Futebol Para Deficientes Visuais

Você já assistiu a uma partida de futebol para deficientes visuais? 

Sem dúvida nenhuma o futebol é um dos esportes mais populares do planeta não é mesmo?

Sendo assim foi uma consequência natural que essa modalidade esportiva apaixonante também alcançasse as pessoas que por definição e preconceito estiveram sempre excluídas do jogo.

Desde cedo eles foram à procura de alternativas que também lhes permitissem praticar o futebol.

Acredita-se que a prática do futebol entre as pessoas com deficiência visual tenha começado na década de 1920, na Espanha.

Na época os praticantes enfrentavam grandes dificuldades, pois, as adaptações que existem hoje em dia não haviam ainda sido concebidas.

Foi um começo difícil, entretanto, com força e perseverança frente a todas as adversidades, mais essa barreira foi vencida.

Várias adaptações foram feitas para a prática do futebol para deficientes visuais no decorrer do tempo até os dias atuais, mas a essência e a emoção do jogo foram mantidas.

 

Futebol Para Deficientes Visuais: Futebol De Cinco

 

Jogo de Futebol Para Deficientes Visuais

 

O jogo de futebol para deficientes visuais também é chamado de “futebol de cinco”, devido à sua forte influência do futebol de salão, que é outra modalidade esportiva muito tradicional.

Esse esporte adaptado exclusivamente para os cegos provou ser uma atividade bastante atrativa.

Principalmente pelo fato do futebol ser um fenômeno já bem radicado na cultura de vários países. Se tornou  muito popular em pouco tempo.

No Brasil, o futebol de cinco foi muito disseminado em virtude da forte representatividade cultural da modalidade, que é capaz de atrair pessoas de todas as idades.

 

Como É O Futebol De Cinco

 

 

Como o próprio nome diz, as equipes são formadas por cinco jogadores, sendo quatro jogadores atuando na linha e um no gol, o goleiro, que tem visão total.

Nesta modalidade os atletas são divididos em três classes que começam sempre com a letra B (blind, cego em inglês).

  • Classe B1: Cegos totais ou com percepção de luz, mas sem reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância;
  • Classe B2: Atletas com percepção de vultos;
  • Classe B3: Atletas que conseguem definir imagens.

No Futebol Paralímpico competem apenas os atletas da classe B1, com exceção do goleiro.

 

Local Da Partida

 

Diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de 5 são silenciosas, e realizadas em locais sem eco, sendo que  torcida só pode se manifestar na hora do gol.

Normalmente as partidas acontecem em uma quadra de futsal adaptada.  Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo.

As dimensões oficiais da quadra são variáveis entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 22 metros de largura.

O material do solo pode ser de cimento, grama natural ou grama sintética. Deve obrigatoriamente ser plana e não abrasiva.

 

Os Jogadores

 

Uma Partida De Futebol De Cinco Para Deficientes Visuais

 

O goleiro é o único jogador que tem visão total. Os atletas de linha jogam com vendas nos olhos para assegurar a igualdade de condições.

Dessa forma  se evitam quaisquer vantagens sobre aqueles que apresentem percepção luminosa. 

O jogador que tocar na venda comete uma falta. A cada cinco infrações cometidas o jogador é expulso da partida podendo ser substituído por outro.

 

Os Uniformes

 

O uniforme obrigatório dos jogadores é composto por camisa, calção curto, meias, caneleiras e calçado. O único tipo de calçado permitido é o tênis, que pode ser de couro ou de lona.

O único jogador que pode usar calças compridas é o goleiro, cuja cor da roupa deve ser diferente daquelas usadas pelo resto do time.

 

O Tempo De Jogo E A Bola

 

A partida é composta por dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos. A bola deve ser esférica tendo entre 60 e 62 cm de circunferência.

Pode ser de couro ou outro material adequado. Contém guizos internos, que fazem barulho conforme ela se movimenta, para que os atletas consigam localizá-la.

Por isso, o público deve permanecer em silêncio durante a partida.

 

O Chamador

 

Há ainda um guia, o chamador, que fica atrás do gol, para orientar os jogadores. E ele quem diz aos atletas onde devem se posicionar em campo e para onde devem chutar. O técnico e o goleiro também auxiliam os jogadores em quadra.

 

Futebol De 5 Show De Bola

 

 

Mais uma vez o esporte provou que pode e deve ser para todos, pois, a prática do futebol para deficientes visuais demonstrou isso. Hoje ele é praticado em vários países e o número de adeptos vêm crescendo a cada dia.

No mundo em que vivemos cercados por vários estímulos visuais a todo instante recebemos novas percepções luminosas.

Neste aspecto uma pessoa com deficiência visual além de estar em desvantagem, ainda sofre com dificuldades para locomoção e com acessibilidade entre outros aspectos.

O termo deficiente poderia até sugerir a ideia de que se trata de uma pessoa não eficiente, com capacidades limitadas.

Isso não corresponde à verdade, muito pelo contrário, a convivência com essas pessoas, com características diferentes de grande parte da população, desconstruiu esse tipo de preconceito.

A realidade demonstrou que essas pessoas são esforçadas, inteligentes e muito eficientes em tudo aquilo que se propõem a fazerem, igual a qualquer um de nós.

E para quem um algum dia ainda duvidou que elas podiam jogar bola, a prática do futebol para deficientes visuais rompeu com esse mito quebrando preconceitos.

Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *