Para Que Serve O Condicionamento Físico?

Você gostaria saber para que serve o condicionamento físico?

O seu conceito pode ser definido como ato ou efeito de condicionar o corpo tornando-o apto para a realização de tarefas motoras específicas.

E para que isso aconteça é preciso trabalhar com treinamentos as diversas valências físicas ou capacidades do corpo.

E essas capacidades físicas são potência, força, velocidade, equilíbrio, agilidade, coordenação motora, flexibilidade e a resistência.

Em relação à saúde podemos dizer que significa a capacidade do sistema cardiovascular e do sistema respiratório de trabalharem em conjunto com o músculo esquelético.

Esse trabalho em conjunto produz a energia necessária para as tarefas do cotidiano com o mínimo de dor e cansaço. São os chamados movimentos funcionais.

Em outras palavras um bom condicionamento físico voltado para a saúde, proporciona ao indivíduo uma melhor aptidão física, que é a capacidade de realizar tarefas diárias com vigor e vivacidade.

Estando bem condicionado fisicamente confere ao indivíduo a capacidade de executar tarefas do cotidiano sem o risco de lesões, com menor esforço e ainda com maior rendimento.

 

Qual A Importância Do Condicionamento Físico?

O exercício melhora o condicionamento físico

Todos nós sabemos que praticar uma atividade física é essencial tanto para a saúde física quanto mental.

 

Fazer exercícios físicos significa condicionar o próprio corpo, isso é importante tanto para atletas como pessoas comuns.

 

Para pessoas comuns estar bem condicionado fisicamente não significa necessariamente atividade física intensa, desgastante ou exercícios físicos monótonos. 

 

Para obter um bom condicionamento físico, é preciso apenas manter periodicidade ou a regularidade na prática de exercícios.

 

Isso vai possibilitar uma vida mais plena com saúde e melhor qualidade de vida.

 

Já para os atletas é necessário uma intensidade maior e estar no auge do seu condicionamento proporciona a execução de movimentos específicos do seu esporte com a maior a precisão possível.

Saber reconhecer que um bom condicionamento físico pode beneficiar a nossa vida ajuda a reforçar ainda mais a sua necessidade e importância, em termos de disciplina e dedicação em um treino físico.

 

Benefícios Do Condicionamento Físico

 

O nosso corpo foi programado para movimentar-se e ser sempre o mais eficiente possível.

 

À medida que praticamos as mais variadas atividades físicas e com tipos diferentes de exercícios melhora também nosso condicionamento.

 

Entre os principais benefícios podemos destacar:

 

  • O controle do peso corporal;
  • A prevenção e tratamentos de doenças;
  • A redução da taxa de colesterol e gordura;
  • A diminuição do risco de lesões;
  • A melhora do humor;
  • A boa qualidade do sono, entre outras. 

 

O condicionamento físico é importante para se viver saudável e ter uma longevidade maior com qualidade e com ausência de doenças.

 

A busca por um bom condicionamento físico deve ser contínua, ou seja, promovida ao longo dos anos para obtenção de uma qualidade de vida saudável.

 

Independente de ser atleta ou não, manter um bom condicionamento pode facilitar as realização das tarefas do dia a dia, deixando o corpo mais resistente.

 

Portanto procure praticar exercícios com regularidade e com acompanhamento profissional. A sua saúde só tem a ganhar com isso.

 

Gostou deste artigo em curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.