Benefícios De Andar De Bicicleta Para O Corpo

Andar de bicicleta é uma atividade física prazerosa tanto individualmente quanto em grupo com os amigos ou familiares.

É um exercício tão especial que pode ser praticado com segurança por pessoas de qualquer idade, com bom condicionamento físico ou não.

Quem é adepto desse exercício físico e costuma pedalar regularmente já conhece os benefícios de andar de bicicleta para o corpo.

Já desfrutam de boa saúde, com mais energia e disposição e são pessoas mais resistentes.

Pedalar estimula o sistema imunológico ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

Previne doenças crônicas como a obesidade, colesterol alto, reduz os níveis de triglicérides.

Praticada com bom senso ainda trabalha o equilíbrio a confiança, relaxa e combate o estresse.

Benefícios De Andar De Bicicleta Para A Saúde E O Meio Ambiente

Andar de bicicleta seja como meio de transporte ou atividade física só trás vantagens tanto físicas quanto emocionais e também para o meio ambiente.

Muitos brasileiros têm deixado o carro na garagem para se deslocarem de bicicleta. É um meio de transporte não poluente e uma alternativa mais barata do que o transporte público.

benefícios de andar de bicicleta para a saúde e meio ambiente

Andar de bicicleta encanta e seduz quem esta iniciando nessa atividade pela sensação de liberdade, relaxamento e bem-estar que ela proporciona.

A qualidade de vida melhora bastante com a redução dos níveis de estresse.

Melhora a aptidão cardiovascular, ajuda a evitar doenças atreladas ao estilo de vida como a hipertensão arterial, a diabetes, doenças cardíacas entre outras.

Benefícios De Andar De Bicicleta Para Emagrecer

Como se trata de uma atividade aeróbica andar de bicicleta ajuda a emagrecer. Portanto o ciclismo para perda de peso é muito indicado.

Como o exercício não causa impacto sobre os joelhos e outras articulações pode e deve ser praticado por pessoas que estão acima do peso.

Vale lembrar que para um emagrecimento saudável também é necessário um planejamento alimentar equilibrado e balanceado e uma boa hidratação.

Benefícios De Andar De Bicicleta Para Os Músculos

benefícios de andar de bicicleta ajuda definir músculos

Para quem deseja conquistar uma silhueta enxuta e bem definida andar de bicicleta promove o fortalecimento de grandes grupamentos musculares, como o das pernas, coxas e abdômen.

Define músculos abdominais e também dos membros inferiores, quadríceps, glúteos e panturrilha e ainda estimula pequenos músculos das vértebras dorsais. Tonifica e fortalece também os músculos dos braços.

Os benefícios de andar de bicicleta para a saúde são vários e seja para praticar exercícios físicos, usar como meio de transporte ou se divertir, independente do tipo de uso, antes de começar a pedalar e aproveitar as vantagens da bicicleta para o corpo duas medidas são importantes devem ser tomadas:

  1. Fazer uma avaliação com profissionais da área da saúde e também com um professor de educação física e estando tudo certo;
  2. Adquirir os acessórios necessários como luvas de ciclismo, capacetes e óculos e uma boa bicicleta para pedalar de forma segura.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

56 Comentários

  1. Vânia Ferreira

    Adorei o artigo, me ajudou bastante.

    • Olá Vânia,

      Que bom que você gostou do artigo! Andar de bicicleta é realmente uma atividade física bastante prazerosa. Além dos benefícios físicos e emocionais é diversão garantida para todas as idades. Praticada com bom senso e moderação de acordo com o condicionamento de cada um essa modalidade só traz vantagens para a saúde. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • Rosinaldo Aleixo da Rocha

        Muito bom, agradeço pelas dicas que só estimulam ainda mais!

        • Olá Rosinaldo,

          É muito legal saber que a leitura desse artigo pôde servir de incentivo para você. Que te fez sentir-se estimulado com os benefícios dessa atividade física. Andar de bicicleta é muito mais que exercitar os músculos. É uma poderosa ferramenta que traz muitos benefícios pessoais e ainda permite compartilhar esses momentos agradáveis com os amigos e familiares. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • Jucilene

        Nossa adorei o artigo, eu amo andar de bicicleta agora então vou me apaixonar mais e mais.

        • Olá Jucilene,

          Fico feliz em saber que você gostou do artigo! É muito legal compartilhar aqui conosco o seu amor por essa atividade física. E realmente andar de bicicleta é um exercício apaixonante. Proporciona uma deliciosa sensação de liberdade que fortalece o corpo e a mente. Além de relaxar ainda ajuda a queimar muitas calorias. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

    • Laudeci Sousa

      Adorei o artigo, já pedalo há algum tempo e estou adorando, cada dia me apaixono por minha bike….parabéns pelo artigo.

      • Olá Laudeci,

        Fico feliz em saber que você gostou do artigo! Pedalar é uma atividade física agradável e apaixonante. Quem começa a andar de bicicleta não quer mais parar. Logo se percebe os vários benefícios que esse exercício proporciona à saúde melhorando a qualidade de vida. Os resultados físicos e emocionais são visíveis. A sensação de liberdade é maravilhosa. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

    • Adriane

      Bom dia. Gostaria de saber se andar de bicicleta logo pela manhã depois que acorda, também emagrece? Tenho essa dúvida pois não ingerimos calorias ainda para queimar. Estou certa ou errada?

      • Olá Adriane,

        Andar de bicicleta ajuda para um emagrecimento saudável ao mesmo tempo em que promove uma definição nas coxas, glúteos, panturrilhas e até o abdômen. Outro grande benefício para quem pratica essa atividade logo pela manhã é o belo visual da natureza ao raiar do dia. Porém antes de sair para pedalar você precisa se alimentar, pois, o seu organismo já passou por um longo período em jejum. E uma pequena refeição, em média 200 a 300 kcal priorizando carboidratos simples, vai garantir que não falte energia durante o seu treino. Andando de bicicleta você já vai consumir bastante calorias. E o ganho e a perda de peso estão diretamente relacionados com ingestão e queima de calorias ao longo do dia. Esse balanço energético é importante e vai determinar quantas calorias perder para emagrecer. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  2. Caio Rodrigo

    E pra quem já está acostumado a andar de bicicleta todos os dias e sente dores no corpo músculo e canseira acontece o que?

    • Olá Caio,

      Quando andamos de bicicleta exercitamos a parte superior do corpo, peito, costas, ombros e também a parte inferior, coxas, nádegas, panturrilhas e isto traz efeitos benéficos sobre a nossa saúde. Os maiores benefícios da bicicleta se encontram no seu uso regular e moderado, para quem não é atleta. Aqueles que usam diariamente a bicicleta gozam de maiores vantagens para sua saúde do que aqueles que praticam o esporte somente nos finais de semana. Entretanto sentir dor não é normal é preciso investigar as causas desse incômodo. Os motivos podem estar relacionadas à fatores como a falta uma correta regulagem da bicicleta, o que leva a uma postura errada ao pedalar, ou talvez à falta de uma recuperação muscular adequada, ou algum outro problema de saúde. É importante procurar um médico para fazer uma avaliação clínica do estado de saúde em geral. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  3. izaias

    Quem tem varizes pode andar de bicicleta?

    • Olá Izaias,

      Praticar atividades físicas faz muito bem para o sistema circulatório, traz benefícios para o pulmão, coração e auxilia no controle da pressão alta e do diabetes. E para quem tem varizes a atividade física ajuda a melhorar a dor e o inchaço nas pernas. Os exercícios que envolvem movimentos repetitivos com as pernas e sem fazer muita força estimulam a circulação e ajudam o sangue a retornar ao coração. Dessa maneira andar de bicicleta, caminhada, corrida são atividades indicadas. Praticar esportes aquáticos como natação, hidroginástica também ajudam a melhorar a circulação poupando as articulações. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • Ariane Santos

        Amei o artigo!
        Iniciei agora e estou amando mais o meu propósito mesmo é afinar a cintura e crescer o bumbum será q andando de bicicleta vai me ajudar?

        • Olá Ariane,

          Fico feliz em saber que você gostou do artigo e mais ainda por você estar amando essa prática esportiva. As atividades físicas realmente só trazem benefícios para a saúde. E o primeiro deles é essa gostosa sensação de bem-estar. Se o seu objetivo é afinar a cintura é preciso investir nos exercícios aeróbicos para queimar gorduras e perder peso. E em seguida trabalhar com exercícios localizados. Assim você vai conseguir uma cintura fininha, bem marcada, tonificada e definida. E para crescer o bumbum é da mesma forma perder peso e exercícios específicos para empinar o bumbum. Pedalar vai te ajudar no seu projeto porque é uma excelente atividade aeróbica que emagrece, elimina gorduras e com um único movimento tonifica barriga, pernas e glúteos, deixando o bumbum durinho e bem mais firme. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  4. Adineide

    Olá, sofri um infarto em 23/05/2016, fiz angioplastia com implante de stent, e preciso perder 15 k. Gostaria de saber se posso andar de bicicleta, meu médico liberou caminhadas, já estou caminhando todos os dias durante 1 hora faz um mês.
    Obrigado.

