Laranja A Fruta Que É Uma Fonte De Boa Saúde

A laranja é uma das frutas preferidas dos brasileiros e faz parte do seu cardápio o ano inteiro.

De um colorido de encher os olhos e um sabor de dar água na boca, a laranja faz já parte da nossa cultura e também do nosso dia a dia.

Seja na mesa, no forno ou no fogão da entrada à sobremesa, é presença garantida em muitos lares brasileiros.

A laranja é uma fruta cítrica com uma polpa muito suculenta com sabor variando do doce para o levemente azedo. A origem dessa fruta é da Índia.

A versão doce da laranja foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses que a conheceram na China. Ela possui mais de 150 tipos diferentes e a mais consumida no país é laranja-pêra.

O consumo dessa fruta cresceu bastante nos últimos anos e o grande atrativo para esse aumento foram os benefícios proporcionados à saúde.

E quando se fala em benefícios à saúde a laranja é mesmo uma campeã entre as frutas. Uma verdadeira fonte saborosa de saúde aprovada até mesmo para os bebês a partir do 6º mês de vida.

A laranja é rica em vitaminas que só fazem bem para saúde além de deixar o organismo bem mais nutrido.

São vários os nutrientes encontrados nesta fruta e dentre eles podemos destacar: as vitaminas A, B1, B2, B3, C, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, ácido fólico, uma grande quantidade de antioxidantes e também um tipo de fibra a pectina, concentrada principalmente no bagaço da fruta.

Os Benefícios Da Laranja Para A Saúde

 

Cesta de laranja

A laranja é mais conhecida por ser uma ótima fonte de vitamina C, entretanto, apresenta muitos outros benefícios, como por exemplo:

  • O cálcio no fortalecimento da estrutura óssea;
  • O fósforo na absorção da glicose;
  • As fibras no funcionamento intestinal;
  • A pectina na redução do colesterol;
  • E os sais minerais na neutralização do ácido úrico.
  • Atua diretamente no combate à celulite devido à sua ação anti-inflamatório. A vitamina C promove a produção de colágeno que mantém a pele mais viçosa.

 

Ajuda na absorção do ferro contido nos alimentos de origem vegetal. Também colabora na redução e controle da hipertensão arterial e das taxas de colesterol, no trânsito intestinal, no fortalecimento do sistema imunológico e na má digestão.

É antioxidante o que evita o envelhecimento precoce das células. É uma ótima aliada na prevenção de diversas doenças, dentre elas, o diabetes, o câncer e o seu consumo ainda reduz o risco de infarto, de dores reumáticas e também da gota.

A sabedoria popular também há muito tempo já utiliza e considera a laranja como um ótimo remédio caseiro natural, na forma de chás com a casca ou com a folha, misturados com outros ingredientes como alho, mel, canela, cebola e gengibre entre tantas outras receitas, para dores de cabeça, gripes e resfriados e também outros sintomas.

Consumir A Laranja: Comer A Fruta Ou Tomar O Suco?

 

Consumir a laranja comer a fruta ou tomar o suco

Entre comer a fruta ou tomar o suco a preferência é sempre por comer a fruta.

Dessa forma os nutrientes ficam melhor preservados. Quanto menos processamento tiver o alimento mais preservado estarão os nutrientes.

É importante consumir a fruta logo após o corte, pois a vitamina C se oxida facilmente e perde parte das suas propriedades. O consumo indicado é de duas laranjas por dia.

Por ser rica em fibras e dar sensação de saciedade dentro de um planejamento alimentar equilibrado pode auxiliar no emagrecimento.

Com relação ao consumo da fruta na forma de suco: O natural é o melhor campeão em nutrientes, depois vem o suco da poupa congelada, seguido pelo suco concentrado que já vem pronto. E o mais pobre e também o menos recomendado é o suco em pó.

Na verdade ele nem pode ser considerado como suco da fruta e sim como refresco com sabor artificial. Ele não agrega nenhum valor nutricional específico como os outros.

Na hora de fazer um suco é bom ficar atento, antes de espremer várias laranjas é preciso fazer as contas para não engordar, uma laranja tem cerca de 30 a 35 calorias.

É bom utilizar também um espremedor de plástico, pois, o de metal oxida a vitamina C mais rápido.

Uma boa dica para a escolha das melhores frutas seja para comer ou fazer sucos é observar a casca. A laranja mais doce é aquela que estiver com a casca mais amarela, fina e brilhante.

Lembrando que estando dentro ou fora da geladeira a durabilidade da laranja é a mesma, porém na hora do consumo prefira sempre as frutas frescas.

A principal contraindicação da laranja bem como das frutas cítricas em geral é para aquelas pessoas que precisam fazer dietas com a restrição de potássio. O potássio em excesso pode fazer mal para a saúde.

Chas naturais com laranja canela

O que ninguém questiona é o sabor inigualável da laranja, porém, cada um tem sua preferência na hora do consumo, seja comendo a fruta, tomando o suco, ou consumindo na forma de chás naturais ou nas várias receitas de cada culinária regional país afora.

E sem dúvida o povo já sabe o que é melhor para a saúde e tem mais essa opção de alimento saudável, uma fruta saborosa e nutritiva que contribui para uma boa qualidade de vida.

Gostou desse artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.