A Influência Da Saúde Bucal Na Qualidade De Vida

Por mais que não pareça, a relação entre saúde bucal e qualidade vida é muito estreita, sendo que uma pode influenciar diretamente na outra.

Assim, a negligência com os cuidados e a integridade dentária pode afetar todo o organismo, causando doenças e grandes desconfortos para o paciente.

Ao mesmo tempo, o estilo de vida e os maus costumes do cotidiano podem determinar a condição da saúde e a funcionalidade do sistema imunológico.

Isso dificulta o controle do aparecimento de cáries, doenças gengivais e vários outros problemas bucais que interferem no bem-estar.

Por isso, desfrutar dos benefícios oferecidos por um plano dentário empresarial e realizar consultas frequentes com um dentista é a melhor forma de manter a saúde oral e garantir a construção de uma boa qualidade de vida.

 

Como A Saúde Bucal Influencia A Qualidade De Vida

 

Uma família escovando os dentes para terem uma boa saúde bucal e qualidade de vida

Saúde bucal e qualidade de vida estão relacionadas! Pois, saiba que diversas doenças podem acometer a cavidade oral, causando problemas como as dores de dente e o desconforto recorrente.

Quando esses problemas aparecem, o paciente costuma sentir repercussões no dia a dia, como a dificuldade de concentração e problemas que envolvem:

 

1. Impacto Direto Na Autoestima

 

A boca é um componente extremamente relevante no rosto, sendo que o sorriso causa grande impacto na aparência, na autoconfiança e nas relações sociais.

Isso faz com que os problemas com a saúde e estética oral também tenham um grande peso no bem-estar individual.

As cáries e periodontites são as principais causadoras da perda dentária que, por sua vez, gera problemas graves na autoestima.

Além de dificultar o estabelecimento de relações de trabalho, o posicionamento em reuniões e a interação social como um todo.

 

2. Aparecimento De Doenças

 

Além disso, essas doenças também podem comprometer a saúde de todo o corpo, fazendo com que as bactérias orais possam se espalhar pelo organismo, dando origem a patologias sistêmicas graves como:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Problemas respiratórios;
  • Enfermidades gastrointestinais;
  • Indução do parto prematuro;
  • Agravamento da hipertensão, entre outras.

 

3. Piora Na Qualidade Da Nutrição

 

As dores de dente e o enfraquecimento das estruturas bucais são capazes de causar dificuldades na mastigação e na deglutição, o que acarreta na ineficaz absorção de nutrientes.

Tal aspecto prejudica o sistema de proteção natural do corpo e faz com que o paciente fique doente com mais frequência.

Além disso, pode limitar o acesso a certos alimentos, uma vez que o surgimento de aftas e feridas bucais, bem como a sensibilidade dentária são fonte de grande desconforto durante a ingestão de comidas cítricas, quentes ou muito geladas.

 

4. Problemas Com O Rendimento Profissional

 

Os problemas bucais também afetam diretamente o desempenho profissional dos pacientes.

Inclusive, esse é um dos motivos que tem levado ao grande investimento na disponibilização do plano odontológico para empresas, para os funcionários.

Isso porque, desde as doenças já citadas, até a má formação óssea e as anormalidades na estruturação dos dentes, como a má oclusão, encaixe inadequado da mordida, e o apinhamento dental afetam o.

As dores de dente e o enfraquecimento das estruturas bucais são capazes de causar dificuldades na mastigação e na deglutição, o que acarreta na ineficaz absorção de nutrientes.

Sendo assim, tal aspecto prejudica o sistema de proteção natural do corpo e faz com que o paciente fique doente com mais frequência.

Além disso, pode limitar o acesso a certos alimentos, uma vez que o surgimento de aftas e feridas bucais, bem como a sensibilidade dentária são fonte de grande desconforto durante a ingestão de comidas cítricas, quentes ou muito geladas, cotidiano dos pacientes.

Em contrapartida, o acesso facilitado ao serviço odontológico tem provado melhorar os níveis de foco, produtividade e da satisfação com a empresa.

Assim, os benefícios plano odontológico empresas também abrangem os negócios, pois além de possuir um custo baixo esse serviço é capaz de reduzir as faltas e atrasos por motivos de saúde.

 

Os Benefícios Que O Plano Odontológico Pode Proporcionar

 

Um casal sorrindo e feliz ao conquistarem uma boa saúde bucal e qualidade de vida

Mesmo os procedimentos odontológicos mais simples, como a limpeza profissional ou o tratamento de canal, podem acarretar em altos custos quando feitos de modo particular.

Isso faz com que a maioria das pessoas não façam esse acompanhamento com a constância necessária.

Neste cenário, o oferecimento de um plano odonto empresarial pode ajudar a impedir que os funcionários da empresa esperem a necessidade do atendimento emergencial, que pode resultar no afastamento e gastos mais expressivos, para realizar as intervenções necessárias.

Assim, a assistência odontológica faz com que os tratamentos sejam mais acessíveis e o paciente possa encontrar bons profissionais próximos ao local de trabalho ou perto de casa. 

Tudo isso, sem precisar se preocupar com os custos ou com a segurança.

Mesmo as pequenas e médias empresas podem oferecer esse tipo de assistência, por meio dos planos odonto PME.

Enfim, esse benefício é um grande atrativo para os novos talentos, possui um custo baixo e ainda pode ser deduzido no Imposto de Renda.

Sendo assim, isso traz vantagens para colaboradores e empresas, visto que a qualidade de vida e a disposição, como um todo, são favorecidas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *