Qual A Importância Da Água Para O Ser Humano?

A água é um dos grandes remédios da natureza para a nossa saúde, composta de vários minerais, esse precioso líquido é vital para o funcionamento do nosso corpo.

É ela que transporta os nutrientes, elimina as toxinas, aquece, lubrifica e também hidrata todo o nosso organismo.

Beber água é uma atitude essencial para manutenção da vida.

Isso faz da reposição de líquidos uma das mais importantes práticas nutricionais que existem.

O ser humano pode ficar até 5 minutos sem respirar, até 35 dias sem comer, porém, morre em 5 dias senão ingerir líquidos.

Somente para se ter uma ideia um bebê na barriga da mãe tem 95% do seu peso composto de água, um recém-nascido tem 80%, e um ser humano adulto tem cerca de 70% do seu peso em água.

Já uma pessoa idosa tem apenas 40%, mas isso porque a desidratação é apenas uma das particularidades da velhice.

Como Perdemos Água No Corpo?

Perdemos água no controle da temperatura do corpo quando suamos e também no metabolismo da própria respiração.

A quantidade depende da temperatura ambiente e da intensidade dos exercícios físicos que fazemos.

Podemos eliminar também cerca de 1 a 6 litros de água todos os dias por meio da urina. Pode ocorrer também, embora, num volume bem pequeno através das fezes, podendo se tornar um problema grave em caso de diarreia.

Na realidade muitas pessoas têm preguiça de beber água e várias delas já têm problemas de saúde devido à falta desse líquido no organismo.

Toda água que tomamos não fica parada no nosso corpo, ela fica em constante movimento.

A sede é o principal sintoma que está faltando água no organismo. E quando se fica muito tempo sem tomar água, ou em caso de diarreia, pode ocorrer a desidratação, que é um problema bem mais sério. Toda água perdida precisa ser reposta para que o organismo funcione bem.

Como Saber Se A Quantidade De Água Ingerida É Suficiente Para Essa Reposição?

 

É bastante comum ouvirmos que a recomendação diária é beber de 2,0 a 2,5 litros de água. Mais será que isso é mito ou verdade?

Até certo ponto é verdade, porém, existe um cálculo utilizado por médicos e nutricionistas, que serve de parâmetro para saber o quanto cada pessoa realmente necessita beber diariamente.

Esse cálculo bastante simples é resultado da multiplicação do peso corporal pela medida de 30 ml a 35 ml de água.

Por exemplo: uma pessoa de 60 kg x 35 ml = 2,100. Essa pessoa necessita ingerir 2,10 litros de água por dia para se manter bem hidratada.

Para quem não gosta de fazer cálculos, uma outra dica também simples e prática é a medida de 250 ml de água para cada 10 kg de peso, por exemplo uma pessoa de 80 kg deve ingerir o equivalente a 8 copos de 250 ml lembrando sempre que em caso de fazer arredondamento este deve ser sempre para cima.

Uma outra dica é ficar atento à cor da urina. A primeira urina do dia e sempre mais escura porque está eliminando toxinas, depósitos de sais, porém, ao longo do dia sempre verificar se a urina esta clarinha. Quanto mais clara estiver isso indica que a hidratação está adequada.

Como Melhorar A Hidratação?

 

Se você está entre as milhares de pessoas que esquecem ou têm preguiça de beber água todos os dias, confira estas dicas que vão ajudar a estimular o consumo:

copo de água na mesa de trabalho

 

  • No ambiente de trabalho onde passamos a maior parte do tempo, sempre deixe uma garrafinha de água por perto;
  • Caso a pessoa não goste de tomar água, beba suco natural, água de coco, consuma mais frutas, porém o ideal mesmo é sempre a hidratação com água;
  • Em casa na rotina do dia a dia ou mesmo no sofá assistindo TV tenha sempre uma garrafinha de água ao lado, isso acaba virando um hábito;
  • O ideal é logo ao acordar tomar água. Essa é a primeira coisa que se deve fazer em jejum. Durante o sono ficamos muito tempo parados, e às vezes suamos então é necessário repor toda essa água perdida.

Como Fazer Uma Boa Hidratação Bebendo 8 Copos de Água Por Dia?

 

copo de água com gelo

 

Pode ser utilizado o cálculo simples multiplicando o peso pela medida de 30 a 35 ml ou a medida de 250 ml a cada 10 quilos de peso.

Ao acordar pela manhã tomar 2 copos de água, e no intervalo após o café da manhã até meia hora antes do almoço tomar mais 3 copos. No intervalo após o almoço até o jantar tomar mais 03 copos.

Lembrando que a ingestão de líquidos deve ser no máximo 20 minutos antes das refeições e duas horas após as refeições para dar tempo de ocorrer a digestão.

É importante lembrar que o ideal é nunca tomar água ou qualquer outro líquido junto com a refeição.

Lembre-se que não é preciso sentir sede para beber água. Quando isso acontece é porque já está faltando água no organismo.

E quando o corpo precisa dessa água não adianta trocar por um café, refrigerante, chá ou outra bebida qualquer.

Algumas bebidas contém açúcar, sódio e até cafeína que estimulam o sistema nervoso central e além de não repor o líquido perdido contribuem para desidratar ainda mais o corpo.

Beba mais água, e viva com mais saúde e qualidade de vida.

Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.