Dicas Para Praticar O Turismo Esportivo Com Segurança
Se você curte praticar o turismo esportivo, veja aqui como garantir a sua segurança ao viajar pelos destinos e aproveitar cada modalidade com tranquilidade!
O verão é a época que mais atrai os aventureiros de plantão.
Para aqueles que adoram a prática de uma atividade física diferente, quer assistir competições ou praticar algum esporte amador em outra cidade, é preciso seguir algumas dicas.
Embora diversas competições e eventos foram cancelados, ou remanejados, ainda assim 2021 traz muitas perspectivas positivas.
Então, nada melhor do que estar programado e fazer um planejamento prévio, concorda?
Sendo assim, veja aqui como praticar o turismo esportivo com segurança!
Dicas Para Aproveitar O Turismo Esportivo De Forma Segura Em 2021
Antes de viajar em busca de emoção e adrenalina, é importante considerar alguns cuidados, especialmente de prevenção contra a Covid-19. Para isso, pesquise e faça uma lista sobre:
- Locais que deseja visitar no destino que estejam abertos;
- Passagens e hospedagem que aceitam remarcação, ou seja, sejam flexíveis;
- Atividades disponíveis;
- Locais seguros para alimentação;
- Lista de eventos esportivos;
- Equipamentos necessários (se aluguel, considere fazer a correta higienização dos aparelhos).
Além disso, considere se hospedar e se alimentar em locais que estejam seguindo as práticas de higienização, de forma a diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
Aliás, outro ponto importante é verificar se a cobertura do plano de saúde é nacional, bem como considerar a contratação de um seguro de viagem, ambos, muito importante para os viajantes.
É válido saber que muitos estabelecimentos adotaram o selo Turismo Responsável, do MTur. Por meio dele, os viajantes podem se sentir mais tranquilos por frequentar locais que estão cumprindo os protocolos para prevenção da Covid-19.
Tanto empresas quanto guias de turismo que possuem o selo estão inscritos no Cadastur, o que oferece maior segurança aos turistas.
E mais! Fique atento a possíveis alterações no calendário do destino visitado, já que, por conta da pandemia, alguns acabam fechando/cancelando determinadas atividades e eventos.
Certamente, ao preparar a sua viagem considerando todos esses aspectos, é só curtir os eventos e atividades que proporcionam muita emoção!
Quais Atividades Fazem Parte Do Turismo Esportivo?
É possível praticar o turismo esportivo tanto quem vai assistir, quanto quem vai praticar determinadas atividades fora da sua cidade.
Com uma vasta lista de opções, essa modalidade inclui competições e até visitas a locais que ofereçam prática de esportes ou apenas visitação. Entre eles:
- Campeonatos: mergulho, surfe, voo livre, trekking de regularidade, corridas de aventura e futebol;
- Esportes radicais: rapel, paraquedismo, rafting, windsurf, kitesurf e até voo livre;
- Visitação: museus, exposições, clubes, estádios e outros locais;
- Eventos: Copa do Mundo da FIFA, Jogos Olímpicos, Fórmula 1, eventos regionais, entre outros.
E mais! Vale saber que são três tipos de turismo esportivo: turismo esportivo de eventos, turismo esportivo ativo e o turismo esportivo de visita (museu de esporte, estádios, clubes, entre outros).
Então, também é importante saber que o turismo esportivo é praticado ao redor do mundo, sendo que muitos se destacam nessa modalidade.
Como Aproveitar Ao Máximo A Sua Viagem
Então, se você vai praticar o turismo esportivo, viajando com sua família ou amigos, é importante considerar um roteiro de viagem.
Afinal, vocês vão querer preencher as horas vagas, especialmente no caso de o intuito seja assistir a eventos esportivos, não é mesmo?
Como recomendação, citamos:
1) Pesquise sobre todas as atividades esportivas no destino e região;
2) Faça uma lista de eventos esportivos e horários, bem como a reserva dos ingressos antecipados;
3) Contrate um seguro de viagem com cobertura para a prática de esportes e/ou um convênio médico com cobertura nacional. Afinal, existem muitos planos de saúde baratos, com cobertura para o caso de emergências médicas;
4) Aproveite as opções oferecidas ao esporte amador para se divertir;
5) Siga as determinações para diminuir o risco de contaminação por Covid-19, como: uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social.
6) Separe um roteiro para quem quiser fazer uma atividade diferente, não relacionada aos esportes.
Além disso, não se esqueça de ficar atento a possíveis alterações no calendário do destino visitado.
Qual O Impacto Do Turismo Esportivo No Brasil E No Mundo?
Com todo certeza, os eventos que ocorrem no Brasil e no mundo contribuem, inclusive, com a economia local. Por meio deles, muitos locais conseguem gerar renda, em diferentes nichos.
Além disso, esses eventos tendem a contribuir com o município, deixando-o mais atraente e trazendo benefícios a longo prazo.
Organizações esportivas e o próprio governo, muitas vezes, investem em novos prédios esportivos, de forma a atrair cada vez mais grandes eventos.
Visto que essa é uma prática que vem movimentando o setor do turismo, nacional e internacionalmente.
Por Andreia Silveira do site PlanoDeSaude.net.