    • Olá Adineide,

      A angioplastia com stent é um procedimento realizado com o objetivo de aliviar o estreitamento das artérias que irrigam o músculo cardíaco. Esse estreitamento é provocado pelo crescimento de depósitos de gorduras. É importante esclarecer que a angioplastia com stent não impede um novo acúmulo de placas de gordura no interior das artérias. Por isso mesmo a prática regular de atividades físicas e dieta balanceada são indicados para evitar o entupimento de outras artérias. Se você já está fazendo caminhadas, isso já é um bom começo. Andar de bicicleta também é uma atividade física que pode ajudar no emagrecimento. Minha sugestão é que você converse com seu médico a respeito de adotar esse novo exercício na sua rotina. Ele poderá fazer uma avaliação da sua condição de saúde atual e assim liberá-lo para novos exercícios. Essa medida é essencial para que sua recuperação total ocorra de maneira mais segura e eficaz. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  5. Cristiane

    Olá obrigada pelo artigo, pedalo diariamente 31 min que dão 20 km, 680 calorias em média a 102 a 106 rpm, será que o marcador da bike ta certo? Isso tá bom p emagrecer? Faço na academia

    • Olá Cristiane,

      Que bom que você gostou do artigo! Pedalar ao ar livre ou em uma bicicleta ergométrica é uma atividade física aeróbica bastante eficiente para quem deseja perder peso com saúde e melhorar o condicionamento físico. Além de emagrecer ainda ajuda a modelar pernas e bumbum devido ao trabalho muscular mais intenso nessa região. Converse com o professor da sua academia para que ele monte uma planilha de treinos com variação de ritmos e de cargas isso pode tornar sua atividade mais eficiente. O treino intervalado promove uma perda calórica maior do que o treinamento contínuo. Bons treinos para você e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  6. Elisabethe Moreira Costa

    Olá, adorei o artigo.
    Comecei a pedalar ao ar livre.
    To amando, pretendo perder peso, adquirir resistência física…

    • Olá Elisabethe,

      Que legal saber que você gostou do artigo e que também está amando pedalar. Essa atividade física realmente vai te ajudar a perder peso queimando muitas calorias, vai melhorar o seu condicionamento físico e a sua resistência, além de tantos outros benefícios ainda possibilitará que você desfrute de muito mais saúde e qualidade de vida. Não esqueça do protetor solar e do capacete e boas pedaladas ao ar livre curtindo o belo visual da natureza. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  7. Daniele Oliveira

    Para manter o corpo em forma? A bicicleta ajuda ou não?
    Pernas bonitas barriguinha chapada.
    Que benefícios além desses ela nos trás?

    • Olá Daniele,

      Andar de bicicleta é um excelente exercício físico e uma das melhores alternativas para cuidar bem da saúde do corpo e da mente. Ajuda perder peso e mantendo o corpo em forma deixando os músculos tonificados. Trabalha intensamente a região do bumbum, pernas, coxas e o abdômen deixando a barriga mais seca e sem gordura. E os benefícios não param por aí, dentre outras vantagens ainda podemos destacar a prevenção e o controle do diabetes, colesterol, hipertensão, estresse e a ansiedade. Vale a pena conferir. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  8. Andrea

    Olá Adilson!! Amei seu artigo!!! Estou andando de bicicleta e estou amando esta prática. Quero deixar meu corpo em forma e minha mente tbm!!!

    • Olá Andrea,

      Que bom que gostou do artigo e melhor ainda que você redescobriu essa prática esportiva que nos acompanha desde a infância. Andar de bicicleta realmente é uma atividade física prazerosa e benéfica para o corpo e a mente. Pedalar é ao mesmo tempo um hábito fácil, divertido e muito saudável, um verdadeiro aliado da boa saúde física, mental e emocional, proporcionando bem-estar, qualidade de vida e um corpo em forma. Você fez uma excelente opção para se exercitar e a sua saúde só tem a ganhar com essa escolha. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  9. Islene Ávila

    Olá! Adoro andar de bicicleta, e agora estou seriamente querendo fazer academia. E como o trajeto q faço pra chegar na academia irei utilizar a bicicleta, gostaria de saber se isso vai interferir nos resultados? Obrigada!
    No caso, minha intenção é fazer mais musculação.

