Como Elaborar Um Cardápio Para Ter Uma Alimentação Saudável

Os cuidados com o peso é uma preocupação que está cada vez mais presente na vida das pessoas. Estudos apontam que a população de todo o mundo está engordando cada vez mais e antes de chegar à idade adulta.

Porém, as pessoas também estão mais conscientes e buscando tratamentos adequados para evitar a obesidade.

Para ficar em forma e sentir-se bem consigo mesmo, o mais indicado é buscar formas saudáveis de emagrecer. Sendo assim, as maneiras mais recomendadas são, elaborar um cardápio para ter uma alimentação saudável e associar à práticas de atividades físicas.

Antes de tudo é importante saber que o cardápio deve seguir as necessidades do organismo da pessoa, não sendo indicado fazer dietas alheias, pois há casos em que certos nutrientes não são bem aceitos pelo corpo, podendo engordar ou até mesmo gerar inchaço.

Qual A Forma Correta De Montar Um Cardápio Saudável?

cardápio saudável

Conforme foi dito anteriormente, não é recomendado seguir um cardápio com base no que faz bem para outra pessoa, pois isto pode não funcionar para você. Portanto, o mais indicado é consultar-se com um nutricionista ou endocrinologista e solicitar uma dieta especial.

A partir daí será possível montar um cardápio adaptado às suas necessidades, oferecendo os nutrientes que o organismo necessita para acelerar o metabolismo e trabalhar corretamente.

Quais Alimentos Para Ter Uma Alimentação Saudável?

Os alimentos para ter uma alimentação saudável devem ser cuidadosamente selecionados. Em primeiro lugar, é indicado incluir frutas no café-da-manhã, aliás, o próprio café deve ser substituído por sucos naturais, uma vez que a cafeína intoxica o organismo.

 alimnetos para uma refeição saudável

Sendo assim, o ideal é começar o dia comendo pão integral com queijo e presunto light ou manteiga.  No almoço, os alimentos devem continuar saudáveis, sendo recomendado preferir arroz, saladas, feijão ou beterraba, uma vez que é preciso consumir ferro. Para acompanhar pode-se optar por peixe ou frango grelhado.

Durante a tarde é fundamental fazer lanches, pois não se deve ficar mais de três horas sem se alimentar. Sendo assim, no meio da tarde é importante comer uma fruta como, por exemplo, maçã, uva, banana ou morango. Também pode-se tomar chá como bolacha água e sal.

Por fim, durante a noite é importante consumir alimentos leves. Portanto, o ideal é optar por saladas, carnes grelhadas ou sopas. Além disso, a refeição tem que ser feita três horas antes de ir dormir, pois do contrário o organismo irá demorar mais para fazer a digestão.

Como Seguir O Cardápio Para Ter Uma Alimentação Saudável

Bom, depois de montar um cardápio saudável é essencial segui-lo regularmente. Para que isto aconteça é importante ter uma disciplina alimentar, ou seja, comer sempre no mesmo horário.

Em alguns casos, a pessoa não pode se alimentar sempre em casa, ficando mais propensa a consumir qualquer coisa na rua, para evitar esta situação, recomenda-se fazer uma marmita saudável e levar para o trabalho. Além disso, pode-se deixar na bolsa uma maçã ou uma fruta prática de carregar.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.