Musculação Feminina

Quando se fala em exercícios físicos para mulheres, a musculação feminina aparece entre uma das formas mais eficazes para o emagrecimento e definição do corpo.

Além disso, este treinamento também serve para dar resistência e força para o organismo, permitindo à pessoa ter mais energia para treinar, o que consequentemente agrega mais saúde.

Ter um corpo definido é uma preocupação que está presente na vida da maioria das mulheres.

Para quem deseja entrar em forma, a musculação feminina é o exercício mais indicado, pois primeiramente contribui para a queima de gordura e ao longo dos treinamentos promove o desenvolvimento da massa muscular e define os músculos.

Dieta Para Musculação Feminina

Conforme a mulher começar a praticar musculação, os primeiros resultados irão aparecer, mas para que eles progridam e cheguem ao nível de definição muscular feminina é necessário ter uma dieta regular.

Fazer uma dieta quando se pratica musculação não significa passar fome, pois é preciso ingerir os nutrientes que fornecem energia suficiente para malhar.

A dieta para musculação feminina consiste em deixar de comer alimentos gordurosos, sendo recomendado optar por frutas e verduras, além de ingerir comidas com proteína como, por exemplo, peixe, carne vermelha, ovo, iogurte, amêndoas, azeite de oliva, arroz, folhas verdes e granola.

Para beber deve-se tomar 2 litros de água por dia e sucos naturais sem adição de açúcar.

É importante ressaltar que não se deve deixar de comer, pois é indicado se alimentar a cada três horas, além de antes e depois dos treinos de musculação.

Ao manter uma dieta regular, o volume de gordura será reduzido, sobrando massa muscular magra, que é mais fácil de trabalhar e definir.

Gordura Corporal Feminina

Gordura corporal feminina

É comprovado cientificamente que as mulheres possuem mais gordura corporal do que os homens. Sendo assim, a gordura corporal feminina está entre 18 e 24% e a masculina em torno de 14 e 18 %.

Para que o público feminino consiga se livrar destes tecidos gordurosos, deve-se fazer um treino específico para cada localidade do corpo.

Os primeiros treinos de musculação feminina serão dedicados à queima da gordura. Esta etapa normalmente ocorre de forma rápida, se os exercícios forem praticados regularmente.

Ao eliminar a gordura, os treinos se tornam mais intensos e puxados para que os músculos sejam definidos.

Musculação Feminina Com Exercícios Aeróbicos Para Manter A Forma

Imagem de musculação feminina

 

À medida que a musculação para mulheres for queimando as gorduras e definindo o corpo, é preciso recorrer a métodos que ajudam a manter os resultados alcançados.

Isto pode ser feito através de uma dieta alimentar saudável e também com a combinação de outras atividades físicas.

Para manter a forma é indicado aliar a musculação aos exercícios aeróbicos como, por exemplo, caminhadas, corrida, natação, bicicleta, ginástica e até mesmo danças.

Além de ajudar a manter os resultados da musculação feminina, as atividades aeróbicas também contribuem para a saúde do coração, pulmão, sistema respiratório e nervoso.

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22 Comentários

  1. Comentar é algo que não costumo fazer! Mas dessa vez tive que escrever. Muito bom!

    • Adilson

      Olá Edina,

      Fico feliz que você tenha gostado do artigo. Esse é o nosso objetivo levar informações úteis e que possam ser relevantes para nossos visitantes. Continue acompanhando nosso trabalho. Muito obrigado pelo visita e também pelo seu comentário!

      • Maah Sykes

        Oi Adilson..

        Sabe, eu sou uma menina de 12 anos, mas não estou satisfeita com meu corpo, pois estou com umas gordurinhas laterais. Então, eu posso seguir essa rotina, ou tem que ser algo mais leve ??
        Pode me ajudar ? 🙂 obrigada.

