O Que O Vício Em Celular Pode Causar?

Você sabia que o vício em celular pode causar problemas sérios de saúde?

Vivemos conectados ao mundo virtual quase 24 horas por dia. Muito graças ao celular, companheiro inseparável nos dias de hoje.

Não há como negar que o celular se tornou um item indispensável no cotidiano, por facilitar, e muito, várias atividades em nosso dia a dia.

Os smartphones, tablets e outros aparelhos eletrônicos portáteis mudaram de vez a forma como acessamos informações, entretenimento e até como nos comunicamos e relacionamos.

O usuário de telefone de hoje gasta de duas a quatro horas por dia lendo e-mails, enviando textos e verificando sites de mídia social em seus dispositivos móveis.

Para se ter uma ideia da dimensão da utilização desses aparelhos, há pessoas que chegam a trocar 500 mensagens de texto por dia.

Levando em conta uma média de 30 caracteres cada, ou seja, dão 15 mil toques diários na tela, 105 mil por semana ou 420 mil por mês, segundo o ortopedista Luís Phelipe Cardinalli.

Assim com tantos movimentos repetitivos, é comum surgirem os problemas de saúde como os casos conhecidos por “pescoço de texto”.

Nestes casos a pessoa sente dores na cabeça ligadas a tensões na nuca, pescoço, braços e ombros.

 

O Vício Em Celular Na Postura E Mecânica Corporal

 

Vício em celular provoca má postura corporal

O uso desses dispositivos influencia nossa postura e na mecânica corporal de maneiras não saudáveis.

Com todo esse uso exagerado ​​contribui para o surgimento de problemas no pescoço, a parte superior das costas, o ombro e a dor no braço.

Você sabia que dependendo ângulo de inclinação ao usar telefones celulares você pode dobrar ou triplicar o peso de sua cabeça e sobrecarregar seu pescoço?

Se você está lendo este artigo em um celular ou tablet, muito provavelmente estará fazendo isso agora: inclinando a cabeça para frente e para baixo para ver o seu dispositivo.

Milhões de pessoas fazem isso ao longo do dia ignorando os danos que toda essa utilização pode causar à saúde principalmente na coluna, costas, pulsos e polegares.

Além disso, a má postura enquanto sentado, em pé, andando ou em uma posição estática pode levar a mais do que dor e rigidez na parte superior do corpo.

A má postura também afeta outras partes da coluna vertebral, como o centro e a região lombar

 

Como Evitar Que O Vício Em Celular Prejudique Sua Saúde

 

As pessoas estão conectadas praticamente o tempo todo em seus aparelhos celulares ou smartphones, portanto, é necessário ter muita atenção com a postura corporal durante o uso desses aparelhos.

Manter a boa postura enquanto se usa o celular é muito importante porque a tendência é a pessoa ficar com a cabeça inclinada para frente e para baixo.

Com isso, o peso da cabeça passa de 5 kg para até 27 kg, o que é demais para a coluna cervical.

Para conseguir segurar a cabeça nessa posição tão inclinada o corpo precisa se ajustar e por isso a corcunda surge e a dor no pescoço também.

 

Problemas com o vício em celular são reduzidos com o uso correto

 

A melhor forma de evitar a dor no pescoço e nos olhos, ficar corcunda ou de ter uma tendinite no polegar é diminuir o uso de celular, mas algumas outras dicas que podem ajudar, veja a seguir:

  • Segurar o celular com as duas mãos e aproveitar a rotação de tela para escrever mensagens usando, pelo menos, os 2 polegares;
  • Evitar usar o celular por mais de 20 minutos seguidos;
  • Manter a tela do celular próxima da altura do rosto, como se fosse tirar uma selfie;
  • Evitar inclinar o rosto sobre o telefone e garantir que a tela fica na mesma direção dos olhos;
  • Evitar apoiar o telefone no ombro para falar enquanto escreve;
  • Evitar cruzar as pernas para apoiar o tablet ou celular no colo, porque assim terá que se baixar a cabeça para ver a tela.

 

Alongar E Praticar Exercícios Físicos Ajuda?

 

Alongamentos contra o vício em celular

 

Praticar exercícios regularmente também é uma boa forma de fortalecer os músculos das costas, favorecendo a boa postura corporal.

Uma outra dica para evitar lesões é sempre fazer alongamentos nas áreas mais sobrecarregadas durante a utilização dos celulares.

A rápida evolução da tecnologia nas últimas décadas transformou a vida de grande parcela da população mundial.

Ao mesmo tempo em que trouxe comodidade, rapidez, agilidade e proximidade das coisas, nos distanciou das outras pessoas.

E engana-se quem pensa que os riscos estão presentes apenas na vida adulta. Ganhando celulares cada vez mais cedo, as crianças ficam expostas precocemente aos problemas causados pelo uso excessivo dos aparelhos.

Como dica final precisamos encontrar o equilíbrio, para que possamos todos usufruir dos benefícios da tecnologia, minimizando os prejuízos do vício em celular.

É necessário que haja tempo para o relacionamento interpessoal com amigos e familiares, para a leitura, estudos e tantas outras coisas que não podem ser substituídas por uma tela.

Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *