Treinamento Funcional Para Que Serve E Quais São Os Benefícios?

O treinamento funcional nada mais é do que a prática de exercícios que reproduzem a maneira como a gente se move na vida cotidiana, ou seja, fazendo nossas atividades diárias.

Os exercícios são em geral bem mais divertidos do que aqueles treinos tradicionais, até porque já fazem parte da rotina de tarefas executadas diariamente, só que agora com um novo foco.

No nosso cotidiano realizamos uma série de movimentos variados e constantemente.

São movimentos como levantar, agachar, puxar, empurrar, saltar, dobrar, torcer, virar, andar, correr enfim nas mais diversas situações do dia a dia.

Limpar a casa, lavar o carro, segurar o bebê são exemplos dessas atividades nas quais o corpo humano está utilizando o trabalho simultâneo de vários grupos musculares. O treinamento funcional prepara o nosso corpo para a realização dessas tarefas.

Nos exercícios normalmente a carga de trabalho utilizada é o peso do próprio corpo. Porém podem ser utilizados também alguns acessórios como fitas elásticas, bolas suíças, bosu, halteres, medicine ball, cones entre outros.

 treinamento funcional com bola e halteres

O treinamento funcional desenvolve o corpo de uma maneira mais eficiente, pois, trabalha e movimenta todas as regiões de forma integrada, ao contrário dos treinos convencionais que trabalham exercícios localizados.

Com apenas um exercício é possível trabalhar e treinar várias capacidades físicas.

Confira essa vídeo aula – Exercícios do Treinamento Funcional:

Benefícios Do Treinamento Funcional

São vários os benefícios dessa atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa desde que não tenha nenhuma restrição médica.

Para quem não faz nenhuma outra atividade física também pode praticá-lo, porém, recomenda-se iniciar com exercícios mais simples.

Dentre os principais benefícios podemos destacar a melhora na postura, mais equilíbrio, agilidade, flexibilidade, força muscular, coordenação motora, alívio das dores nas costas, melhora do sistema cardiorrespiratório.

Os exercícios tonificam os músculos e exigem um grande gasto calórico, o que, consequentemente contribui para um emagrecimento saudável.

Treinamento Funcional E A Terceira Idade

O passar dos anos é inevitável, mas envelhecer com saúde é uma opção que deve ser buscada sempre.

Alguns problemas de saúde começam a surgir nesta etapa da vida, e muitos deles em virtude do sedentarismo.

O corpo humano não foi feito para ficar parado e mesmo nesta fase da melhor idade é importante reforçar a saúde com a prática de atividades físicas.

Treinamento Funcional para terceira idade

 

O treinamento funcional pode contribuir muito e de forma bastante favorável para uma melhor qualidade de vida.

Os exercícios simulam situações vividas diariamente e que representam as grandes dificuldades enfrentadas pelos idosos.

É comum neste período da vida haver uma perda óssea e de massa muscular. E o treinamento funcional pode ajudar a fortalecer o CORE (Centro de Gravidade do Corpo) onde se encontram os músculos abdominais, lombares, glúteos e os oblíquos.

Localizados na região ao redor do tronco na linha da coluna lombar, esses músculos suportam e estabilizam a bacia, pélvis e o abdômen.  

Confira neste vídeo – Treinamento Funcional e Musculação para Idosos: 

A dica para pessoas de qualquer idade é que antes de iniciar qualquer atividade física façam uma avaliação médica e estando apto procure a orientação de um profissional da Educação Física.

Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável e também uma boa hidratação.

O legal é praticar os exercícios do treinamento funcional de forma mais confortável possível sempre respeitando os limites e a capacidade física de cada um.

E os resultados seguramente serão mais saúde e qualidade de vida.

Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

10 Comentários

  1. Não tenho dúvidas que o treinamento funcional será a próxima febre das academias. Mas não se trata só de modismo, como vocês explicaram no post, ele traz inúmeros benefícios para os praticantes, por ser adaptável e muito dinâmico.
    Ótimo post, parabéns!

    • Olá Deborah,

      Concordo com você! O treinamento funcional é realmente muito dinâmico e também bem mais atrativo que os treinos convencionais. Além de trabalhar diferentes capacidades físicas ainda combina diversos exercícios relacionados às peculiaridades da vida cotidiana. Isso é muito bom, pois, trata-se de um treino completo e benéfico para todo o corpo. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  2. Juscy Santos

    Adorei a matéria super útil, sempre que tenho alguma dúvida me certifico de qual será a melhor forma de praticar.

    • Olá Juscy,

      Que bom que você gostou do artigo e que esse conteúdo foi útil para você. O treinamento funcional é uma atividade física muito interessante, tem um conceito bem mais dinâmico, que simula as diversas situações vivenciadas no dia a dia. Quando nos movimentos vários músculos estão envolvidos nesta ação e cada um deles desempenha uma função diferente. O treino funcional prepara o organismo para essas atividades de maneira íntegra, segura e eficiente. É legal fazer uma avaliação e um acompanhamento com um profissional da educação física para verificar quais movimentos requerem mais atenção e que precisam ser estimulados e trabalhos corretamente através um programa de exercícios. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  3. Andréa Melo de Rezende

    Sou estudante de Educação Física (bacharel) o que tenho que ter para dá aula de funcional????

    • Olá Andréa,

      Para ministrar aulas de qualquer tipo de exercício ou atividade física é preciso ter formação superior em Educação Física com o título de Bacharel. E para esse profissional atuar em escolas é preciso também ter Licenciatura. Como você deseja dar aulas de treinamento funcional é recomendável que se faça também um curso de capacitação ou extensão universitária nesta modalidade que você deseja trabalhar. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  4. Zedilson Nicolau da Silva

    Querendo aprender mais sobre a atividade.

    • Olá Zedilson,

      Que bom que você está querendo aprender um pouco mais sobre o treinamento funcional. Essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço e adeptos nas academias. Pois, oferecem exercícios mais dinâmicos e personalizados. Reproduzir os movimentos do cotidiano deixam o corpo preparado e treinado para as atividades diárias. Minha sugestão é que você procure uma academia e faça uma aula, com profissional da educação física, para você conhecer melhor e na prática as vantagens do treino funcional. Tenho certeza que vai gostar e vai continuar. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  5. JOAO KLEUNIR

    QUAIS OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA UMA PESSOA MONOPLÉGICA?

    • Olá João,

      A monoplegia se caracteriza pela paralisia de um só membro inferior ou superior ou um grupo muscular. Tem algumas causas possíveis e o tratamento também depende dessas causas, podendo, incluir cirurgias locais, próteses, trabalhos com terapias ocupacionais, reabilitação com fisioterapia e interação medicamentosa. Os treinos funcionais podem ajudar nessa reabilitação melhorando o equilíbrio, a força muscular, a coordenação motora entre outros. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.