Evolução Das olimpíadas Pode Trazer Novos Esportes Radicais Já Em 2024
Descubra agora tudo sobre como os jogos olímpicos e como os esportes estão radicais estão ganhando maior espaço nele.
Quem acompanhou os jogos olímpicos de Tóquio muito provavelmente notou algumas mudanças nas modalidades que fizeram parte de um dos eventos mais importantes para o esporte e para os atletas.
Então, as novas modalidades radicais, como o Ciclismo BMX Freestyle, o Skate e o Surfe foram muito bem recebidos pelo público mais jovem e tiveram grande repercussão nas redes sociais.
Mas como será que os esportes radicais têm sido abordados pelas olimpíadas ao longo dos últimos tempos?
Quais são essas modalidades e suas principais características? Quais os outros esportes radicais podem aparecer já em 2024? Confere com a gente!
Surgimento Dos Jogos Olímpicos
A história das olimpíadas já é muito antiga, começando por volta do século VII a.C, quando ainda existia a antiga Hélade.
Em primeiro lugar, a Hélade é um conjunto de cidades-estado que formavam a Grécia Antiga.
E as primeiras competições começaram em Olímpia, uma das principais cidades-estado, cujo nome era uma homenagem ao Deus gredo Olimpus.
Como resultado, as primeiras edições fizeram muito sucesso e os competidores vinham de várias regiões só para participar dos jogos.
Isso se tornou uma tradição, e há quem diga que, segundo a mitologia grega, Hércules foi o criador dos jogos em Olímpia, já que era um dos filhos de Zeus.
Nessa época, ainda existiam alguns sacrifícios de animais em homenagem à divindade.
Logo no início, a única modalidade que existia era a corrida, mas isso mudou muito com o passar do tempo e novos esportes foram incluídos nos jogos.
Início Das Modalidades
Logo, as novas modalidades que surgiram com o tempo trouxeram ainda mais competidores e atletas do mundo todo, além de atrair um grande público interessado em acompanhar o evento. São elas:
-
Salto;
-
Luta corporal;
-
Lançamento de disco;
-
Lançamento de dardo.
Outras Modalidades Antigas
Entretanto, além das primeiras modalidades desenvolvidas, outras também foram surgindo e agregaram ainda mais competidores nos jogos olímpicos, como por exemplo:
-
Boxe;
-
Pentatlo;
-
Corrida de bigas;
-
Corrida de cavalo;
-
Salto a distância;
-
Pancrácio (luta violenta que incluía o estrangulamento).
Modalidades Modernas
Assim, nos jogos originais da Era Moderna, em 1896, os novos esportes em disputa foram os seguintes:
-
Atletismo;
-
Ciclismo;
-
Esgrima;
-
Ginástica;
-
Halterofilismo;
-
Novas modalidades de lutas;
-
Natação;
-
Tênis;
-
Tiro.
Evolução Dos Jogos Olímpicos
Então, como dissemos anteriormente, com o passar do tempo, novas modalidades foram surgindo e agregaram mais valor e interesse do público e dos atletas.
Além disso, os jogos olímpicos evoluíram em diversos aspectos que atualmente ainda são considerados durante o evento.
Por fim, a transição dos jogos antigos para os modernos foi idealizada pelo francês Pierre de Frédy, que retomou as olimpíadas em 1986, em Atenas.
Aliás, essa fase adotou novas normas e significados e seu título passou a ser Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Foi a partir daí que a competição passou a não se limitar apenas às disputas por medalhas, mas também pela motivação em defender a paz e a bandeira de cada país que começou a disputar os jogos.
Sendo assim, nessa edição dos jogos em Atenas, 285 atletas representaram 13 países em novas modalidades, como tênis, ginástica, ciclismo e natação.
Todos os esportes se desenvolveram completamente, então novas técnicas surgiram e se aprimoraram durante as várias edições das olimpíadas.
Olimpíadas De Tóquio 2020
Em 2020, estava previsto para acontecer as olimpíadas em Tóquio, entretanto, a pandemia causada pela COVID-19 atrapalhou o desenvolvimento do evento, que teve que ser adiado.
Realizado agora, em 2021, a atração contou com 46 modalidades no total.Modalidades em 2021.
Então, as 46 modalidades tornaram o evento muito mais dinâmico e atrativo, além de permitir que mais atletas tenham a oportunidade de participar de um dos eventos mais importantes para os esportes.
Mas será que você sabe a história de algumas das principais modalidades nas olimpíadas de Tóquio em 2021? Vamos saber tudo sobre as 5 mais conhecidas a seguir.
Basquete
Aliás, ainda que não seja um esporte considerado radical, o basquete é um clássico que não pode faltar nos jogos olímpicos.
Então, a primeira vez que o basquetebol figurou nas Olimpíadas valendo medalha foi em 1936, em Berlim.
Inclusive, tanto na modalidade feminina quanto na masculina, os Estados Unidos são os maiores vencedores do basquete mundial.
Ginástica Artística
Certamente, a ginástica artística pode ser considerada como um dos esportes mais esperados nas olimpíadas, já que é uma modalidade muito tradicional e presente desde as primeiras versões dos jogos olímpicos modernos, em 1986.
Futebol
Inegavelmente, o futebol é reconhecido como o esporte mais popular do mundo e é jogado nas olimpíadas desde 1900.
O Brasil, inclusive, conquistou a medalha de ouro nas últimas duas edições e tem uma grande torcida até mesmo fora do país.
Natação
A saber, a primeira vez que uma piscina foi utilizada para a competição de natação nas olimpíadas foi em 1908, em Londres.
Por isso, também pode ser considerado um esporte muito clássico para os jogos olímpicos.
Vôlei
De fato, o voleibol se tornou um esporte olímpico a partir de 1964, quando Tóquio também sediou as olimpíadas.
Ademais, o Brasil sempre é uma das maiores esperanças de medalha de ouro, já que tem um time muito forte, tanto na categoria feminina quanto na masculina.
Outras Modalidades
Aliás, além das modalidades citadas acima, atualmente há uma diversidade muito grande dentro das olimpíadas, como por exemplo:
-
Tiro com arco;
-
Atletismo;
-
Baseball;
-
Vôlei de praia;
-
Canoagem;
-
Hipismo;
-
Esgrima;
-
Golfe;
-
Handebol.
Esportes Radicais
Dessa forma, ainda não há muitos esportes radicais que fazem parte das olimpíadas, mas esse cenário tem mudado com o passar do tempo, principalmente com as novas modalidades: skate, surfe, escalada, ciclismo BMX corrida e o ciclismo BMX freestyle.
Enfim, ao que parece, a abertura para modalidades radicais se intensificou agora, em Tóquio.
Certamente podemos imaginar em 2024, na França atletas competindo no rafting, bungee jump ou salto de paraquedas.
Artigo produzido por Gabriel Almeida.