        • Olá Maah,

          A musculação pode trazer benefícios para jovens de tão pouca idade como você, porém, certos exercícios podem gerar sobrecargas mecânicas para os quais o aparelho locomotor dos adolescentes ainda não está preparado. A avaliação de um professor de educação física se torna importante para planejar um treinamento eficaz e mais adequado ao seu gosto pessoal, a sua idade, seus objetivos e tempo disponível, fazendo as adaptações que forem necessárias nos exercícios ou aparelhos. É legal também focar em esportes coletivos que você goste, pois, esses são mais agitados e interativos. Cuidar bem do corpo é uma atitude saudável que envolve uma boa alimentação e exercícios físicos regulares. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

      • Nilda Ventura

        Gostei muito.

        • Olá Nilda,

          Que bom que você gostou do artigo. Continue acompanhando nossas postagens. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  2. Miih

    Precisa de suplementos para ganhar massa muscular ?

    • Olá Milena,

      Normalmente uma alimentação bem equilibrada fornece todos os nutrientes necessários para o organismo desenvolver e aumentar a massa muscular, em um trabalho conjunto com treinos específicos para esta finalidade e descanso. Para o uso de suplementos vai depender de uma avaliação individual que deve ser feita por profissionais da área da nutrição, nutrólogos e nutricionistas, que levarão em conta o tipo de atividade física praticada, o peso corporal bem como os resultados de exames médicos, para indicarem se há a necessidade ou não de suplementação alimentar. Efeitos colaterais existem e mesmo havendo indicação médica essa prescrição vem seguida de acompanhamento constante. Para saber mais confira o artigo relacionado ao tema: http://saudesporte.com.br/suplementos-alimentares-usados-academias/

      • Rúbia

        Oi tudo bem eu estou malhando mais não to vendo o resultado que eu procuro que é ter corpo definido e perder a barriga sou magra mais tenho barriga! Não sei que dieta seguir podes me ajudar? Desde já agradeço.

        • Olá Rúbia,

          Cada um de nós tem um biotipo diferente com características distintas e esses perfis diferenciados devem ser avaliados tanto para rotina de treinos quanto para planejamentos nutricionais, de acordo com os objetivos de cada um. Se você ainda não está tendo resultados, minha sugestão e que você converse com o profissional de educação física responsável pelo local onde você está malhando, para uma melhor avaliação e planejamento de um programa de exercícios que atenda aos seus anseios. Com relação à dieta a alimentação mais simples e natural é sempre a melhor recomendação, entretanto, a prescrição para essa dieta é algo individual e deve ser feita por um profissional habilitado um nutrólogo ou uma nutricionista que deverão fazer uma avaliação pessoal que levarão em consideração todos os fatores necessários para um correto planejamento nutricional que ajude você a conquistar seus objetivos. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

          • Esperança Jetimane

            Eu também sou magra. Gostaria de aumentar a massa muscular, mas com o trabalho e faculdade é difícil, é possível conseguir o resultado em casa, sem ginásio? quanto tempo devo fazer atividades físicas, uma hora ou duas, e pode ser todos dias da semana?

          • Olá Esperança,

            É possível sim conseguir resultado treinando em casa. Tem exercícios que não exigem aparelhos e outros que podem ser feitos com halteres, pesos manuais. Entretanto, você precisará de um profissional que te avalie e te dê orientação correta. Ele deverá elaborar uma planilha de treinos de acordo com suas características e objetivos, com volume e frequência ideais para o seu biotipo, bem como período de descanso para recuperação muscular. São cuidados necessários para que você tenha o resultado esperado de forma segura e no tempo certo. Uma alimentação adequada também vai ajudar neste processo. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  3. Vivi

    Olá, Tenho 14 anos e essa semana entro na academia e ando me preparando fazendo caminhadas e regulando minha alimentação, mais estou querendo ficar com um corpo mais definido e pegar uma postura, então quero saber quais exercícios devo fazer e o que devo comer, e quantos meses vão ser precisos para ficar assim?