    • Olá Islene,

      Andar de bicicleta é um excelente exercício aeróbico e vai te ajudar a queimar calorias e reduzir a gordura corporal. Se a sua intenção é a musculação com o foco na hipertrofia, pedalar até a academia, sendo um trajeto mais leve, não irá atrapalhar. Entretanto converse com o profissional de Educação Física da academia sobre sua rotina e os seus objetivos, ele fará uma avaliação e elaborará uma planilha de treinos que atenderá às suas necessidades. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  10. Luciana Andrades

    Ola! Tenho escoliose dorsal e lombar e já fiz duas cirurgias de coluna, o meu médico disse para eu fazer hidroginástica mas aonde morro não tem, será posso andar de bicicleta?

    • Olá Luciana,

      Normalmente em casos de pós-operatórios de cirurgia de escoliose as atividades físicas ficam limitadas até a consolidação óssea o que pode ocorrer num período de 4 a 6 meses, sempre acompanhados de exames periódicos para avaliação dessa condição. E os exercícios feitos na água, como a hidroginástica e a natação, têm um impacto muito reduzido em relação ao solo. Isso auxilia no tratamento e favorece a recuperação. Se você não tem acesso à hidroginástica ou à natação, converse com o seu médico sobre a possibilidade de praticar uma outra atividade física como andar de bicicleta. Ele deverá fazer uma avaliação do seu quadro clínico atual e te liberar ou não para essa modalidade. Boa sorte e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  11. Olá adorei seu artigo, recomecei a andar de bicicleta agora depois de muitos anos, me arrependo por ter parado, mas pretendo seguir firme e perder os quilos que ganhei com o sedentarismo, estou amando, exercito uma hora todos os dias subida e descida, gostaria de saber quantas calorias eu perco nesse tempo?

    • Olá Maria,

      É muito bom saber que você gostou do artigo e que está motivada ao recomeçar essa atividade física. Na maioria de lares brasileiros sempre há uma bicicleta encostada ou guardada em algum canto. E voltar a utilizar a bike é uma decisão muito legal. É um exercício fácil de fazer e que colabora na perda de peso queimando muitas calorias. E dependendo da maneira como se realiza esse exercício e fatores como peso, velocidade e intensidade da atividade pode haver um gasto maior ou menor de calorias. Por exemplo: uma pessoa de 70 kg pedalando a uma velocidade entre 19 e 22 km/h pode perder até 540 calorias em uma hora de treino. Quanto maior for o peso, a resistência ou a velocidade maiores serão os gastos calóricos. Cuide também da alimentação, pois, vai ajudar bastante no seu objetivo do emagrecimento saudável. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  12. Nany

    Olá Adilson comprei uma bike agora e estou ansiosa para usá-la . Mas tenho dúvidas do que eu devo e não devo comer nas refeições diárias. um abraço!

    • Olá Nany,

      Adquirir uma bike para se exercitar é um ótimo investimento em saúde e os resultados podem ser ainda melhores quando aliados a uma alimentação saudável e diversificada. E dependendo do seu objetivo minha sugestão é que você tenha acompanhamento com um profissional da nutrição para elaboração de um cardápio personalizado que atenda às suas necessidades nutricionais. Bons treinos e muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  13. Veridiane Campos

    Bom dia! Sempre ando de bicicleta e vejo que é muito bom para a mente, principalmente quando estou estressada, mas queria saber se é bom para flacidez nos braços?

    • Olá Veridiane,

      Pedalar realmente proporciona uma sensação muito boa que acalma e relaxa nossa mente. Em relação à flacidez com o passar do tempo nossa pele e também nossos músculos começam a perder tonicidade e a elasticidade. Entre os fatores que desencadeiam esse aspecto flácido estão os problemas hormonais, sol, alimentação inadequada, tabagismo, hidratação deficitária, sedentarismo e até variações de peso entre outros. Praticar atividades físicas pode ajudar na eliminação desse problema. A flacidez na região dos braços deve ser trabalhada com exercícios específicos e a musculação é uma opção mais indicada. Esse treino vai fortalecer e tonificar a musculatura. Entretanto exercícios aeróbicos como bicicleta e natação são importantes e também vão colaborar nesta recuperação. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  14. Jane Cavalcante

    Eu ando muito de bicicleta, gosto muito fico feliz e com muita saudade e prazer de viver amo por de mais. ♥ Obrigada fui Tchau ♥ ♥ ♥

    • Olá Jane,

      Que bom saber desse seu amor pela bike e realmente é assim mesmo para quem gosta desta atividade física prazerosa. Andar de bicicleta faz muito bem para a nossa saúde e ainda nos faz lembrar dos nossos tempos de infância, na época das primeiras pedaladas em casa, nos parquinhos e nas pracinhas. Pedalar além de todos os benefícios que melhoram a nossa qualidade de vida ainda proporciona uma ótima sensação de liberdade. Muito obrigado pela sua visita e também pelo seu comentário.

  15. Silvane Babireski

    Olá, sou adepta de atividade física. Sempre pratiquei algum tipo de esporte, como academia, natação, pilates, entre outros. Variando sempre para não enjoar. E nos últimos dias comecei andar de bicicleta. Estou amando, é uma sensação maravilhosa essa liberdade que sentimos, a natureza, o pôr do sol. Enfim…. perfeito.

    • Olá Silvane,

      Que legal saber que você é praticante de várias atividades físicas diferentes. A prática esportiva realmente promove inúmeros benefícios para a nossa saúde. E no esporte há opções tanto para as pessoas mais calmas como também para as mais agitadas, para quem gosta de contato com a natureza, e de interagir com outras pessoas entre tantas outras situações. A atividade que você escolher para ser a “sua” sempre será a mais importante, pois, estará mudando a sua vida para melhor em todos os sentidos. Que bom que chegou a vez da bicicleta e que você está gostando. E você tem toda razão, é realmente incrível, essa gostosa sensação de liberdade e de contato com a natureza que andar de bike nos proporciona. Parabéns pela sua dedicação às atividades físicas, isso representa a manutenção de uma vida mais saudável. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

      • Edneia

        Gostaria de saber se a bicicleta ergométrica tb trás o msm benefícios, pois pretendo comprar uma.

        • Olá Edneia,

          Pedalar em ambos os modelos é muito bom para saúde. Entretanto há algumas diferenças nos benefícios que os dois exercícios proporcionam em função dos objetivos propostos. Essas diferenças vão desde o preparo físico necessário e até com relação aos resultados obtidos. Na bicicleta comum de rua você além de trabalhar a parte física com subidas e descidas com inclinações diferentes, esforços musculares diferentes, troca de marchas constantes, ainda trabalha a parte mental utilizando outros sentidos como a percepção, para tomada de decisões rápidas, atenção em tudo e também na paisagem à sua volta. Já na bicicleta ergométrica o trabalho é um pouco diferente. Não há preocupação com o equilíbrio e estando em um ambiente controlado o exercício tende a ser um pouco mais confortável. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  16. Jéssica Silva

    Olá!
    Gostei muito do artigo, esclareceu minha mente e tirou minhas dúvidas. Obrigada!

    • Olá Jéssica,

      Que bom que você gostou do artigo! Fico feliz também em saber que esse conteúdo foi útil e colaborou para sanar e esclarecer suas dúvidas. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  17. Wesley

    Eu tenho o tendão de Aquiles rompido andar de bicicleta pode piorar ou ajudar?

    • Olá Wesley,

      A ruptura do tendão de Aquiles é uma lesão que afeta a parte de trás da perna. É uma ocorrência comum em pessoas que praticam esportes de impacto. O tratamento leva em consideração o nível de gravidade da lesão, a idade a pessoa bem como o nível de atividade física. No caso de uma ruptura completa as pessoas mais jovem e ativas optam pela cirurgia enquanto as mais velhas estão mais inclinadas a um tratamento não cirúrgico. Em ambos os casos após o tratamento, é necessário iniciar também os exercícios de fisioterapia para reabilitação e fortalecimento dos músculos da perna e do tendão de Aquiles. Atividades como andar de bicicleta e natação são opções de baixo impacto que podem ajudar na recuperação e manter os tendões ativos. Entretanto é necessário uma avaliação do seu médico ortopedista e também do fisioterapeuta para iniciar os exercícios. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  18. Edi Marlu

    Olá adorei o artigo comecei pedalar ao ar livre e estou amando o contato com a natureza e a sensação de liberdade. Parabéns pelo artigo

