Yoga E Alimentação: Os Benefícios Das Dietas À Base De Plantas!

Vamos falar hoje sobre yoga e alimentação e apresentar os benefícios de uma dieta saudável que proporciona equilíbrio e harmonia.

O Yoga ensina que somos o resultado da união de corpo, mente e espírito. A saúde do corpo não pode ser separada da mente e, obviamente, os alimentos que comemos impactam nosso corpo.

A comida literalmente nos mantém em movimento, nos permite pensar e sentir e nos ajuda a nos conectar com nossa família e amigos.

A filosofia do Yoga permeia muito com o ayurveda, ciência milenar indiana, onde a digestão é considerada o pilar da saúde.

No ayurveda para termos uma vida de qualidade é necessário que ocorra uma boa digestão, tanto em níveis físicos como a capacidade de digerir o alimento, como a digestão emocional, a capacidade em lidar com as situações.

Por isso, a rotina de saúde do ayurveda gira em torno de hábitos que contribuem para uma boa digestão, como por exemplo: usar raspador de língua, fazer bochecho com óleo de gergelim, tomar água morna com limão ou ingerir alimentos de fácil digestão, dentre eles legumes e verduras.

As dietas à base de plantas estão associadas a um peso corporal mais saudável e a um menor risco de certas doenças.

A dieta mediterrânea, centrada nas plantas, é conhecida por promover a longevidade e melhorar a saúde mental.

Aliás, se você está interessado em melhorar sua saúde, provavelmente já está adotando uma dieta baseada em vegetais.

E se você também deseja aprimorar sua prática de yoga, você deve saber que uma dieta baseada principalmente em vegetais ajuda a manter um peso saudável, aumenta a flexibilidade e energia, diminui a inflamação no corpo e muito mais.

 

Yoga E Alimentação Vantagens De Uma Dieta Saudável

 

Uma mulher praticando yoga e alimentação saudável

Energia Aumentada

 

A prática de yoga requer energia. Para ser capaz de se manter focado e presente, você precisa se sentir bem.

De acordo com a Ayurveda , a comida desempenha um papel importante em como você se sente. Isso, por sua vez, afeta sua energia.

Comer alimentos diretamente da terra cria mais energia. Alimentos pesados ​​- como carne – oferecem baixo teor de energia.

 

Melhor Desempenho Atlético

 

Uma dieta baseada em vegetais é pobre em colesterol livre e gordura saturada. Isso ajuda a melhorar a espessura do sangue, o que significa que mais oxigênio chegará aos músculos.

Sendo assim, o resultado é um melhor desempenho atlético, que ajuda você a fluir sem esforço entre os asanas.

Além disso, uma dieta baseada em vegetais é rica em antioxidantes. Eles neutralizam os radicais livres que são responsáveis ​​pela fadiga muscular e recuperação prejudicada.

 

Melhor Definição E Tônus Muscular

 

Ao mudar para uma dieta baseada em vegetais com alimentos integrais, a mudança nas bactérias intestinais por si só promove uma perda de peso saudável, mesmo sem restrições calóricas.

Assim, você colherá os melhores e mais rápidos benefícios ao optar por mudar para uma dieta vegana.

Um menor percentual de gordura se traduz em melhor definição e tônus ​​muscular.

Sem falar que, peso menor significa que você é mais flexível e enérgico dentro e fora do tapete.

 

Inflamação Reduzida

 

Você provavelmente já ouviu que uma dieta baseada em vegetais reduz a inflamação e promove uma boa saúde.

A inflamação é uma resposta imunológica. Sempre que algo de ruim acontece no corpo ou no corpo, as células são sinalizadas para repará-lo, causando inflamação.

Esse é o caso quando a inflamação é boa porque repara o dano.

No entanto, quando a inflamação persiste, por causa de algo que você comeu e não traz benefícios, as mesmas células são acionadas apenas para prejudicar o corpo por engano.

Então, essa é a inflamação que todos queremos evitar. Normalmente, é desencadeado por produtos de origem animal, açúcar e alimentos altamente processados.

Aliás, seguir uma dieta vegana de alimentos integrais é a maneira mais fácil de reduzir a inflamação no corpo. Isso também ajudará a diminuir a rigidez muscular e articular.

 

Concluindo

 

Enfim, a comida, assim como o yoga, é apenas outra maneira de entrar em sintonia e se conectar com o corpo.

A yoga e alimentação, pode parecer difícil mudar seus hábitos alimentares no início, mas quanto mais fundo você pode ir em sua prática de ioga, mais fácil se torna à medida que aumenta sua autoconsciência.

Sendo assim, você notará mais facilmente quando seu corpo não responder bem a certos alimentos, como lanches processados, embalados e produtos de origem animal pesados.

Ao mesmo tempo, você terá clareza sobre quais situações na vida o tornam infeliz, dando-lhe o poder de mudá-las.

Artigo produzido pela Yogateria.

Sobre Yogateria: É uma marca de produtos de yoga e bem-estar, que nasceu da intenção de colocar um tapete de yoga na casa de cada brasileiro e de ajudar a fazer milhões de pessoas mais felizes. Com produtos testados e amados por yogis em todo o mundo, conquistou também os brasileiros com sua alta qualidade, estilo, inovação, consciência ambiental, entrega rápida e excelente custo-benefício.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *