Respirar Direito Melhora A Saúde E A Qualidade De Vida

Respirar direito uma necessidade fisiológica do organismo, um reflexo espontâneo e natural em que ocorrem duas funções distintas, a oxigenação das células e a eliminação do gás carbônico.

Manter o ritmo e a capacidade de respirar, preservando essa troca gasosa é essencial para a manutenção da vida.

A respiração é um ato involuntário e inconsciente e por isso mesmo na maioria das vezes não prestamos muito atenção no seu funcionamento e nem em toda musculatura envolvida no processo.

Na realidade muitas pessoas não sabem respirar direito, o que pode acarretar problemas de saúde.

Apesar de toda ação ser automática e natural é importante prestar atenção no ar que entra e sai do organismo.

Aprender a respirar direito melhora a saúde e o bem-estar, a qualidade de vida, o bom humor, alivia o estresse, controla a pressão arterial e o diabetes.

Ajuda a reduzir a ansiedade, melhora a circulação sanguínea, regenera as células, relaxa o corpo e a mente, sendo também essencial para um bom desempenho nas atividades físicas.

Como Respirar Direito?

Respirar direito inspirar e expirar

Existem técnicas que podem ajudar a praticar uma respiração mais adequada, atenta e controlada.

Essa respiração pode ser diafragmática, torácica, pela boca, pelo nariz, formas que envolvem diferentes músculos e vias, porém todas cumprindo o mesmo papel fisiológico: oxigenar as células e eliminar o gás carbônico.

A principal respiração é a nasal, que melhora a qualidade do ar filtrando e aquecendo ele antes de chegar até os pulmões.

Treinar a prática da respiração com a inspiração (entrada de ar) e expiração (saída de ar) prestando atenção no ritmo e no controle é um exercício que exige calma e paciência, mas que melhora bastante a qualidade de vida.

Inspirar profundamente expandindo as costelas para os lados e fazendo força na parte inferior. Expandir contraído o músculo soltando o ar a partir debaixo, contraindo o abdômen e afundando o umbigo.

Assim essa expiração facilita a mobilização da coluna e deixa os exercícios mais eficientes, controlando melhor os movimentos, deixando ombros e pescoço relaxados protegendo a coluna e melhorando a postura.

Esse exercício de respiração é muito bom e bem vindo em qualquer momento do dia principalmente na hora das atividades físicas.

Respirar Direito Aumenta O Rendimento Nos Esportes

 

respirar direito melhora o rendimento nos esportes

Respirar direito é fundamental para uma prática esportiva saudável e sem riscos, pois, quando aumenta o esforço físico também aumenta a necessidade de respirar para manter a oxigenação adequada e a eliminação do gás carbônico que também está sendo produzido em maior quantidade.

A principal respiração é a nasal, mas a melhor maneira de respirar quando se está fazendo exercícios físicos é inspirar pelo nariz e expirar pela boca, isso torna a troca gasosa mais saudável permitindo uma maior entrada de ar.

E durante as atividades físicas o organismo necessita dessa maior ventilação, ou seja, precisa de mais oxigênio, porém, nem sempre a respiração somente pelo nariz consegue suprir essa necessidade.

É comum ao se exercitar fazer a respiração pela boca o que não chega a trazer nenhum problema.

Essa combinação de inspirações pela boca e pelo nariz garante mais conforto durante as atividades físicas. De qualquer maneira a prioridade é sempre suprir a necessidade maior de ar.

Saber respirar direito na hora da atividade física pode fazer toda diferença. Seja ela aeróbica ou não o importante é concentrar na respiração, no movimento e manter um ritmo adequado.

A respiração correta estimula a circulação sanguínea, ativa a musculatura fazendo com que ela trabalhe mais e melhor reduzindo assim o risco de lesões.

A boa oxigenação no cérebro também gera uma sensação de bem estar e relaxamento aumentando o prazer durante as atividades físicas além de ajudar o atleta a se cansar menos.

Respirar direito nos exercícios físicos também ajuda a incluir essa prática saudável na rotina do seu dia a dia contribuindo para bom funcionamento do organismo de um modo geral.

Gostou deste artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

2 Comentários

  1. Antônio

    Excelentes orientações, bastante práticas e bem claras.

    • Olá Antônio,

      Respirar direito tem um papel essencial para a nossa saúde e bem-estar. Hoje em dia com o estilo de vida cada vez mais agitado em que nós vivemos, na maioria das vezes, prestar atenção num ato tão simples como respirar é a última coisa que passa pela nossa cabeça. Mesmo sendo uma ação automática do nosso organismo uma respiração mais consciente pode melhorar significativamente nossa qualidade vida. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.