Diástase Abdominal: Exercícios E Tratamentos

Você sabia que existem exercícios físicos indicados no tratamento de diástase abdominal? Confira aqui quais são e anote outros tipos de tratamentos!

A diástase abdominal consiste no afastamento do tecido conjuntivo e dos músculos abdominais. Este problema geralmente ocorre após a gestação.

A diástase é a maior causa de dor lombar e flacidez abdominal pós-parto.

Pode ocorrer também fora da gravidez, em pessoas que tem costume de levantar objetos pesados, sem observar a postura correta para isso.

Mas a maior parte dos casos ocorre em novas mamães, cerca de 60% das mulheres apresentam a diástase após a gestação.

O problema acontece como um resultado do alongamento da linha alba, juntamente com o afastamento da fáscia e dos músculos do abdômen.

A fáscia é o tecido que conecta os músculos, e o afastamento ocorre em uma linha vertical, no meio do abdômen.

 

Como Identificar A Diástase?

 

Uma mulher com diástase abdominal segurando um bebê nos braços

Caso a pessoa sinta, principalmente mulheres no pós-parto, que a região abaixo do umbigo esteja muito flácida, ou observar que surge uma protuberância na região do abdômen ao levantar algum objeto pesado, tossir ou agachar, pode ser sintomas de diástase.

Para se certificar é ideal procurar um médico, podendo ser até um clínico geral. Ele irá identificar se é realmente uma diástase abdominal e prescrever um tratamento ideal para cada caso.

 

Tratamentos Para Quem Sofre Com Diástase Abdominal

 

São muitos os tipos de tratamentos indicados para quem sofre com diástase abdominal. Porém, é importante consultar um especialista para melhor indicação e evitar problemas recorrentes da prática de alguns deles.

Por ser um problema que deixa muitas mulheres com baixa autoestima, é importante buscar ajuda para solucioná-lo.

O médico responsável pode indicar alguns tratamentos específicos. Entre eles:

 

1.º – Exercícios Físicos

 

Para as pessoas que possuem diástase abdominal, os exercícios físicos, podem ajudar os músculos a se fecharem novamente.

Mas o ideal é que os exercícios sejam supervisionados por um profissional, pois se mal executados podem chegar a piorar a separação dos músculos ou até surgir uma hérnia.

 

2.º – Fisioterapia

 

Nas sessões de fisioterapia serão utilizados aparelhos específicos para estimular a contração dos músculos abdominais e fortalecimento da região.

 

3.º – Cirurgia

 

A cirurgia é o último recurso no tratamento da diástase abdominal, e consiste em costurar os músculos do abdômen.

O plano de saúde cobre a diástase abdominal, caso a indicação seja a cirúrgica, e o convênio do paciente tiver cobertura para internação e cirurgias.

 

Possíveis Complicações Da Diástase Abdominal

 

A condição pode fazer com que surjam dores nas costas, principalmente na região lombar.

Como os músculos protegem a coluna ao se movimentar, quando ocorre a diástase os músculos ficam fracos, a coluna se sobrecarrega e surgem dores.

Outro problema que pode surgir é a hérnia de disco. Por isso, o tratamento da diástase é muito importante para fortalecer e promover a união dos músculos abdominais.

 

Exercícios Para Tratar A Diástase Abdominal

 

Mulheres praticando Pilates para melhorar a diástase abdominal

Os exercícios para tratar a diástase envolvem o fortalecimento dos músculos.

Várias práticas são indicadas, dentre elas a principal é o Pilates, pois ele trabalha o corpo como um todo, fortalecendo não somente a área necessitada, mas todos os outros músculos.

Mas existem alguns exercícios que podem ajudar a fortalecer a região abdominal, tratando a diástase.

Estes são indicados por um especialista, além de supervisionado por um profissional qualificado. Incluem:

 

Prancha Frontal

 

Deite-se de barriga para baixo, apoiando os cotovelos alinhados com os ombros. Coloque as pontas dos pés no chão e eleve o tronco para que fique reto, em posição de prancha.

O quadril deve ficar reto, o corpo todo alinhado. Contraia o abdômen e fique pelo menos 30 segundos na posição. O ideal é repetir pelo menos três vezes o exercício.

 

Prancha Lateral

 

Consiste na mesma montagem da prancha frontal, só que com apoio lateral do corpo. Apoie um cotovelo e antebraço no chão, com o cotovelo alinhado na direção do ombro.

As pernas ficam unidas e estendidas, o quadril se eleva de forma lateral. A mão livre pode ficar estendida ao lado do corpo ou apoiada no quadril.

 

Abdômen Infra

 

Deite-se de costas para o chão, com a cabeça, ombros e lombar bem apoiados ao chão, os braços estendidos na lateral do tronco.

Eleve os joelhos tirando o quadril do chão, em direção à cabeça e desça lentamente. Faça o máximo de repetições que conseguir, realizando três séries.

Lembre-se de contar sempre com a indicação médica para melhor tratamento e para que não ocorra piora do problema.

Além disso, no caso de praticar exercícios físicos, conte sempre com o acompanhamento de um profissional qualificado.

Por: Andreia Silveira, editora no PlanoDeSaude.net.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe e deixe o seu comentário logo abaixo.

2 Comentários

  1. Para melhorar tem que ter disciplina! Ótima matéria!

    • Olá Clara,

      Realmente para melhorar essa condição é preciso ter disciplina com o tratamento. E por isso, é importante ter a correta indicação de um especialista. Essa correção poderá ser feita com exercícios, fisioterapia e até mesmo com cirurgia, quando o afastamento for maior que 5 cm e os exercícios não forem suficientes para corrigir o problema. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *