Sedentarismo O Grande Vilão Da Saúde

Você sabe o que é sedentarismo? Ele pode ser definido como a falta ou a insuficiência de atividades físicas capaz de afetar a saúde das pessoas. Considerado uma doença é conhecido atualmente como um grande mal do século.

A falta de esforços físicos não está necessariamente relacionada à ausência de uma prática esportiva. Afinal várias ações da vida cotidiana podem ser classificadas como atividades físicas, como por exemplo, limpar a casa, lavar a roupa, cuidar do jardim entre outros.

A pessoa considerada sedentária gasta poucas calorias com qualquer tipo de atividade física em média menos de 2200 calorias por semana isso contando todos os esforços ocupacionais. Infelizmente o sedentarismo acomete um número muito grandes de pessoas em todo mundo.

Somente no Brasil estima-se que mais de 60% dos brasileiros adultos estão na faixa de classificação como sedentários. E esse problema se torna ainda mais grave quando atinge o público infantil.

Vem aumentando o número de casos de obesidade infantil no país, motivados principalmente pelo crescente uso da tecnologia e de uma alimentação irregular. Por esse motivo as crianças hoje já estão apresentando os mesmos problemas de saúde que antes acometiam somente os adultos.         

Quais As Consequências Do Sedentarismo Para O Corpo?

sedentarismo e as consequências para o corpo

Ao sedentarismo estão associados vários problemas de saúde como a hipertensão, doenças respiratórias, obesidade, colesterol alto, diabetes, infartos e também distúrbios cardíacos. Além dessas ocorrências podemos ainda afirmar que o nosso corpo costuma dar sinais de que está necessitando movimentar-se mais:

  • Sentir fraqueza, dor ou desconforto sem uma causa aparente pode indicar enfraquecimento muscular;
  • As cãibras podem ser sinal de falta de exercícios físicos;
  • Cansar facilmente com atividades simples está relacionado à baixa resistência cardiorrespiratória;
  • Normalmente quem não faz exercícios não está satisfeito com sua aparência;
  • Baixa autoestima, depressão, desânimo e falta de disposição.

O Que Fazer Para Não Ser Sedentário?

Mudar o estilo de vida é uma necessidade primordial para quem deseja deixar de lado o sedentarismo em nome de uma melhor qualidade de vida. Esse é o primeiro passo para combater essa doença.

Para sair dessa condição de sedentário é preciso gastar em média 2200 à 2500 calorias por semana com a prática de qualquer atividade física. É fácil alcançar essa meta basta praticar de 30 a 40 minutos de atividades físicas de 3 a 5 vezes por semana.

Dicas De Atividades Físicas Para Sair Do Sedentarismo

Sair do sedentarismo

Começar devagar como uma caminhada, procurar deixar o elevador de lado e subir os andares pelas escadas, andar mais de bicicleta, deixar o carro e ir a pé para o trabalho, ao supermercado entre outros.

São medidas simples para iniciar a recuperação da saúde e diminuindo os efeitos ligados à inatividade. A saúde só tem agradecer com essa mudança de atitude.

Você também pode iniciar as atividades físicas nas academias fazendo musculação, natação, hidroginástica. São várias as opções, portanto, procure uma que mais lhe agrade e mexa-se, conquiste uma melhora qualidade de vida.

Em nome da boa saúde vale apostar nesse novo estilo de vida, abandonar velhos hábitos e procurar alternativas mais saudáveis para se viver bem e isso inclui naturalmente atividades físicas regulares e uma alimentação equilibrada.

Os exercícios físicos sempre trazem vantagens para uma boa saúde desde que praticados com regularidade e respeitando os limites de cada um. Porém os sentimentos de prazer, alegria, disposição e a sensação de bem estar são imediatos para quem começa a se exercitar.

Faça o teste e comprove todos os benefícios das atividades físicas na sua vida e compartilhe aqui com a gente.

4 Comentários

  1. Nadir Monteiro

    Ótimo artigo, excelentes informações!
    Continue nos ajudando . . . . . . . . . . . PARABÉNS!!!

    • Olá Nadir,

      Sempre procuramos levar informações úteis que possam colaborar para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Muito obrigado pela visita e pelo comentário! É um grande incentivo para o nosso trabalho.

  2. Sônia Ferreira

    Por favor quem assina esse artigo?

    • Olá Sônia,

      Sou eu mesmo que escrevo os artigos publicados no blog Saúde e Esporte. No blog também há textos produzidos por colegas de outros sites parceiros. Nestes casos as autorias dos conteúdos estão identificadas no final dos artigos. Muito obrigado pela visita e também pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.