    • Olá Edi,

      Que bom que você gostou do artigo! Fico muito feliz por isso e também por você estar experimentando essa atividade física que permite esse contato com a natureza bem como gostosa essa sensação de liberdade. Com toda certeza esses motivos são também importantes fontes de inspiração para se começar a pedalar, além é claro, de todos os benefícios para a saúde e a melhoria da qualidade de vida. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  19. Thiago Concha

    Muito legal o artigo.
    Fazem 7 anos que faço o mesmo trajeto para ir trabalhar de carro, são 6 km de muito trânsito.
    Agora resolvi adotar a bike para ir trabalhar, são 2 km pelas avenidas e 4 de ciclovia, com uma semana já emagreci 2 kg, fato que me deixou muito entusiasmado, além da economia de combustível.
    Agora ando de bike 12 km por dia (ida e volta), não sofro mais com trânsito, estou emagrecendo, melhora a sensação de bem-estar, e o carro fica somente para o lazer com a família, muito feliz com o resultado.
    Tenho 34 anos e estou 7 kg acima do peso, acho que em menos de 6 meses consigo voltar ao peso ideal.

    Abraços

    • Olá Thiago,

      Que bom saber que você gostou do artigo e também que redescobriu o prazer de pedalar. Saiba que a atividade física regular faz muito bem para a saúde e adotar a bike nos seus deslocamentos diários é uma alternativa simples e barata de encaixar o exercício físico nesta rotina. Parabéns pela sua iniciativa. Mais que um veículo de lazer, a bike é o meio de transporte que leva você ao trabalho e em qualquer outro lugar, numa boa. Você é um dos muitos brasileiros que já fizeram essa saudável opção e resolveram deixar o carro em casa para se deslocarem de bicicleta para o trabalho. Andar de bicicleta é assim, economia de tempo e dinheiro com ganhos extraordinários em saúde. Reduz o estresse, melhora o humor, promove um emagrecimento saudável entre tantos outros benefícios. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  20. Eliane F nascimento

    Ola! bom dia. Gostaria de saber, para um bom resultado para as pernas, qual seria a marcha apropriada? Estou iniciando agora nesse universo ciclístico, ainda bambiando um pouco, mas gostando. Tenho 52 anos e há cerca de um ano faço caminhada pois estava muito sedentária, mas agora venho alternando, um dia caminhada e noutro a bicicleta. Adorei o artigo, bem explicativo.

    • Olá Eliane,

      Fico muito contente em saber que você conseguiu sair de uma condição sedentária e começou a praticar atividades físicas primeiramente com caminhadas e agora incluindo a bicicleta nesta rotina. Parabéns pela sua iniciativa, essa atitude é realmente muito positiva. E pedalar é uma atividade fácil, divertida e relaxante que traz de volta toda leveza da nossa juventude. Quem começa nesta nova experiência e conhece os seus benefícios, segue em frente cada vez mais com saúde e disposição. E especificamente para as pernas, andar de bicicleta ajuda tonificar e tornear suas formas, auxiliando na perda de gorduras e no ganho de massa muscular e também músculos mais fortes. Para uma rotação correta, ao pedalar, procure executar o giro com bastante extensão das pernas, com um dos joelhos flexionados e o outro estendido. Não precisa forçar tanto o pedal na rotação. Pedale um pouco e depois mude de marcha. Para você que está começando é legal achar um ritmo que seja mais confortável e vá aumentando à medida que melhora o seu condicionamento. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  21. BRUNA GABRIELA RIBEIRO DE AMORM

    MUTO BOM O POST.
    SOU CICLISTA, AMO ANDAR DE BICICLETA É UMA TERAPIA PARA O CORPO E A MENTE.
    MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES A RESPEITO DOS BENEFÍCIOS DA BICICLETA!

    • Olá Bruna Gabriela,

      Que bom saber que você gostou do artigo e que ama essa atividade física! E você tem toda razão andar de bicicleta é um ótimo exercício para o corpo e a mente. Uma verdadeira terapia e está voltando a ser um hábito cada vez mais presente na vida de muitos brasileiros. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  22. Jose Carlos de França

    Faz parte de minha vida, pois, não troco ela por ônibus, pois, eu gosto de andar de bike todos os dias.

    • Olá José Carlos,

      Que legal saber que a bicicleta faz parte do seu dia a dia! Pedalar diariamente dá mais energia, ânimo e disposição. Isso significa mais saúde e melhor qualidade de vida. É bom curtir e usufruir de todos benefícios proporcionados pela bike. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.