Esportes Adaptados Para Deficientes
Quando falamos de esportes adaptados para deficientes devemos lembrar da importância do esporte como ferramenta de inclusão social na vida dessas pessoas.
As atividades são capazes de garantir uma série de vantagens tanto físicas como também mentais para os portadoras de necessidades especiais.
Na verdade muitas dessas pessoas se sentem excluídas da sociedade por não conseguirem realizar uma série de atividades que uma pessoa sem deficiência pode fazer.
E as atividades físicas e esportivas representam uma maneira de fazer com que todos possam se exercitar e ter uma vida normal sem barreiras.
E dessa forma abre-se uma leque de oportunidades incríveis em termos de saúde, bem-estar e qualidade de vida.
E para deixar de lado o sedentarismo, que é um grave problema do novo século, que afeta a saúde de todo mundo nos dias de hoje, até mesmo para quem é deficiente físico não dá para fugir dos exercícios.
As atividades físicas praticadas com o objetivo de lazer ou modalidade esportiva têm evidenciado uma verdadeira terapia promovendo vantagens que vão desde de os benefícios físicos e mentais, inclusão social, prevenção de doenças até mesmo o teste dos seus limites e potencialidades.
Esportes Adaptados Para Deficientes Mais Praticados
Uma boa opção para a prática de atividades físicas são os esportes adaptados para deficientes, afinal, existem diversas modalidades esportivas que podem ser praticadas por pessoas que possuem alguma limitação. Veja a seguir algumas delas:
Judô
A atividade segue as mesmas regras da Federação Internacional de Judô, mas com algumas alterações por ser praticado por portadores de deficiência visuais, sendo assim a punição por pisar fora do tatame não existe.
Natação
Esta modalidade é voltada para amputados, portadores de paralisia cerebral, deficiências visuais, paraplégicos e outros.
As competições são divididas conforme as deficiências dos atletas que são três: visuais, deficientes físicos e deficientes cerebrais.
Tiro
O exercício é voltado para amputados, portadores de paralisia cerebral e cadeirantes.
Nesta modalidade os atletas atiram de posições diferentes das determinadas pelas normas internacionais. Os atiradores podem praticar os seus disparos sentados ou em pé.
Bocha
A bocha é um jogo de muita precisão e estratégia, e por isso só pode ser praticado por deficientes cerebrais, ou portadores de outras deficiências desde que inseridas em classes específicas com o mesmo grau de deficiência.
Com isso, os jogadores podem receber orientações de seus treinadores, sendo esta feita de maneira acústica.
Vela
A modalidade é voltada para amputados, cadeirantes, portadores de deficiência visual, paralisia cerebral e outros.
Destacamos apenas cinco, porém, exitem ainda várias outras modalidades bastante conhecidas como atletismo, arco e flecha, futebol, voleibol, basquetebol sobre rodas, ciclismo, tênis de mesa, tênis de campo, halterofilismo entre outros.
Na verdade a prática de atividades físicas e esportivas por pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, mental, auditiva ou visual representam um processo de reabilitação reconhecido mundialmente.
E está sendo difundido cada vez mais no Brasil e também no mundo todo através de competições.
Vale lembrar sempre que para que a prática dos esportes adaptados para deficientes ocorra com maior segurança possível é necessário contar uma equipe de profissionais habilitados e capacitados na área, com conhecimento da atividade esportiva bem como da deficiência do atleta.
É necessário também espaço físico adequado e adaptado para a prática esportiva e os treinos específicos de cada modalidade.
Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.
18 Comentários