Alongamento Muscular: Quais Os Benefícios Para O Corpo?

O alongamento muscular é um tipo de exercício físico que tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular.

Quando você alonga força o músculo a esticar suas fibras e se adaptar a essa condição.

Quanto mais alongado um músculo, maior será sua flexibilidade e também a movimentação da articulação comandada por esse músculo.

É uma prática importante para o bom funcionamento do corpo.

O alongamento muscular é feito com exercícios específicos de acordo com o grupamento muscular a ser trabalhado. Existem alguns tipos de alongamentos musculares, porém, os mais comuns são:

Alongamento estático: é aquele em que a pessoa permanece parada estática alongando o músculo até certo ponto e mantendo a posição por 30 segundos. Esse é o método de menor risco de lesões.

Alongamentos por facilitação neuromuscular proprioceptiva: esse método promove uma resposta de um mecanismo neuromuscular pela estimulação.

Alongamento balístico: praticado com movimentos sucessivos utiliza oscilações controladas para atingir uma amplitude de movimento determinada. Com alta intensidade de força e velocidade mais utilizado para os gestos esportivos.

Benefícios Do Alongamento Muscular Para O Corpo

Alongamento muscular benefícios para o corpo

Essa atividade pode ser feita várias vezes ao dia promovendo benefícios para o corpo. Alongar melhora a flexibilidade, corrige a postura, recupera a musculatura.

É um exercício que desenvolve a elasticidade, melhora a habilidade articular, retira as tensões dos músculos e a sobrecarga de tensão nas articulações.

Oferece uma melhora de rendimento nas atividades cotidianas ou em algum movimento específico devido à melhor amplitude do movimento.

Ajuda a relaxar o corpo proporcionando maior consciência corporal, deixa os movimentos mais suaves, leves e soltos ajudando a relaxar e restabelecer a energia.

Incluir na rotina diária exercícios de alongamentos é importante porque com a idade a musculatura começa a perder a elasticidade.

É importante investir num programa de alongamento, pois esta atividade vai promover todos esses benefícios que vão conferir mais saúde e melhor qualidade de vida.

Alongamento Muscular Antes Dos Treinos Previne Lesões?

perder peso - alongamento muscular

Alongamentos antes das atividades físicas com a finalidade de prevenir lesões ainda é um tema que divide opiniões, favoráveis e contras, porém, existem estudos que já demonstraram que fazer apenas alongamentos antes dos treinos não previne o corpo para algum tipo de lesão.

Na verdade alongamentos intensos podem até aumentar os riscos de lesões tanto realizados antes ou mesmo depois dos treinos. Podem inclusive atrapalhar na performance do atleta.

Enquanto não se chega numa resposta conclusiva para esta questão a recomendação para alongamento muscular pré-treino é de que seja de baixa intensidade e pouco tempo de sustentação, como parte de um aquecimento.

O que pode e deve ser feito antes dos treinos é elevar a temperatura do corpo através de um aquecimento para lubrificar as articulações do corpo, acelerar um pouco os batimentos cardíacos para um treino com mais segurança.

Nesse momento o que interessa é o aquecimento e não o alongamento. O alongamento vai proporcionar um relaxamento, porém, não vai preparar o corpo para a atividade física, ou um esforço mais forte.

É importante evitar exercícios de alongamentos antes de exercícios que exigem força e um alto grau de estabilidade das articulações como os exercícios de impacto, isso porque os alongamentos relaxam os músculos e diminuem a estabilidade articular, reduzindo o papel do sistema nervoso.

Quando Deve Ser Feito O Alongamento Muscular?

 

O alongamento muscular não é prejudicial, ele traz benefícios para o corpo como citado anteriormente, entretanto deve ser praticado no momento certo. Em períodos distantes dos treinos, ou em dias alternados.

Dessa forma os seus benefícios irão facilitar na prevenção de lesões, bem como ajudar no desempenho físico, dando mais segurança na hora dos treinos e é claro colaborando para uma melhor qualidade de vida.

Para quem deseja usufruir de todos os benefícios do alongamento muscular uma dica bastante interessante é praticar yôga e pilates. São atividades físicas que se utilizam de técnicas que vão exigir e desenvolver uma boa elasticidade do corpo.

Mas antes de iniciar qualquer atividade física consulte um médico e também um profissional de educação física para uma correta orientação.

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4 Comentários

  1. Nadir Monteiro

    Muito bom, dicas excelentes mas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

    ENFERRUJADÍSSIMA !!!

    • Olá Nadir,

      Que bom que você gostou das nossas dicas! É bom incluir nas atividades diárias um tempo para se alongar podendo ser até mesmo de manhã logo ao acordar. Esse hábito saudável ajudará a começar o dia com mais energia e disposição. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

  2. Muito boas as dicas de alongamento. Me tira uma dúvida para as pessoas que fazem prática de musculação o alongamento deve ser feito antes e depois do treino? Posso fazê-los em dias anteriores?

    att!!

    • Olá Alessandro,

      O alongamento antes e depois da musculação é uma dúvida comum de muita gente. Há pessoas que defendem que seja feito antes, outros que seja feito durante e ainda outros defendem que seja feito somente depois dos treinos. Mas o que realmente precisa ser feito antes da musculação é o aquecimento para preparar o corpo, os músculos e principalmente os tecidos de conexão para o treinamento. A musculação é um treino forte que exige preparação. E esse trabalho previne lesões preparando o corpo para um grande esforço que está por vir. Depois dos treinos não há necessidade de alongar, pois, o músculo já está bastante tensionado e o alongamento seria algo não apropriado para o estado atual dessa musculatura. Existem exercícios na musculação que requerem um grau maior de flexibilidade, nesses casos um pré-alongamento pode resultar numa maior segurança na execução do movimento. Entretanto há uma diferença entre alongar para ganhar flexibilidade e alongar para soltar a musculatura. O treino de alongamento visando o ganho de flexibilidade é muito intenso e forte, portanto, deve ser realizado por um período maior de tempo e distante dos treinos da musculação. É sempre recomendável fazer esses exercícios sobre a orientação e supervisão de um professor de educação física. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

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