Benefícios Das Atividades Físicas Para A Saúde Do Coração
Você quer saber a importância das atividades físicas para a saúde do coração?
Se você é uma pessoa sedentária e tem dificuldades de inserir a prática de exercícios físicos na sua rotina, não se sinta frustrado. Isso realmente acontece com muitas pessoas.
Muitas coisas são próprias da natureza humana e uma delas é essa tendência em repetir velhos hábitos e de resistir aos novos.
É preciso ter em mente que viver melhor exige mudança de hábitos. E essa mudança requer atitudes que demandam muita força de vontade e persistência.
Mudar é sempre uma experiência difícil, pois, exige um certo sacrifício. Porém quando se trata de saúde é preciso deixar de lado o comodismo e a nossa zona de conforto e nos mexer.
Afinal nós fomos projetados biologicamente para nos movimentar. Então vamos lá! Que tal mudar agora mesmo a sua rotina? Funciona de verdade, experimente.
Hoje vamos apresentar 5 benefícios das atividades físicas que são muito importantes para melhorar e preservar a saúde do seu coração.
A Importância Das Atividades Físicas Para A Saúde Do Coração
A adoção de um estilo de vida mais fisicamente ativo é um hábito saudável, que deve ser estimulado sempre.
Vários estudos científicos já demonstraram que a prática regular de uma atividade física promove inúmeros benefícios para a saúde como um todo.
1 – A Atividade Física Diminui A Pressão Arterial
Os exercícios físicos são uma ferramenta essencial que atua tanto na prevenção quanto no tratamento da hipertensão arterial.
Quem pratica atividades físicas tende a manter os níveis de pressão mais baixos e isso protege o coração.
Essa redução acontece tanto em pessoas que já tem pressão alta quanto para aquelas que ainda não desenvolveram a doença, mas que têm elevados fatores de risco para o seu surgimento.
2 – Diminui A Possibilidade De Desenvolver Diabetes
A alimentação irregular e o sedentarismo são causas de descontrole nos níveis de glicose e o colesterol no sangue bem como aumento da pressão arterial.
O tipo mais comum do diabetes, cerca de 90% dos casos, acontece em geral a partir dos 35 anos, tendo como causas o excesso de peso, histórico familiar e maus hábitos.
O diabetes tipo 2 normalmente está associado à pressão alta e irregularidades nas taxas de colesterol.
Quem faz atividades físicas controla melhor o peso, reduz o colesterol e tem seus níveis de glicemia mais baixos evitando assim a probabilidade de ter diabetes.
3 – Reduz Os Níveis De Colesterol
Quem pratica atividades físicas mantém seu LDL colesterol mais controlado e isso evita o acúmulo de gorduras nas artérias no coração bem como a possibilidade de infarto no futuro.
O LDL é conhecido como colesterol ruim e o HDL o colesterol bom. Essas substâncias, gorduras, são necessárias ao organismo.
Devem ser mantidas dentro dos limites, sendo que o seu desequilíbrio na corrente sanguínea pode causar doenças no sistema circulatório.
4 – Depressão
Quem faz atividades físicas libera uma maior quantidade de endorfina que faz bem para a saúde. As pessoas que se exercitam são menos depressivas e menos ansiosas.
A endorfina é uma espécie de analgésico natural que leva a uma sensação de bem-estar e tranquilidade que pode inibir o estresse e também a depressão.
5 – Obesidade
Quem se exercita regularmente queima mais calorias, tende a ter um melhor controle do peso e evita a obesidade.
Todos nós sabemos que o sobrepeso e a obesidade estão diretamente relacionados com problemas cardiovasculares.
Portanto faça exercícios físicos regularmente, comece numa intensidade mais baixa e vá aumentando progressivamente.
A longo prazo você vai perceber os benefícios das atividades físicas para a saúde do coração.
Antes de iniciar qualquer exercício físico a recomendação e que se faça uma avaliação médica. Pratique o exercício com atenção ao seu corpo. Respeite seus limites e conquista sua melhora com o tempo.
Se você está há muito tempo na condição de sedentário, deve iniciar seus exercícios com cuidado.
Não adianta querer fazer tudo de uma vez e recuperar o tempo perdido, assim o corpo vai ficar dolorido demais.
Começar com alguns minutos de exercício por dia, somente três vezes por semana, já é suficiente.
Está difícil começar? Lembre-se sempre da importância das atividades físicas para a saúde do coração.
Então, procure encaixar o exercício em algum horário que consiga fazer sem ter que abrir mão de algo que gosta. Não adianta deixar de fazer coisas que gosta para se exercitar, se você não conseguir ter foco.
Procure algo que lhe agrade e você goste de fazer. São muitas opções: nadar, correr, dançar, andar de bicicleta, musculação, atividades ao ar livre entre outros.
Com o passar do tempo se a atividade escolhida não estiver lhe agradando, é hora de trocar.
Se você deixou de fazer exercício um dia, é comum desistir no outro, e no outro. Ou se você deixou de fazer exercício um dia, retome e comece novamente.
Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.
4 Comentários