Beleza E Juventude Da Pele Através Da Alimentação Saudável

Você sabia que a sua alimentação pode influenciar na beleza e juventude da pele?

Certamente já conhece aquela expressão: “Você é o que você come”.

Esta afirmação é talvez uma das máximas mais corretas e pertinentes quando o assunto é alimentação saudável e equilibrada.

Contudo, muito a repetimos, pouco a praticamos.

A verdade é que tudo o que comemos reflete não somente em nossa saúde e em nossa qualidade de vida, mas, também na aparência de nossa pele e de nosso corpo.

E isso não diz respeito apenas à perda ou ao ganho de peso e sim à elasticidade, à textura e ao viço que o tecido epidérmico pode adquirir de acordo com os alimentos ingeridos.

O excesso de refrigerantes e de carnes vermelhas em nossa alimentação causa picos de Ácido Úrico nos pés e regiões mais secas do corpo.

Na pele, esta elevação se reflete em forma de rachaduras e aspereza em pés e cotovelos.

 

Veja O Que Pode Influenciar Na Beleza E Juventude Da Pele

 

Alimentos saudáveis garantem beleza e juventude da pele

 

Confira a seguir como a sua alimentação pode influenciar na beleza e juventude da sua pele.

 

Gorduras Trans E Saturadas

 

A ingestão exagerada de gorduras trans e saturadas, presentes em produtos industrializados, como:

  • Macarrão instantâneo;
  • Fast-foods;
  • Chocolates;
  • Bolachas recheadas

 

Além de aumentar os níveis de colesterol do organismo, o que acarreta problemas graves de saúde, ainda estimulam a produção sebácea da pele.

E o resultado? Oleosidade acentuada e formação de acnes, principalmente espinhas, no rosto e no corpo.

 

Bebidas Alcoólicas

 

As bebidas alcoólicas também prejudicam a beleza da pele quando consumidas exageradamente.

O álcool reduz a hidratação do organismo e, logo, deixam a textura da pele mais grosseira e opaca.

 

Frutas Verduras E Legumes

 

Por isso, além de evitar os excessos de alimentos prejudiciais à estética e vitalidade da pele, uma alimentação saudável, composta por frutas, verduras e leguminosas, é uma grande aliada para quem quer conquistar a longevidade e uma pele jovem e bonita.

De acordo com uma matéria especial publicada pelo jornal americano The American Journal of Clinical Nutrition, na hora de optar por um alimento que contribua para a estética facial e corporal, é interessante dar preferência àqueles ricos em:

  • Fibras;
  • Vitamina C;
  • Acido linoleico, principalmente, a partir dos 40 anos.

 

Eles garantem o perfeito funcionamento das células, resultando uma aparência jovem e saudável”, explica Patrícia Davidson Haiat, nutricionista funcional, em uma entrevista para o periódico.

 

Fibras

 

Além de auxiliar no regulamento do intestino e aumentar a sensação de saciedade, ainda dá aquela mãozinha na dieta.

A ingestão de alimentos ricos em fibras contribui para um bom funcionamento do trato intestinal como um todo e, logo, também otimizam a eliminação das toxinas presentes no organismo.

As fibras podem ser encontradas em abundância em farinhas e farelos integrais, grãos, vegetais, legumes e frutas. e seu auxílio na desintoxicação do organismo propicia uma pele mais limpa, com textura mais suave e regular.

 

Vitamina C

 

Beleza e juventude da pele com uso da vitamina C

 

A Vitamina C, por sua vez, já é uma substância mais popularmente associada ao uso estético, podendo ser encontrada na composição de diversos cosméticos, principalmente naqueles voltados à uniformização do tom da pele.

Contudo, pouco se comenta a respeito do porquê de sua eficiência nestes tratamentos externos, cremes, loções e séruns e, muito menos, em seus benefícios quando incluída na alimentação.

Quando presente de forma estabilizada em produtos de beleza, a Vitamina C atua em três frentes na:

  • Proteção;
  • Regeneração;
  • Prevenção do tecido epidérmico.

Proteção

 

A vitamina C contribui para a fotoproteção da pele, prevenindo os danos causados pela exposição solar, raios UVA/UVB, e no combate à ação dos radicais livres, já que também é um poderoso antioxidante.

 

Prevenção

 

A proteção contra os efeitos dos radicais livres constitui o fator de prevenção do envelhecimento.

Já que estas toxinas são as responsáveis pela deterioração e perda de colágeno e elastina naturais do tecido, componentes essenciais à manutenção da firmeza e da sustentação da pele.

 

Prevenção Do Tecido Epidérmico

 

Além disso, a Vitamina C ainda auxilia na prevenção de linhas e rugas finas, já que, além de reduzir a sua perda, ainda estimula a síntese destas substâncias.

Propiciam o bom funcionamento celular, regulando funções diretamente ligadas à beleza e à juventude da pele: renovação celular, manutenção da elasticidade e reparação do tecido.

Quando ingerida, a Vitamina C passa a ser uma grande aliada do fortalecimento do nosso sistema imunológico e do processo de desintoxicação do organismo.

O famoso detox, que também é um forte combatente dos radicais livres e da retenção de líquidos, além de também agir em prol do metabolismo celular citados anteriormente.

Alimentos cítricos como a laranja e a acerola são tradicionalmente conhecidos pelo alto teor desta substância.

Mas, você também pode encontrar essa substância em grandes quantidades no morango, no kiwi, no mamão, no caju, no tomate, na manga e, inclusive, no brócolis e no pimentão amarelo cru, que é o mais rico quando comparado com os demais.

 

Ácido Linoleico

 

 

O Ácido Linoleico, também conhecido pelos seus similares ômega-3 e ômega-6, é uma substância cuja popularidade não faz jus aos seus benefícios.

Apesar de já se fazer presente na alimentação da maioria das pessoas e na composição de alguns produtos.

Responsável por promover benefícios à saúde e à qualidade de vida, como:

  • O controle de peso;
  • A redução da gordura corporal;
  • O fortalecimento do sistema imunológico.

 

O Ácido Linoleico ainda contribui para a manutenção da hidratação natural do tecido epidérmico, de dentro para fora, devido à alta concentração das Vitaminas A e E nos alimentos que o contém.

Para usufruir dos benefícios desta substância, aposte em óleos vegetais, destaque para o de macadâmia e o de canola, laticínios, peixes principalmente, salmão, atum e anchovas, castanhas, nozes e vegetais escuros.

Podemos concluir que, de fato, todos os alimentos exercem alguma interferência na estética da pele, seja ela negativa ou positiva.

Por isso, fazer boas escolhas, pode sim ser um fator determinante para a beleza e juventude da pele e o bem-estar.

Afinal, se “você é o que você come”, como deseja que a sua alimentação o defina?

Artigo escrito por Elisa Prado.

Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *