Dicas de Atividades Físicas Para Cadeirantes

O nosso corpo precisa movimentar-se, e fugir do sedentarismo é uma necessidade, até mesmo para os cadeirantes que têm uma deficiência física que dificulta sua mobilidade.

O importante sempre é respeitar as condições do corpo e procurar um esporte ou uma atividade física mais compatível com as limitações atuais.

Se exercitar e praticar uma atividade física faz bem tanto para o corpo quanto para a mente.

Os benefícios físicos como agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, como também os benefícios psicológicos na melhora da auto estima, confiança, mais independência, convívio e reintegração social, motivação para o exercício de novas atividades são conquistas muito importantes.

Para quem esta numa cadeira de rodas, mas tem o movimento da cintura para cima, precisa se exercitar, por que já existe uma tendência à musculatura atrofiar.

Isso pode gerar problemas na coluna, um desgaste maior, dores e também anormalidades posturais.

É necessário fortalecer toda musculatura dessa região. Onde se tem o movimento ele tem que ser trabalhado.

Afinal o cadeirante precisa de muita força para realizar atividades de locomoção, transferência de um lugar para outro como passar para a cama, entrar num carro. A sobrecarga nos músculos dos membros superiores é muito grande.

Os músculos precisam estar preparados e fortalecidos para essa função. A opção então é a musculação para esse treinamento de força muscular, sempre com ajuda de um personal trainer.

Essa atividade vai ajudar na prevenção dos riscos de lesões, problemas cardiovasculares, vai melhorar o condicionamento físico aeróbico e também aumentar a massa muscular

Acesse o link e veja 10 exercícios de musculação com treino na cadeira de rodas:

http://www.youtube.com/watch?v=KJ9bCWbiSqQ

Dicas Úteis Para Segurança Do Cadeirante

cadeirantes

É muito importante trabalhar a musculatura lombar, uma região que fica muito vulnerável e que gera muitas dores. Dependo da lesão o cadeirante terá que fazer exercícios unilaterais. Fortalecer também a musculatura dorsal.

Na hora de executar as atividades é necessário utilizar uma cinta para ficar bem firme na cadeira e não correr o risco de cair. E preciso ter uma postura correta na cadeira e se apoiar direito.

A atividade tem que ser adaptada à realidade de cada pessoa. O primeiro passo é aprender os movimentos de forma correta e depois treinar com a utilização da carga. Todos os movimentos devem ser executados de forma suave e sem pressa.

Se não puder ir na academia dá para começar em casa mesmo utilizando pequenos objetos como litros de óleo, sacos de feijão, garrafas pet, uma vassoura, uma fita elástica para simular a sobrecarga.

Atividades simples como levantar esses objetos, simular o movimento dos remos, podem ser feitas na própria cadeira. É um trabalho que ajuda no fortalecimento muscular e também no equilíbrio.

Importante é nunca fazer exercícios sozinho, sempre tenha alguém por perto para a maior segurança. O ideal é contar com a orientação de um profissional da educação física para fazer o acompanhamento.

basquete para cadeirantes

As atividades esportivas e as aeróbicas podem e devem complementar os resultados da musculação.

São vários relatos de histórias belíssimas de superação e sucesso que demonstram que o esporte é uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e social.

Acesse o link e veja várias atividades esportivas praticadas por cadeirantes:

http://www.blogdocadeirante.com.br/search/label/Esportes

A atividade física e esportiva, seja por lazer, diversão ou competição, pode mudar a vida para melhor. Apesar das limitações físicas é possível para o deficiente levar uma vida normal e saudável.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.