Bolhas Exigem Cuidados Redobrados
Mesmo se precavendo, muitas vezes as bolhas são inevitáveis. Caso você tenha uma ou mais delas, o mais recomendado é que não as estoure.
Mantenha os pés sempre limpos, secos e em repouso. Deixe que o seu organismo as absorva sozinho.
Se porventura, elas estourarem sozinhas, não remova a pele excedente, ela serve como proteção para a pele nova que está se formando abaixo e ainda não tem defesas.
Sendo assim, remover essa pele pode trazer consequências como infecções e problemas mais graves.
Enfim, seguindo essas dicas para cuidar da saúde dos pés, você que é atleta, certamente, além de pés muito mais saudáveis, você terá pés mais resistentes e bonitos também.
Por: Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros.