Pilates Exercício Físico Para Todas As Idades

O pilates é considerado um tipo de exercício físico que promove o condicionamento corporal através de métodos inteligentes de alongamento, de modo a movimentar todo o corpo.

Esta atividade física está presente há pelo menos dez anos nas academias brasileiras, mas existe há mais de 50 anos, inicialmente era utilizada para alongar entre bailarinos.

A modalidade é praticada com o auxílio de uma bola grande e confeccionada em material especial, sendo capaz de sustentar o corpo e promover o relaxamento dos músculos.

Atualmente o pilates é utilizado como um exercício alternativo por quem despensa a realização de treinos mais pesados.

Embora esta atividade seja mais tranquila, não significa que ela não produza efeitos sobre o organismo, muito pelo contrário.

Os benefícios do pilates são muitos como, por exemplo, emagrecimento, flexibilidade, entre outros.

Quem Pode Praticar Pilates

exercício de pilates

Todas as pessoas podem praticar pilates, desde jovens até idosos, isso porque a atividade não oferece nenhum risco aos indivíduos devido ao fato de ser de baixo impacto.

Porém, é aconselhável somente começar a praticar o exercício com a orientação de um profissional que seja qualificado nesta área, uma vez que a realização de movimentos errados pode provocar dores e lesões nos músculos.

É possível praticar pilates para aumentar a flexibilidade do corpo ou emagrecer, pois a atividade trabalha todo o corpo, promovendo a perda de calorias.

Além disso, para quem esteja fazendo fisioterapia também pode realizar esta atividade como forma de complementar e se recuperar em menor tempo.

Benefícios Do Pilates

A prática do pilates traz benefícios diferentes para corpo. O primeiro deles é para aqueles que desejam emagrecer, pois a modalidade possui séries com diversos movimentos, sendo assim, a realização da atividade por uma hora resulta na perda de 300 calorias.

exercício de pilates

Fazer pilates reduz o stress, o exercício é calmo e permite o relaxamento mental e de todos os músculos, fazendo com que os pontos de tensão sejam eliminados, evitando dores nas costas.  

As pessoas que buscam mais flexibilidade também podem encontrar uma boa aliada nesta atividade, uma vez que todos os músculos são estimulados.

Muitas pessoas sofrem dores no corpo devido à falta da postura, este exercício possui movimentos destinados especialmente para a coluna, contribuindo para que ela fique ereta ao longo do tempo.

Como Emagrecer Fazendo Pilates

exercício de pilates

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que somente a prática do pilates não é capaz de promover um emagrecimento satisfatório, é preciso combiná-la a uma dieta balanceada.

Para emagrecer fazendo pilates, é recomendado praticá-lo pelo menos quatro vezes por semana durante uma hora com ênfase em movimentos que trabalham a barriga, cintura e coxas.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.