HIIT: Treinos Mais Rápidos

HIIT é uma sigla do inglês hight intensity interval training, em português: treinamento intervalado de alta intensidade.

Ainda não muito conhecido ou explanado no Brasil, esta modalidade de treinamento oferece um treino intenso e completo com ótimos resultados mesmo com poucos minutos ao dia.

O hiit é muito mais avançado do que o aeróbio de longa duração e garante resultados em menos tempo que este se o seu objetivo for emagrecer.

Seus exercícios são intensos, de curta duração, mas ainda assim proporcionam melhor capacidade atlética e condição, melhoram o metabolismo da glicose e a queima de gordura, dentre outros benefícios que você poderá conferir mais a seguir.

Como Funciona O Treinamento Intervalado de Alta Intensidade?

treinamento intervalado de alta intensidade é uma estratégia de exercícios com períodos de exercício intensos curtos, alternando com períodos de recuperação menos intensa, por isso o nome.

Como São Planejados Os Treinos?

HIIT Treinos de alta intensidade

Geralmente uma sessão do hiit varia de 4 a 30 minutos. Sim, apenas poucos minutos são o suficiente. A sequência mais comum é composta de:

  • Aquecimento;
  • 3 a 10 repetições de exercícios de alta intensidade, separados por exercício de média intensidade para a recuperação;
  • Terminando com um período de exercício de arrefecimento.

Benefícios do Hiit

Curta Duração

O maior benefício deste tipo de treinamento é que não são necessárias horas por dia de exercícios para conseguir chegar ao peso ideal como geralmente imaginamos que seja.

Maior Queima De Gordura

Uma pesquisa acompanhou dois grupos de ciclistas: um deles pedalou por apenas 4 minutos, com sprints de 30 segundos, e 10 segundos de descanso, ou seja, seguindo a lógica do treino intervalado de alta intensidade. O outro grupo pedalou por uma hora sem parar.

Foi constatado que o primeiro grupo, aquele que se utilizou do hiit e que pedalou por apenas 4 minutos, alcançou resultados mais expressivos do que o grupo que seguiu o aeróbio de longa duração, e pedalou por uma hora sem parar.

E tem mais: o primeiro grupo teve um aumento em 170% de seu VO2, contra 70% do segundo grupo. VO2 significa performance, potência, resistência, saúde, e metabolização, quanto maior for, melhores serão estes resultados.

A queima de gordura também será maior de acordo com o VO2. Quanto maior o VO2, maior a queima de gordura.

Queimando Gordura Por Mais Tempo

HIIT Queima gorduras

Um estudo publicado na PubMed mostrou que a queima de gordura do treinamento intervalado de alta intensidade dura até 48 horas após o treino.

Ou seja, após o treino, em repouso, a queima de gordura se estende por 2 dias inteiros! Isso se deve à falta de oxigênio gerada no treino intenso.

Exemplificando, é o mesmo que se exercitar por poucos minutos, e seu corpo continuar queimando calorias por mais de 1 dia.

Aumenta o GH

Esta foi uma conclusão a que pesquisadores canadenses chegaram já em 2006. No caso das mulheres, este tipo de treino hiit aumenta em mais de 500% um hormônio chamado GH, que nada mais é do que o hormônio do crescimento humano, que ativa o aumento da massa muscular.

Além de queimar 36% a mais de gordura, ainda aumenta em 500% o ganho de massa muscular. A pesquisa também concluiu que os resultados têm muito mais a ver com a intensidade do treinamento do que com a duração do treino.

Suprime a Grelina

Grelina é o hormônio que estimula a fome. Suprimir este hormônio significa reduzir a fome, e consequentemente você comerá menos e irá ingerir menos calorias.

Artigo escrito por Bruna Dias.

Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.