    • Olá Vivi,

      Praticar atividades físicas é sempre bom e nesta idade pode ajudar no desenvolvimento do seu corpo. Os exercícios da musculação podem trazer benefícios para os adolescentes como a melhora do controle postural, composição corporal, coordenação motora, aumento da resistência muscular e da densidade óssea. Colabora ainda na redução da incidência de lesões relacionadas às práticas esportivas e atividades recreativas. É importante destacar que é preciso contar sempre com a orientação e acompanhamento de um profissional da educação física tanto na avaliação quanto no planejamento de uma rotina de exercícios que seja mais adequada à idade, bem como o tempo necessário para alcançar o seu objetivo. Nesta faixa etária a musculação deve ser usada como complemento de outras atividades físicas como a natação, a dança, as artes marciais ou os esportes coletivos. Uma opção que pode ser interessante é a prática de exercícios em circuito, por se tratar de uma atividade mais dinâmica que permite mesclar exercícios aeróbicos com exercícios com pesos leves. Um acompanhamento nutricional também é importante para elaborar um cardápio específico para o seu objetivo. Volte aqui no blog novamente e compartilhe com gente os seus resultados. Muito obrigado pela visita e também pelo seu comentário.

  4. Alessandra Leiferty

    Realmente esclarecedor o artigo! Muito bom e sobre a questão da suplementação resposta clara e verdadeira. Vcs estão de parabéns!

    • Olá Alessandra,

      Fico feliz em saber que você gostou do artigo. A musculação realmente proporciona vários benefícios ao corpo e a mente. Ela pode ainda ser direcionada para objetivos diversos como o emagrecimento, o fortalecimento e a definição muscular, a prevenção de lesões entre outros. Esse treino com a devida orientação e aliado a uma alimentação saudável tem seus resultados potencializados de forma natural e segura, sem riscos para a saúde. E para quem necessita de suplementação somente com recomendação médica e acompanhamento constante. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  5. Elidia

    Olá.. Tenho 43 anos e pretendo entrar na academia, tenho um corpo bom..Mas um pouco flácido.. Gostaria de uma definição e resistência mais precisa…A musculação é mais indicada? Fazendo todos os dias o resultado é mais garantido?

    • Olá Elidia,

      Muito legal a sua decisão de entrar para uma academia. Se você pretende alcançar um corpo bem definido, uma boa musculatura e melhorar a resistência física é essencial uma boa rotina de treinos aliada a uma alimentação saudável. E a musculação é indicada por tonificar e fortalecer o corpo e as articulações. Converse com o profissional da academia que você irá frequentar para que ele monte uma planilha de treino que esteja de acordo com suas características e objetivos. Essa avaliação e planejamento são etapas importantes que levarão você a ter os resultados no tempo certo e de maneira mais eficiente. Bons treinos. Obrigado pela visita e também pelo comentário.

  6. Mateus

    Adilson Preciso da sua opinião meu nome é Mateus tenho 19 anos faço academia e tbm quero saber q eu n to ganhando massa muscular e tbm fazer dieta tomo meu suplemento tenho 1 ano de treino mesmo assim n ganho massa o q eu preciso p ganhar massa.

    • Olá Mateus,

      Você está frequentando a academia e já treina a um ano, porém, não está vendo os resultados que deseja, então minha sugestão é que você converse com o profissional da educação física responsável pela academia e relate para ele essa situação. Ele deverá te avaliar novamente e montar um treino específico e mais adequado à sua realidade e que atenda os seus objetivos. Outro fator importante para o ganho de massa muscular é a alimentação. Uma dieta adequada fornecerá todos os nutrientes necessários para que você consiga chegar no resultado esperado. Entretanto a prescrição dessa dieta deverá ser feita por um nutrólogo ou uma nutricionista que avaliará também a necessidade ou não do uso de suplementos. Nós temos biótipos diferentes e cada um com características distintas e a avaliação e acompanhamento desses profissionais é fundamental tanto na elaboração de uma rotina de treinos quanto no planejamento nutricional. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  7. A musculação para mulheres trás muitos benefícios mesmo! Além da saúde e sistemas hormonais, vasculares e etc., proporciona a mulher um corpo lindo e bem estruturado, afinal quem não quer estar bem consigo mesma!
    Ótimo texto e explica muito bem seus benefícios!

    • Olá Jéssika,

      Que bom que gostou do artigo! E você tem razão ter um corpo bonito e saudável é um desejo comum entre as mulheres e não é somente por uma questão de vaidade. É muito mais que isso. Cuidar bem do próprio corpo praticando uma atividade física como a musculação, é uma ação que proporciona vários benefícios e, entre eles, mais saúde e qualidade de vida com a autoestima lá no alto. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

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