O Futuro Do Mercado Fitness: O Que Esperar Para Os Próximos Anos

O mercado fitness mudou muito com o passar dos anos, renovação esta que ainda deve se manter por décadas.

Em meados dos anos 2000, quando alguém falava em exercícios físicos, era quase instantâneo pensar em uma academia, para onde a maioria das pessoas com o interesse de cuidar da saúde e da forma física se deslocavam.

Hoje, porém, o sentimento não é mais esse.

Felizmente, de acordo com a pesquisa Vigitel 2017, feita pelo Ministério da Saúde, 37% da população das capitais brasileiras se exercita por, pelo menos, 150 minutos por semana, recomendação mínima da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao dividir entre os 7 dias da semana, obtêm-se aproximadamente 22 minutos diários de atividades físicas, número 24,1% maior do que o visto em 2006.

Logo, é possível notar um aumento no interesse por exercícios, o que pode aumentar ainda mais com as futuras tendências.

Com o passar do tempo, a tecnologia se desenvolveu e a própria sociedade também mudou, passando a adotar o que há de mais novo e prático no universo fitness.

Se houve tantas mudanças nesse espaço de tempo, o que será que o futuro nos reserva?

Vamos entender melhor quais foram as novidades que o mercado fitness encarou nos últimos anos e quais podem surgir daqui em diante.

 

Quais Foram As Principais Evoluções Do Mercado Fitness?

 

Novidades no mercado fitness

 

Há um maior destaque à tecnologia, que é capaz de tornar a vida dos praticantes de atividades físicas e interessados em ingressar nesse universo mais prática, simples e alinhada com suas necessidades.

Alguns dos pontos que merecem destaque são os seguintes:

 

Internet

 

Assim como aconteceu com praticamente todas as áreas, o mercado fitness também mudou bastante com a popularização dessa tecnologia de comunicação.

Apenas para ilustrar como a internet está em franca ascensão, de acordo com o suplemento “Tecnologias da Informação e Comunicação”, pertencente à Pnad Contínua, com informações relativas a 2016, o número de brasileiros com pelo menos 10 anos (181 milhões de pessoas) que acessou a internet passou de 64,7% para 69,8%, acréscimo de quase 10 milhões de pessoas.

Junto com a popularização da internet, as pessoas podem ter acesso a vídeos e aplicativos sobre atividades físicas, o que as permite se exercitar em casa, nos dias e horários que acharem mais viáveis e, além disso, sem precisar pagar nada (com exceção de alguns apps pagos, embora haja muitas opções gratuitas).

Além disso, é possível encontrar pessoas que possuem os mesmos interesses em exercícios, como em redes sociais, fóruns e aplicativos de mensagens, o que aumenta a motivação e traz novas fontes de informação sobre as atividades físicas.

 

Profissionais Liberais

 

Como algumas pessoas preferem se exercitar sem sair de casa, o mercado teve que se adaptar a essa mudança, o que levou a um crescimento no número de profissionais liberais, como personal trainers.

Eles podem atender em casa, no horário que tiver sido combinado com o cliente, e oferecer um treinamento personalizado, sem que haja necessidade de se deslocar a uma academia para tal.

 

Dispositivos Móveis E Wearables (“Vestíveis”)

 

Tecnologia do mercado fitness nas pulseira inteligentes

 

Antigamente, uma das características fundamentais de um relógio considerado “fitness” era ser à prova d’água e mensurar informações como batimentos cardíacos e quantidade de passos.

Hoje em dia, esse conceito é mais abrangente e envolve até mesmo a identificação automática de cada exercício físico.

Os sensores de batimentos cardíacos começaram a se popularizar por volta de 1983, mas essa era uma tecnologia cara e que não estava disponível para a maioria das pessoas. Hoje em dia, a realidade está bem diferente.

Os smartwatches (relógios inteligentes) e smartbands (pulseiras inteligentes) monitoram batimentos cardíacos, rastreiam o caminho percorrido por GPS e trazem informações como quantidade de passos durante o trajeto.

Alguns modelos recentes até identificam automaticamente o tipo de exercício e coletam suas informações.

Até mesmo os smartphones possuem algumas dessas funções, como monitoramento cardíaco e pedômetro, além de ser possível informar o exercício que está sendo realizado para calcular o gasto de calorias e o monitoramento por GPS, presente na grande maioria dos modelos.

Essas são informações que outrora estavam disponíveis apenas a atletas profissionais e pessoas com maior poder aquisitivo, mas que hoje são acessíveis a uma grande parcela da população.

 

O Que O Futuro Reversa Ao Mercado Fitness?

 

Não é possível afirmar ao certo, já que tecnologias e novos recursos são desenvolvidos quase que diariamente, mas a expectativa é de que os interessados em se exercitar tenham cada vez melhores condições para tal.

Ao dividir a população por grupos de idade, algumas das tendências que poderão ser observadas são as seguintes:

 

Crianças

 

Tendência para o futuro do mercado fitness com natação para crianças

 

Atualmente, existem academias e centros esportivos com programações destinadas exclusivamente aos pequenos, o que deve aumentar continuamente, já que é nítida a importância de cuidar da saúde e da forma física desde a infância.

Com atividades como natação, futebol, ballet e judô, as crianças podem se exercitar ao mesmo tempo em que se divertem, o que colaborará para sua saúde física e mental, inclusive nas próximas etapas da vida.

 

Jovens E Adultos

 

Novos aplicativos para exercícios físicos no mercado fitness

 

O maior acesso aos dispositivos móveis, tanto smartphones quanto os dispositivos “vestíveis” (smartwatches, smartbands e afins) permitirá um acompanhamento mais preciso das condições de saúde, além de indicar quando será o momento ideal para se exercitar.

Isso, em conjunto com os serviços de coaching esportivo e a adaptação das academias tradicionais às demandas de cada grupo, permitirá que as pessoas encontrem a oportunidade perfeita para se exercitar e cuidar da saúde de uma maneira ainda melhor.

 

Idosos

 

Mercado fitness profissional trabalhando em academias para idosos

 

Devido às limitações físicas naturais dos idosos, eles poderão contar com academias, exercícios, coaches, personal trainers e outros profissionais que sejam especializados nesse tipo de público, de modo que os resultados obtidos sejam os melhores possíveis.

Hoje, já é possível encontrar academias especiais para idosos, bem como aquelas ao ar livre, cujos aparelhos são viáveis para todas as idades, e a tendência é de que o número desses espaços aumente.

Um ponto que colaborará neste sentido é o aumento da expectativa de vida do brasileiro, que aumentou para a média de 76 anos em 2017, de acordo com a tábua de mortalidade, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), maior que os números de 2016 (75,8), 2015 (75,5) e 2014 (75,2).

 

Prepare-se Para A Evolução No Universo Fitness!

 

A tecnologia e os novos costumes colaboram com praticamente todas as áreas, o que também se aplica à área fitness, que evolui continuamente com o objetivo de oferecer o que há de melhor aos praticantes de exercícios físicos e optantes por uma vida mais saudável.

Portanto, além dos dispositivos inteligentes, treinamentos personalizados e opções de academia terceira idade que encontramos atualmente, a tendência é de que haja novas soluções no mercado fitness para todas as faixas etárias, o que traz oportunidades para que a população seja cada vez mais saudável.

Artigo escrito por Maria Grabriela.

Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *