Como Entrar Em Forma Praticando A Corrida

A corrida é um dos esportes mais indicados para quem deseja entrar em forma.

Este exercício contribui para uma grande perda de calorias, fortalecimento dos membros inferiores e otimização do condicionamento físico.

Porém, antes de começar a correr é necessário tomar alguns cuidados para não sofrer com lesões musculares.

A vantagem da corrida para emagrecer é o fato de que este esporte poder ser praticado por qualquer pessoa, em locais simples e utilizando poucos recursos.

A modalidade deve ser praticada em uma intensidade que esteja de acordo com a condição física de cada pessoa, dessa maneira evita-se a exaustão desnecessária.

Quando Começar A Praticar Corrida?

Correr é uma atividade de alto impacto, que traz alterações musculares e na respiração.

Sendo assim, antes de começar a praticar corrida é recomendado passar por uma bateria de exames, assim será possível verificar se o coração está em bom funcionamento e o restante do organismo suporta esta mudança de hábito.

Após ter a confirmação de que a saúde está em dia, é possível começar a correr.

Nos primeiros treinos o ideal é escolher uma área não muito longa e continuamente plana, dessa forma evita-se o desgaste e o esforço exaustivo para vencer subidas ou transpor outros obstáculos.

Como Começar A Correr?

Antes de começar a correr é preciso certificar-se de que está usando roupas apropriadas para este esporte.

Portanto, é indicado usar calça ou shorts de lycra ou malha, juntamente com uma regata ou camiseta que permite a respiração da pele.

O tênis é o item mais importante a ser escolhido, ele deve estar de acordo com a pisada da pessoa e possuir amortecedor para absorver os impactos durante as passadas.

 mulher correndo

Depois de munir-se das vestimentas adequadas, é necessário começar a praticar o esporte.

Quem nunca correu ou não pratica a modalidade há bastante tempo, a dica é começar andando rápido até entrar no ritmo e começar a correr.

Nesta fase, é importante imprimir o seu ritmo, não sendo recomendado ir além do limite. Os braços devem ficar alinhados ao corpo e acompanhar as passadas das pernas.

O tempo de corrida iniciantes deve ser decidido de acordo com o condicionamento de cada corredor, normalmente deve-se correr por dez minutos.

Depois é preciso evoluir para quinze, depois vinte até alcançar trinta ou quarenta minutos, que é o período suficiente para queimar mais de 300 calorias e tonificar os músculos.

Quais Os Benefícios Da Corrida?

casal praticando a corrida

Os benefícios da corrida são muitos primeiramente, correr contribui para a eliminação de calorias, culminando no emagrecimento saudável.

O movimento das pernas consegue trabalhar a panturrilha, coxas e glúteos, fortalecendo estas áreas.

A corrida produz sensível melhora no condicionamento físico, otimizando a respiração e agregando mais resistência ao indivíduo.

Além disso, a postura imposta na hora de correr ajuda a alinhar a coluna, evitando dores nas costas. Por fim, o esporte também promove o relaxamento, diminuindo o estresse.

Alongamento E Aquecimento Antes De Iniciar A Corrida

Antes de iniciar a corrida é de fundamental importância fazer aquecimento, bastando esticar as pernas, braços e cintura, correr no lugar por aproximadamente dez minutos. Isto serve para preparar os músculos, evitando distensões na hora de correr para valer.

Ao término da corrida também é recomendado fazer alongamento bem leve, de baixa intensidade, repetindo os mesmos exercícios anteriores, para promover o relaxamento dos músculos reduzindo as dores e cãibras posteriores.

Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Cadastre-se na barra lateral ao lado e receba nossas dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.