Como A Atividade Física Pode Ajudar No Combate À Depressão

Você sabia que é possível utilizar a atividade física no combate à depressão?

Praticar exercícios físicos vai além de contribuir com a saúde do corpo.

Então, confira aqui como a atividade física pode ajudar no combate à depressão e a saúde mental em geral!

Considerada “o mal do século”, a depressão é uma doença que afeta uma grande parte da população mundial.

Ocorre com uma alteração orgânica e psíquica, causando sentimentos como insegurança, culpa, tristeza, além de falta de vitalidade e oscilações de humor.

A doença pode ser causada por fatores biológicos e genéticos, além de poder ser causada por fatores externos.

Pode surgir sem motivo aparente ou acontecer como consequência de algum evento de grande intensidade, como falência, divórcio, demissão ou morte de algum ente querido.

Estes tipos de acontecimentos são chamados de gatilhos, pois desencadeiam sentimentos como tristeza, insegurança, podendo gerar a depressão.

 

Depressão X Tristeza

 

Muitas pessoas confundem a tristeza com depressão, mas a tristeza tem a tendência de “ceder” ou “passar”, enquanto a depressão precisa de tratamento.

A depressão pode causar alterações químicas no cérebro, apresentando efeitos em neurotransmissores como a serotonina.

Além disso, herança genética e personalidade são fatores que podem influenciar na suscetibilidade do indivíduo à depressão.

Pessoas com baixa autoestima, personalidade muito crítica consigo mesmas, além de presença de pessoas com depressão na família, aumentam a chance de o indivíduo desenvolver a depressão.

 

Sintomas Da Depressão

 

A depressão pode apresentar diversos sintomas, como:

  • Perda de apetite;
  • Altos níveis de ansiedade;
  • Insônia;
  • Perda ou ganho exagerado de peso;
  • Fadiga;
  • Baixa autoestima;
  • Tristeza;
  • Culpa;
  • Insegurança;
  • Irritabilidade;
  • Pensamentos de suicídio ou morte.

 

Atividade Física No Combate À Depressão

 

A atividade física no combate à depressão produzindo bons resultados

A boa notícia é que a depressão tem tratamento e a atividade física se provou uma grande aliada no combate a depressão.

Além de tratamento com profissional, seja um psiquiatra ou psicólogo, se exercitar regularmente pode potencializar o tratamento.

Muitas pessoas acabam não procurando ajuda por não saberem quais são as coberturas do plano de saúde.

Ou seja, o plano de saúde cobre psicólogos e até algumas terapias. Além disso, tem pessoas que acreditam que o psiquiatra só irá tratar condições mentais graves.

Mas a terapia com profissional irá garantir um tratamento adequado e a reabilitação do paciente da melhor forma possível. O papel do psicólogo ou psicoterapeuta é essencial neste tratamento.

A atividade física ajuda sim no combate a depressão, porém não substitui a psicoterapia. Ambas as práticas devem caminhar juntas, para que o tratamento seja mais prazeroso e eficaz.

 

Como A Atividade Física Pode Combater A Depressão?

 

Praticar atividades físicas atuam no alívio e tratamento da depressão de diversas formas:

  1. Liberação de endorfina, gerando uma sensação de bem-estar, ajudando também na produção das substâncias químicas naturais de nosso cérebro;
  2. Promove o ganho de confiança e autoestima, ao concluir as metas estabelecidas nos exercícios físicos e enxergar a evolução, além de fazer se sentir melhor no aspecto emocional e físico;
  3. Consegue livrar a mente de preocupações externas, pois a mente fica focada no exercício, tirando o indivíduo do ciclo vicioso de pensamentos negativos que a depressão pode causar;
  4. Aumenta a interação social, principalmente nas atividades físicas realizadas em grupo;
  5. Controla e melhora a respiração e a saúde do coração.

 

São diversos os benefícios que as atividades físicas trazem para o ser humano, principalmente para os portadores de depressão.

O ideal é estabelecer uma rotina de exercícios para que o tratamento faça a diferença.

Identificando a atividade física que mais gosta, preferindo realizar os exercícios ao ar livre, se possível, para ter a sensação de aumento de energia e diminuição de estresse, além de respirar um ar mais puro.

A alimentação equilibrada também é essencial neste tratamento, para evitar fadiga muscular, além de evidenciar os efeitos positivos do exercício físico no corpo.

O estabelecimento de metas reais e personalizadas para cada pessoa também pode ajudar, pois surge o sentimento de superação, segurança e bem-estar ao conquistar um objetivo, por menor que seja.

 

Conclusão

 

Um grupo de pessoas felizes em poderem utilizar a atividade física no combate à depressão

Ao praticar alguma atividade física, você estará contribuindo com a saúde do seu corpo e mente. Mas, isso não significa se empenhar em um exercício físico de alta intensidade.

Você pode começar com um de nível moderado.

Na dúvida sobre a melhor escolha, fale com um profissional especializado. Não deixe de praticar ao menos um tipo de atividade física e tenha efeitos positivos.

Entre eles, a prática contribui contra transtornos de humor, ansiedade, distúrbios do sono e também a depressão.

Além disso, melhora a memória e a aprendizagem. Portanto, é recomendado para pessoas de todas as idades, melhorando a qualidade de vida.

Mas, conte com um profissional para te ajudar, como já informamos. Afinal, o treino precisa acarretar em um ato de prazer e não de frustração.

Por: Andreia Silveira, do site Smartia.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *