A Importância De Saber Combinar Alimentos

Se alimentar de maneira saudável é um dos primeiros passos para uma mudança significativa de estilo de vida.

Mas o que parece fácil, não é tão simples assim, combinar os alimentos de acordo com grupos e nutrientes requer conhecimento e principalmente, vontade em querer ser saudável.

Dieta saudável não retira importantes componentes da alimentação, é importante saber combinar os carboidratos, as proteínas, os lipídeos (gorduras), as frutas, verduras, legumes, enfim, é fundamental utilizar os diversos grupos de alimentos em prol de uma vida mais saudável.

O ideal é que de 5 a 6 refeições sejam realizadas diariamente, e para aqueles que têm como intuito o emagrecimento, essa é uma atitude essencial.

alimentação realizada de maneira correta e equilibrada estimula o bom funcionamento do metabolismo, que consequentemente se torna mais apto para a queima de gorduras.

Como Combinar Os Alimentos

Nutrientes bem combinados aumentam o poder de absorção do organismo, quer um exemplo?

O ferro, importante mineral, otimiza importantes funções no organismo:

a) ajuda na produção de energia;

b) age diretamente sobre a ação de importantes células, incluindo as células cerebrais;

c) a presença do ferro fortalece o couro cabeludo e previne a queda capilar;

d) é importante para uma pele saudável e fundamental na dieta de grávidas, por atuar na formação saudável do feto.

Enfim, o ferro desempenha diversas e importantes funções no organismo, mas esse nutriente tem seu poder de absorção aumentado quando consumido junto à vitamina C.

Isso mesmo, o consumo do mineral ferro junto à vitamina C aumenta o poder de absorção do organismo desses dois fundamentais nutrientes.

alimentos para uma refeição saudável 

Isso quer dizer que se você no almoço tem em seu prato, as tradicionais porções de arroz e feijão (fonte de ferro) mais a importante proteína por meio de um filé de carne magra, pode incluir uma fruta cítrica como sobremesa após a refeição.

Isso por ela ser rica em vitamina C ou até mesmo pode se tomar um copo de aproximadamente 300 ml de suco natural de alguma outra fruta rica na vitamina (morango, kiwi, laranja, limão, abacaxi, entre outras).

A vitamina A, além de ser indicada para a saúde dos olhos, possui poder antioxidante e tem seu poder de absorção aumentado se unida ao ferro.

O famoso feijão presente na dieta da maioria dos brasileiros pode ser unido a alimentos ricos em vitamina A (cenoura, pimentão, agrião, abóbora, entre outros) deliciosas frutas como o damasco e o pêssego também podem ser exploradas por possuir a importante vitamina.

A presença de lipídeos (gorduras) é responsável por fazer com que o organismo absorva importantes nutrientes.

Por isso unir o azeite, por exemplo, a alimentos ricos em vitamina K (brócolis, couve, alface, nabo, entre outros), importantes para a boa circulação e coagulação equilibrada do sangue, é indicado.

alimentos saudáveis previnem anemia ferropriva

O licopeno, importante agente antioxidante, presente em alguns alimentos de tom avermelhado como tomate, morango, melancia, goiaba, entre outros, também pode ser melhor absorvido se ingerido junto à presença de gorduras.

Por isso dê preferência às gorduras saudáveis como o azeite, mas no caso do licopeno, a melhor maneira de aproveitamento está na utilização do tomate em forma do tradicional molho.

É fundamental que se compreenda que dietas variam de pessoa para pessoa, as combinações de nutrientes também dependem disso, portanto a consulta nutricional é tão importante. Agregue saúde à sua dieta.

Artigo escrito por Daiana Barasa do Grupo Sare Drogarias.

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