Remo Seco E Seus Benefícios Para O Corpo
Você conhece o remo seco? Remar é uma atividade física muito prazerosa e como todo esporte apresenta vários benefícios para a saúde ajudando a melhorar a qualidade de vida, o bem estar, a autoestima, a postura, alivia o estresse e quando praticado ao ar livre ainda oferece como mais um atrativo o belo visual da natureza.
Mas e para quem deseja praticar essa modalidade e não mora em cidades litorâneas e nem próximas de rios que permitam essa atividade esportiva? O que fazer?
É possível usufruir dos mesmos benefícios dessa atividade nas academias em aparelhos que são capazes de simular esse exercício oferecendo as mesmas vantagens de quem pratica essa modalidade ao ar livre, exceto o lindo visual da natureza.
Esses aparelhos são conhecidos como remo seco ou remo indoor e com eles é possível combinar exercícios musculares com exercícios cardiovasculares. O remo seco vem equipado com ergômetro, equipamento eletrônico que mede a velocidade, a distância percorrida e a potência.
O Remo Seco Emagrece E Define O Corpo
O remo seco é uma das melhores atividades físicas para quem deseja realizar um treino físico completo e eficiente. É perfeito para quem quer entrar em forma, emagrecer, definir o corpo e melhorar o condicionamento e a resistência física.
Os treinos são muito intensos e movimentam várias partes do corpo, melhorando a circulação e também a respiração. Praticado com frequência fortalece e modela o abdômen acabando com a barriguinha, a flacidez e também a gordura localizada.
Como movimenta todo o corpo exercita vários grupos musculares e com isso favorece o emagrecimento, a perda de gordura e o ganho de massa muscular.
Os treinos com remo seco contribuem para esse ganho de massa e definição muscular ao mesmo tempo em que aumentam a capacidade aeróbica para permitir uma melhor oxigenação dessa grande quantidade de massa muscular exigida na atividade.
Quando a remada é praticada de forma correta incorpora nos exercícios uma variedade grande de movimentos que melhoram a coordenação motora e deixando o corpo mais flexível.
Remo Seco Trabalha E Exercita Quais Músculos?
Essa atividade fortalece os braços, e também trabalha a capacidade cardiovascular, pernas, glúteos, os músculos das costas e abdominais, deixando o corpo realmente malhado e definido. Ele exercita as partes inferiores e superiores do corpo:
- Peitoral;
- Abdômen;
- Quadríceps;
- Panturrilha;
- Bíceps;
- Deltoide
Os músculos abdominais trabalham bastante para estabilizar o resto do corpo durante a duração da remada. Os músculos das costas precisam ser trabalhados de forma correta para proteção da região lombar evitando assim o risco de lesões.
Quase toda a musculatura das costas, assim como os bíceps, quadríceps e glúteos, é utilizada no movimento de puxada. O remo seco trabalha e exercita o corpo inteiro envolvendo vários grupamentos musculares.
Como Usar Esse Equipamento?
Os equipamentos modernos contam com amortecedores de alta performance e bancos móveis que deslizam sobre rolamentos e cilindros para aumentar ou diminuir o curso e peso da tração. Isso possibilita um maior conforto para o praticante durante os treinos.
Comece regulando a resistência e em seguida sente no banco móvel, coloque os pés na pedaleira, flexione os joelhos e os quadris segurando o remo na altura do estômago com os braços esticados com a coluna ereta. Primeiro empurre com os seus calcanhares, esticando as pernas.
Se incline um pouco para trás e puxe o remo em direção à parte superior do estômago. As pernas devem estar esticadas antes de terminar o movimento da remada. Agora é só inverter o movimento e reiniciar com uma nova remada.
Treinos E Exercícios Com O Remo Seco
Com remo seco é possível simular a remada e também diversos outros exercícios sem tornar o treino chato e repetitivo. Você pode fazer séries completas de exercícios como o supino, agachamento, rosca direita e peitoral. É possível graduar o esforço físico modificando a intensidade do exercício.
Você pode treinar com a remada em ritmo moderado por um período mais longo ou em ritmo acelerado num período de curta duração. Pode também remar fazendo intervalos começando num ritmo fácil, moderado e difícil e depois fácil de novo e ir alternando.
Há quem goste de treinar sozinho e deseja adquirir o equipamento para se exercitar em casa. Vale lembrar que é uma atividade que apresenta um índice muito baixo de lesões, mas é importante ter o conhecimento necessário para escolher equipamentos de qualidade e também saber o suficiente para evitar lesões causadas por excessos ou exercícios mal executados.
Mas o ideal sempre é contar com um professor de educação física para fazer um planejamento dos treinos, montar as planilhas de exercícios e acompanhar o desenvolvimento do praticante.
Alimentação Para O Treino Com Remo Seco
Os treinos com o remo seco queimam muitas calorias e exigem um gasto energético muito grande. Você vai precisar aumentar a ingestão calórica para atender essa demanda de energia do corpo.
Portanto o cuidado com a alimentação é fundamental, pois, toda essa energia vem de uma boa nutrição esportiva.
É importante antes e depois dos treinos ingerir alimentos ricos em carboidratos como pão, frutas, iogurte adoçado, batata, arroz ou barra energética entre outros e também proteínas como carnes magras, leite e leguminosas.
A proteína é importante na dieta, pois, vai ajudar na recuperação muscular mais rapidamente após os treinos intensos. E não se esquecendo, é claro, de uma boa hidratação, beber bastante água, sucos naturais entre outros, antes e depois dos treinos.
Gostou do artigo então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.
86 Comments