Os Benefícios Da Caminhada Para o Corpo E A Mente

Você conhece os benefícios da caminhada para o corpo e a mente?

Saiba que essa atividade física reúne um grande número de vantagens para quem já gosta de se exercitar e também para quem deseja praticar alguma atividade física e não sabe por onde começar.

Todos nós aprendemos muito cedo a caminhar, é um movimento natural, e por isso mesmo, somos biomecanicamente mais eficientes durante uma caminhada quando comparamos com os movimentos executados em outras modalidades esportivas como o remo, a natação, o ciclismo entre outros.

E independentemente da idade ou condicionamento físico caminhar é um exercício leve, fácil de executar, de baixo custo, que ajuda a emagrecer, tonificar os músculos, e ainda reduz o risco de doenças.

Outra grande vantagem da caminhada é que essa atividade pode ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer lugar, proporcionando os mesmos benefícios, tanto em ambientes fechados utilizando as esteiras quanto ao ar livre.

Caminhar também é uma atividade aeróbica bastante segura do ponto de vista cardiovascular e ortopédico.

Uma caminhada mais rápida dificilmente sobrecarregará o coração e com relação às articulações, o risco de lesões nos joelhos e tornozelos é bem pequeno.

Entre os benefícios da caminhada para o corpo e a mente já citados ainda podemos destacar:

  • Combate ao colesterol ruim;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória e também a densidade óssea;
  • Favorece um bom controle do diabetes e da hipertensão arterial;
  • Ameniza problemas de desequilíbrios posturais e articulares.
  • Proporciona um bom alto astral;
  • Promove o bem estar levando o estresse e o mau humor para bem longe;
  • Combate a insônia, a ansiedade e também a depressão;
  • Promove uma excelente oportunidade de socialização.

Como Conquistar Os Benefícios Da Caminhada Para O Corpo E A Mente

Os benefícios da caminhada para o corpo e a mente são vários

De um modo geral é bom começar com uma frequência de 3 vezes por semana por cerca de 30 a 40 minutos e ir aumentando gradativamente.

Porém depois de estabelecer seus objetivos será preciso programar um ritmo e períodos de treinos mais adequados às suas necessidades:

a) Para quem deseja queimar gordura e emagrecer é preciso aumentar os batimentos cardíacos para ficar entre 70% e 80% da frequência cardíaca máxima (FCM). Neste caso o treinamento deve ser realizado em subidas e descidas por cerca de 3 km em meia hora;

b) Para quem deseja afinar a silhueta é preciso caminhar com ritmo moderado cerca de meia hora. Com esse exercício é possível consumir até 200 calorias. Subir, descer ou até mesmo utilizar esteiras com elevação ajuda a tonificar os músculos das pernas, bumbum e do abdômen;

c) Para quem deseja melhorar o fôlego uma caminhada em ritmo acelerado em terreno com inclinação já colabora para acelerar o metabolismo. Caminhar 2 km em meia hora ajuda a melhorar o condicionamento.

d) Se o objetivo for deseja apenas relaxar então procure caminhar devagar de preferência ao ar livre aproveitando o belo visual da natureza. Caminhar 1 km em meia hora está dentro de uma boa média.

Aproveitando os benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Caminhar é um ótimo exercício que pode e deve ser praticado diariamente.

De acordo com a frequência e a intensidade de seus treinos será possível emagrecer, deixar o corpo em forma, manter a boa saúde do coração e da mente além de retardar o envelhecimento.

Agora que você já conhece um pouco mais dos benefícios da caminhada para o corpo e a mente que tal aproveitar ao máximo as vantagens dessa modalidade que mais parece um passeio, um momento de lazer e divertimento?

É realmente um atividade física que não exige nenhuma habilidade específica, porém bastante indicada pelos profissionais da área da saúde, principalmente para quem deseja deixar de lado o sedentarismo e iniciar um exercício físico prazeroso.

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10 Comentários

  1. Geane

    Importantes informações! Adorei!

    • Olá Geane,

      Fico feliz em saber que você gostou do artigo! Os exercícios físicos são essenciais para a manutenção da boa saúde e ajudam na prevenção de algumas doenças. E a caminhada é uma atividade física natural, simples e barata, praticamente sem risco de lesões e quando praticada com regularidade só traz benefícios para saúde. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  2. Celsina Lopes Malta

    Tenho praticado a caminhada e fico muito feliz com os benefícios deste tão importante exercício, espero alcançar meus objetivos que é perder peso e ter mais saúde.

    • Olá Celsina,

      É muito legal você ter dado esse passo importante na busca da conquista dos seus objetivos. A prática regular de uma atividade física como a caminhada vai ajudar você a emagrecer e manter a forma. É um exercício bem democrático, fácil de praticar e que exige poucos recursos, mais proporciona muitos benefícios para a saúde. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  3. Sérgio Braga Osório

    Não deixe de ‘assinar’ um compromisso com seu bem-estar, não negligencie suas possibilidades apenas por preguiça, seu corpo é uma máquina que precisa estar em bom funcionamento para que você se sinta bem. Recomece a caminhar e ao final da primeira semana verá os resultados surgirem. Faça isto, vá em frente, não invente desculpas, melhor não tentar se enganar, o tempo vai cobrar isto de você!

    Abraços……

    • Olá Sérgio,

      É isso mesmo, precisamos ter em mente que a atividade física ajuda na manutenção da própria natureza humana que foi criada para o movimento. E os exercícios físicos promovem a boa saúde, pois, quando bem executados proporcionam inúmeros benefícios. Iniciar uma atividade física praticando a caminhada é uma excelente opção. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  4. Brenner Aguiar

    Olá,
    Muito bom esse artigo,
    pretendo começar com o hábito de caminhar para a minha saúde
    abraços

    • Olá Brenner,

      Que legal saber que você gostou do artigo e que está mudando os seus hábitos em busca de mais saúde e qualidade de vida. Começar a praticar uma atividade física como a caminhada vai proporcionar a você muitos benefícios. Parabéns pela sua iniciativa. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

  5. Maria Silvina

    Gostei dos benefícios da caminhada para a minha saúde, tais como diminuição do corpo a hipertensão arterial. Quase tudo que vem neste artigo.

    • Olá Maria,

      A caminhada faz muito bem para a saúde de todos nós trazendo vantagens que melhoram nossa qualidade de vida. É uma das atividades físicas mais democráticas que existe, pois, é um movimento natural, não exige habilidade, é barata, e pode ser praticada em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

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